domingo, 15 de março de 2020

O tesouro escondido pelos nazis e encontrado em mina por soldados dos EUA


Em fevereiro de 1945, a ofensiva das tropas aliadas avançava rapidamente pelo território alemão. Àquela altura, o regime nazi estava diante de uma derrota inevitável. E, há 75 anos, o fim da Segunda Guerra Mundial aproximava-se. Mas antes desse desfecho, o Terceiro Reich ainda sofreria mais um baque.

Soldados dos Estados Unidos, que se aproximavam do estado da Turíngia — enquanto o Exército Vermelho da União Soviética fechava o cerco a Berlim pelo leste — fizeram uma surpreendente descoberta: uma mina no vilarejo de Merkers onde os nazis esconderam mais de 100 toneladas de ouro, metais preciosos e obras de arte de valor imensurável.

Os nazis saquearam uma quantidade imensa de ouro e moeda de bancos centrais de países europeus durante o conflito, além de itens valiosos de prisioneiros de campos de concentração. Esses recursos foram usados para comprar materiais para a guerra.


"Uma parte significativa dos valores armazenados na mina de Merkers veio do saque de judeus alemães e europeus, bem como do saque dos territórios ocupados. Grande parte dos objetos de valor roubados dos prisioneiros dos campos de concentração foram escondidos diretamente nos campos", afirma à BBC News Brasil Annemone Christians, pesquisadora do Departamento de História da Universidade Ludwig Maximilians.

"Não se pode dizer com certeza que a maior parte do ouro foi saqueada, mas há indícios de que sim. Um problema ao tentar fazer essas contas é que os alemães frequentemente fundiam ouro saqueado e depois rotulavam-no em barras como se fosse alemão para disfarçar suas origens", completa Greg Bradsher, arquivista sénior da Administração Nacional de Arquivos e Registos dos EUA.

Gabriel BonisDe Berlim para a BBC News Brasil

Leia em BBC Brasil:

Sem comentários:

Mais lidas da semana