terça-feira, 11 de agosto de 2020

Moçambique | Novo ataque a autocarro no centro do país faz um morto


Uma criança morreu e outras três pessoas ficaram feridas com gravidade, na sexta-feira (07.08), em mais um ataque contra um autocarro junto à Estrada Nacional 1, desta vez na zona de Mutamira.

Um autocarro da transportadora Etrago terá sido alvejado por vários tiros cerca das 06:00 locais de sexta-feira (07.08), poucos minutos depois de ter deixado Muxúnguè, no distrito de Chibabava, onde tinha ficado durante a noite devido à insegurança que afeta a região desde agosto do ano passado.

"Só ouvimos tiros, que atingiram a criança que morreu. Também três adultos ficaram feridos e foram depois socorridos para o hospital rural de Muxúnguè", contou, este sábado (08.08), à Lusa Joaquim Timóteo, que viajava no autocarro.

O autocarro, que fazia o trajeto Maputo - Nampula, continuou viagem depois de os passageiros feridos terem sido socorridos no hospital rural de Muxúnguè, explicou a fonte.

O ataque ocorreu numa zona sem histórico de emboscadas a viaturas, mas não muito distante de Mutindiri, área junto da principal estrada moçambicana que regista frequentemente incursões armadas.

Vários moradores locais contaram à Lusa que ficaram assustados com os disparos contra o autocarro, o que terá levado algumas famílias a deixarem as suas casas em busca de novos lugares seguros.

"Depois dos tiros vi o autocarro parado na estrada e fiquei com medo", contou à Lusa Jemusse Macande, um morador.

"Os contornos destes ataques deixam-nos preocupados. Estamos a viver com medo", acrescentou Filipe Muchanga, outro morador, que já contabilizou, pelo menos, três ataques naquele troço.

Deutsche Welle | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana