sexta-feira, 6 de março de 2020

Israel usou aviões civis como 'escudo' para efetuar ataques de mísseis na Síria


Recentemente, dois aviões civis precisaram tomar medidas de desvio depois de serem utilizados como "escudo" por caças israelitas com o objetivo de atacar posições sírias.

A ação fez com que as duas aeronaves civis, um avião comercial e um cargueiro, tomassem as medidas necessárias, devido ao alto risco de serem atingidas em meio ao fogo cruzado.

Aviões militares israelitas estariam tentando lançar mísseis a partir do espaço aéreo israelita visando instalações militares sírias, localizadas nas proximidades de Homs e Quneitra.

Nesta quinta-feira (5), foi publicado um vídeo nas redes sociais mostrando supostos rastros de luz que seriam de baterias antiaéreas em direção a caças israelitas, segundo o portal TRT World.

Momentos antes, houve relatos de um suposto ataque em território sírio. A defesa antiaérea da Síria teria disparado mísseis contra caças israelitas na região.

Após o ataque israelita, teria surgido um avião comercial e um cargueiro civil que precisaram executar manobras de emergência para não serem atingidos.

A ação poderia ter resultado numa tragédia, como a que aconteceu no Irão, quando os militares iranianos, por engano, abateram um boeing da Ukranian Airlines que seguia de Teerão para Kiev. O erro causou a morte de 176 pessoas que estavam a bordo da aeronave.

Esta não seria a primeira vez que Israel utiliza aeronaves como "escudo", já que em 2017, um caça israelita utilizou um avião russo como "escudo" para realizar ataques na Síria.

Sputnik | Imagem: © Indústrias Aeroespaciais de Israel/ Indústrias Militares de Israel

Sem comentários:

Mais lidas da semana