Os
conservadores espalham mentiras sobre Karl Marx – ele não foi apenas um
ativista consistente contra a escravidão, mas apoiou os esforços de todos
aqueles que se organizaram para combatê-la.
Kevin
B. Anderson, na Jacobin | Tradução de José Carlos Ruy | em Tornado
O
ano passado marcou o 400º aniversário da chegada dos primeiros africanos
escravizados na Virgínia (EUA). Embora esse evento sombrio esteja sendo
discutido de maneira profunda, poucos autores na grande mídia notam o caráter
particularmente capitalista da forma moderna de escravidão do Novo Mundo: um
tema que atravessa a crítica de Marx ao capital e suas extensas discussões
sobre capitalismo e escravidão.
Marx
não via a escravidão em larga escala de africanos pelos europeus, iniciada no
início do século XVI no Caribe [e no Brasil – Nota da Redação], como uma
repetição da escravidão romana ou árabe, mas como algo novo. Combinou formas
antigas de brutalidade com a forma social essencialmente moderna da produção de
valor. A escravidão, ele escreveu em um rascunho para o Capital, atinge “sua
forma mais odiosa … numa situação de produção capitalista”, na qual “o valor de
troca se torna o elemento determinante da produção”. Isso leva à extensão da
jornada de trabalho além de qualquer limite, literalmente escravizando as
pessoas até a morte.
Seja
na América do Sul, no Caribe ou nas plantações do Sul dos EUA, a escravidão não
era a periferia, mas parte central do capitalismo moderno. Como o jovem Marx
teorizou essa relação, em 1846, em “Miséria da Filosofia”, dois anos antes do
“Manifesto Comunista”:
"A escravidão direta é tanto o pivô sobre o qual o industrialismo atual se volta, como as máquinas, o crédito etc. Sem a escravidão não haveria algodão, sem algodão não haveria indústria moderna. É a escravidão que valoriza as colônias, são as colônias que criaram o comércio mundial e o comércio mundial é a condição necessária para a indústria de máquinas em larga escala. A escravidão é, portanto, uma categoria econômica de suma importância."
Tais
ligações entre capitalismo e escravidão permeiam todo o texto de Marx. Mas ele
também considerou como várias formas de resistência à escravidão poderiam
contribuir para a resistência anticapitalista. Esse foi especialmente o caso
antes e durante a Guerra Civil dos EUA, quando ele apoiou fervorosamente a
causa antiescravidão.
Uma
forma de resistência que Marx considerou foi a dos afro-americanos
escravizados. Por exemplo, ele levou muito a sério o ataque épico de 1859 a um arsenal no
Harper’s Ferry por militantes antiescravistas, negros e brancos, sob o comando
do abolicionista radical John Brown. Embora o ataque tenha falhado em
desencadear a insurreição de escravos que os militantes esperavam, Marx
concordou com outros abolicionistas de que se tratava de um evento importante,
após o qual não haveria retorno. Mas acrescentou uma comparação internacional,
aos camponeses russos e uma ênfase na autoatividade dos afro-americanos
escravizados, em seu potencial contínuo de insurreição em massa:
"A meu ver, a coisa mais importante que está acontecendo no mundo hoje é, por um lado, o movimento entre os escravos na América, iniciado pela morte de Brown, e o movimento entre os servos na Rússia, por outro… acabei de ver no Tribune [New York Daily] que houve uma nova revolta de escravos no Missouri, naturalmente reprimida. Mas o sinal já foi dado.”
Nesse
momento, Marx parecia perceber a insurreição de escravos em massa como a chave
para a abolição, e talvez algo mais em termos de desafiar a própria ordem
capitalista. Logo depois, quando o Sul se separou e a Guerra Civil estourou,
ele voltou seu apoio à causa do Norte, embora com ataques fortes a Lincoln por
sua hesitação inicial em defender, e muito menos em aprovar, a abolição da
escravidão ou o alistamento de negros.
Durante
a guerra, surgiu uma segunda forma de resistência ao capitalismo e à
escravidão, não nos EUA, mas na Grã-Bretanha. Enquanto as classes dominantes da
Inglaterra ridicularizavam os EUA como uma experiência fracassada de governo
republicano e até atacaram Lincoln plebeu como rude, as classes trabalhadoras
britânicas viram as coisas de maneira diferente – viam os EUA como a forma mais
ampla de democracia que existia na época, especialmente depois que o Norte se
comprometeu com a abolição.
Como
Marx relatou em vários artigos, as reuniões organizadas pelos trabalhadores
britânicos ajudaram a bloquear as tentativas do governo de intervir a favor do
Sul. Num exemplo magnífico do internacionalismo proletário, os trabalhadores
britânicos rejeitaram as tentativas de vários políticos de fomentar a
animosidade em relação ao Norte com base no fato de que os bloqueios da União
haviam reduzido o fornecimento de algodão, criando assim um desemprego em massa
entre os trabalhadores têxteis de Lancashire. Como Marx entoou em um artigo de
1862, para o New York Tribune:
"Quando grande parte da classe trabalhadora britânica sofre direta e severamente sob as consequências do bloqueio do Sul; quando outra parte é indiretamente ferida pelo corte do comércio americano, devido, como é dito, à egoísta ‘política de proteção’ dos republicanos [dos EUA]… nessas circunstâncias, a justiça simples exige uma homenagem à boa atitude das classes trabalhadoras britânicas, mais ainda quando contrastadas com a conduta hipócrita, intimidadora, covarde e estúpida do oficial e próspero John Bull."
Em
1864, a
I Internacional havia sido formada, com muitos de seus primeiros ativistas
selecionados dentre os organizadores de reuniões antiescravagistas. Nesse
sentido, um movimento antiescravidão da classe trabalhadora ajudou a formar a
maior organização socialista que Marx liderou durante sua vida.
Depois
que a guerra terminou, a Reconstrução Radical estava em pauta nos EUA,
incluindo a perspectiva de dividir as antigas plantações onde pessoas eram
escravizadas em favor de doações de quarenta acres e uma mula para pessoas
anteriormente escravizadas. No prefácio de 1867 a “O Capital”, Marx
comemorou esses desenvolvimentos: “Após a abolição da escravidão, uma
transformação radical nas relações existentes de capital e propriedade
fundiária está em pauta.” Não
era para ser, pois a medida foi bloqueada por forças moderadas no Congresso dos
EUA.
Após
a Guerra Civil, Marx discutiu uma terceira forma de resistência ao capitalismo
e à escravidão, mas também ao racismo, novamente dentro dos Estados Unidos. Na
opinião dele, séculos de trabalho escravo negro, juntamente com trabalho branco
formalmente livre, criaram enormes divisões entre os trabalhadores, urbanos e
rurais. A Guerra Civil varreu parte da base econômica dessas divisões, criando
novas possibilidades. Novamente em “O Capital”, ele discutiu essas
possibilidades com evidente prazer, também escrevendo sua linha mais notável
sobre a dialética de raça e classe, aqui em itálico:
"Nos EUA, todo movimento de trabalhadores independentes ficou paralisado enquanto a escravidão desfigurou uma parte da República. O trabalho de parto em uma pele branca não pode emancipar-se onde é marcado em uma pele negra. No entanto, uma nova vida surgiu imediatamente da morte da escravidão. O primeiro fruto da Guerra Civil Americana foi a agitação pela jornada de oito horas, que ia do Atlântico ao Pacífico, da Nova Inglaterra à Califórnia, com as botas de sete léguas de uma locomotiva. O Congresso Geral do Trabalho, realizado em Baltimore em agosto de 1866, declarou: ‘A primeira e grande necessidade do presente, de libertar o trabalho deste país da escravidão capitalista, é a aprovação de uma lei pela qual oito horas serão o dia útil normal em todos os estados da União Americana. Estamos decididos a dar toda a nossa força até que este resultado glorioso seja alcançado."
Certamente,
os líderes sindicais de 1866 estavam dispostos a atingir o capitalismo
diretamente, algo que depois não foi visto com muita frequência nos EUA. No
entanto, o sonho de Marx de solidariedade de classe entre raças não foi
alcançado naquele momento, devido à relutância em incluir os trabalhadores
negros como membros de pleno direito dos sindicatos brancos. O tipo de
solidariedade inter-racial que Marx vislumbrou surgiu algumas vezes desde então
em larga escala, principalmente nas unidades de sindicalização em massa da
década de 1930.
Quatrocentos
anos após a chegada dos africanos escravizados na Virgínia, os afro-americanos
continuam a experimentar o legado da escravidão em condições de encarceramento
em massa, racismo institucionalizado em moradias e empregos e uma crescente
diferença de riqueza.
Ao
mesmo tempo, somos confrontados com a administração antitrabalhista mais
reacionária da nossa história, uma administração que fomenta e se alimenta do
mais sujo racismo e misoginia para obter apoio entre setores da classe média e
mesmo da classe trabalhadora. Sob esse prisma, a declaração de Marx, “o
trabalho em pele branca não pode emancipar-se onde é oprimido em pele negra”,
continua sendo um lema que é tão relevante hoje como era há 150 anos.
Kevin B. Anderson | Texto em português do Brasil, com
tradução de José Carlos Ruy
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