quarta-feira, 4 de março de 2020

Portugal | Fisco faz buscas em vários clubes, incluindo F.C. Porto, Benfica e Sporting


A Autoridade Tributária está a realizar buscas, esta quarta-feira (04.03), em vários clubes de futebol, incluindo F. C. Porto, Benfica e Sporting, numa operação relacionada com crimes fiscais.

São cerca de 50 buscas e estão a decorrer em simultâneo em todo o país em clubes e instalações das SAD´s de vários clubes de futebol e também em casa de dirigentes desportivos, confirmou o JN.

A operação visa a recolha de documentos no âmbito da investigação de crimes fiscais relacionados com transferências milionárias de jogadores com indícios de fuga ao fisco. Existem pagamentos de comissões a empresários que os investigadores do Fisco querem "passar a pente fino".

O JN sabe que um dos empresários visados é Jorge Mendes, conhecido como o "super-agente".

As buscas incluem as casas do dirigente do F. C. Porto Pinto da Costa; do presidente do Benfica Luís Filipe Vieira; jogadores de futebol e advogados, nomeadamente Carlos Osório de Castro, que representa Cristiano Ronaldo.

Entre os clubes visados estão ainda o Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Marítimo, Estoril e Portimonense, entre outros.

A operação teve a cooperação e troca de informações com entidades estrangeiras. A investigação tem pelo menos quatro anos.

Alexandre Panda com S.A. | Jornal de Notícias | Imagem: Global Imagens

…E o que é que Rui Pinto sabe sobre isso tudo?

No Jornal de Notícias de Abril de 1919 é mencionado que o Fisco solicitou informações ao Rui Pinto “sobre negócios de Jorge Mendes”, que interessante! Afinal usam o hacker para lhes dar informações mas depois acusam-no de crimes e mantêm-no na prisão. Mais recentemente usaram informações de Rui Pinto para deslindar o Luanda Leaks, sabe-se lá o que mais usaram para recolher informações que contribuíssem para as investigações de vários crimes em vários setores da economia portuguesa e do futebol... 

Porém, Rui Pinto continua acusado de crimes e na prisão. Primeiro é criminoso, mas o critério é usarem as informações dos “crimes” de que o acusam e enjaulam. 

Quer parecer que Rui Pinto obteve na sua atividade “criminosa” informações de gentes das elites políticas e económico-financeiras, do futebol, da elite judicial e outras, que não agrada à muito provável máfia que detém os poderes em Portugal e que por isso é que está silenciado, esses “crimes” estão a custar a Rui Pinto a liberdade… 

Cabe perguntar quem teme os conhecimentos que não convêm ser divulgados por Rui Pinto? Primeiro usam-no e depois acusam-no e encerram-no numa prisão? Tudo não deixa de ser muito estranho.

Também é facto relevante um título no JN, em Março de 2019, que refere que França copiou ficheiros de Rui Pinto por recear que Portugal destruísse provas. Que provas? E porquê o receio de destruição das mesmas? A quem afeta ou viria a afetar? Afetaria parasitas que nas elites criminosas (raramente descobertos) se mantêm a ser os Donos Disto Tudo? Para quando desvendarem esses mistérios?

Leia a notícia muito reduzida no JN do ano passado e a babuja a que se submeteu o Fisco com a solicitação ao “criminoso” Rui Pinto. Note que se surge e mantém-se a pergunta: Quem são os que estão a proteger? À populaça não é, com toda a certeza. Essa paga e não bufa. É roubada e “bico calado”.


Fisco pediu a Rui Pinto informações sobre negócios de Jorge Mendes

Quando Rui Pinto ainda estava em prisão domiciliária em Budapeste, na Hungria, a Autoridade Tributária (AT) tentou estabelecer uma colaboração com o alegado pirata informático.

Queria saber se Rui Pinto tem informações sobre sociedades com sedes em paraísos fiscais ou sobre transferências bancárias em nome de testas de ferro que possam ser úteis para uma investigação em curso envolvendo o mundo do futebol. Um dos alvos é o agente de futebolistas Jorge Mendes, cuja empresa frisa ao JN não ter qualquer problema com o Fisco.


Página Global com Jornal de Notícias

Na imagem intermédia: 
Empresário de futebol Jorge Mendes / Foto Álvaro Isidoro / Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana