sábado, 4 de abril de 2020

EUA | A FEMA está a gastar milhões para proteger as propriedades de Trump


Apesar da escassez crítica de suprimentos de proteção e tratamento de covid-19

Alex Emmons | The Intercept

A Agência Federal de Administração de Emergências (FEMA) forneceu menos de 10% das máscaras N95 solicitadas por autoridades em cinco estados e no Distrito de Colúmbia, de acordo com documentos divulgados quinta-feira pelo Comité de Supervisão da Câmara. A FEMA também disse ao comité que o Estoque Nacional Estratégico tinha apenas 9.500 ventiladores restantes - muito aquém do que provavelmente será necessário para tratar um número crescente de pacientes com coronavírus.

Embora as autoridades federais conheçam a falta há meses, elas não foram sanadas. No entanto, todos os anos desde 2017, o Congresso ordena que a FEMA reserve 41 milhões de dólares de seu orçamento para compensar os custos extraordinários de fornecer segurança às propriedades do presidente Donald Trump. As “Bolsas de Proteção para Auxiliares de Residência Presidencial” foram financiadas mais recentemente pelo Congresso em um pacote de apropriações em dezembro.

De acordo com memorandos publicados em seu site, a FEMA identificou anteriormente propriedades de Trump em Nova York, Nova Jersey e Flórida como "residências qualificadas" e pagou milhões de dólares ao Departamento de Polícia de Nova York e ao Gabinete do Xerife do Condado de Palm Beach, entre outros. O programa de subsídios limita-se ao reembolso de “horas extras operacionais e horas extras de aterro” para aplicação da lei e não pode ser usado para subscrever salários ou adquirir equipamentos policiais.

O programa de doações não compõe grande parte do orçamento anual da FEMA ou de seu fundo de auxílio a desastres, que acabou de receber uma infusão de US $ 45 bilhões da conta de estímulo do mês passado. Mas, no momento em que todo dólar federal conta, alguns questionam se o pagamento para garantir propriedades de Trump é um bom uso dos recursos do governo.


Tyson Slocum, diretor de programa do grupo de advocacia Public Citizen, disse ao The Intercept por telefone que o programa "não parece estar de acordo com os objetivos principais da FEMA" e que ele "tinha uma preocupação financeira por conflito de interesses". O Public Citizen usou recentemente solicitações de registos públicos para mostrar quanto o Serviço Secreto pagou para alugar quartos no clube Mar-a-Lago de Trump, na Flórida.

“Está bem estabelecido que o Presidente Trump gasta uma quantidade excessiva de tempo em suas propriedades, que ele rotineiramente anuncia suas propriedades como parte de seus deveres oficiais, e que ter esse tipo de fundo especial para ajudar a compensar os custos de segurança local é um benefício indireto para a empresa. o presidente ”, disse Slocum. "Permitir reembolsos a esses custos locais de aplicação da lei pode aliviar as empresas de Trump de terem que fornecer segurança extra".

Um ex-funcionário da FEMA que se recusou a ser nomeado por medo de represálias profissionais, disse ao The Intercept que o programa de subsídios de US $ 41 milhões foi criado em 2017 para ajudar a cobrir os enormes custos de segurança nas residências de Trump, embora não esteja claro quem no Congresso manejou o idioma para passar então e em cada ano desde então.

O ex-funcionário apontou que os presidentes anteriores passaram algum tempo em residências particulares - como a casa de férias que  Barack Obama alugou na Martha's Vineyard em 2013, ou o rancho usado por George W. Bush enquanto estava no cargo - mas que não sobrecarregou as agências policiais locais da maneira que as viagens de Trump a suas propriedades têm.

Em 2017, por exemplo, uma carta do NYPD ao Congresso estimou que o departamento custou US $ 24 milhões para fornecer segurança à Trump Tower, a propriedade de Manhattan que serviu como sede de Trump durante o período de transição entre o dia das eleições e sua inauguração.

Um porta-voz da FEMA disse ao The Intercept por e-mail que o dinheiro destinado à segurança nas propriedades de Trump não poderia ser reaproveitado devido ao idioma nas contas de investimento, o que exige que o dinheiro seja usado "exclusivamente" para "atividades de proteção ... direta e comprovadamente associado a qualquer residência do Presidente designada ou identificada como garantida pelo Serviço Secreto dos EUA. ”

A FEMA está "avaliando mudanças nos processos de inscrição e requisitos de concessão" como resultado dos esforços de resposta do governo ao Covid-19, disse o porta-voz.

Desde 2017, as solicitações de orçamento do governo Trump propuseram cortes acentuados nas subvenções de preparação para desastres da FEMA, condenando alguns especialistas que afirmam que são necessários para se preparar para futuros desastres. No ano passado, o governo Trump também recebeu mais de US $ 150 milhões do fundo de ajuda humanitária da FEMA para pagar pela imigração ao longo da fronteira sul.

Imagem: Presidente Donald Trump em sua propriedade Mar-a-Lago em Palm Beach, na Flórida, em 24 de dezembro de 2019. / Foto: Andrew Harnik / AP

Sem comentários:

Mais lidas da semana