terça-feira, 4 de agosto de 2020

Portugal | No país sem racismo

No país onde racismo não existe profanam-se estátuas? 

Rui Rio arrumou definitivamente o assunto afirmando que não existe racismo em Portugal. Aliás, nem se percebe a razão que terá levado tanta gente, apesar da pandemia, a ousar sair para a rua. Se não há racismo, como o líder do maior partido da oposição afirma, o que estava toda aquela gente a fazer nas ruas?

A estátua do Padre Vieira foi profanada. A tal, erigida em 2017, e que mostra o Padre Vieira, enorme, com pequenos índios a seus pés. Caiu o Carmo e a Trindade precisamente no país onde não há racismo.

Não creio que a profanação de estátuas seja o caminho para o que quer que seja. Defendo que em democracia o diálogo é tudo. Prefiro a troca de ideias a estátuas profanadas. E ainda assim compreendo o que está subjacente a algumas atitudes rapidamente apelidadas de "vandalismo". 

O que sei é precisamente aquilo que Rui Rio não sabe, ou não quer saber: existe racismo em Portugal; não discutimos de forma aberta o nosso passado e quando o fazemos preferimos as cores mais bonitas para o ilustrar, deixando de lado temas que objectivamente poucos querem discutir; nada se fará de construtivo enquanto se negar esse passado e um presente onde o racismo indiscutivelmente deixa as suas indeléveis marcas.

Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana