quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Apoio dos escoceses à independência atinge nível recorde de 58%

A sondagem, realizada entre 2 e 9 de outubro junto de 1.045 escoceses, mostra ainda que o partido da primeira-ministra Nicola Sturgeon (SNP), beneficia de um apoio "muito forte" do público

apoio dos escoceses à independência atingiu um nível sem precedentes, com 58% da população favorável à saída da região do Reino Unido, indica uma sondagem publicada quarta-feira pelo Instituto Ipsos Mori.

A sondagem, realizada entre 2 e 9 de outubro junto de 1.045 escoceses, mostra ainda que o partido da primeira-ministra Nicola Sturgeon (SNP), beneficia de um apoio "muito forte" do público, com 72% de satisfeitos com a gestão da epidemia provocada pelo novo coronavírus.

"Se o SNP obtém a maioria nas eleições locais em maio do próximo ano, a nossa sondagem sugere que haverá uma pressão pública importante para que o governo central britânico transfira para o parlamento escocês os poderes necessários para organizar um segundo referendo sobre a independência", da região, comentou Emily Gray, diretora geral do Ipsos Mori Escócia.

Em 2014 foi realizado um referendo, e 55% dos escoceses tinham preferido manter-se no seio do Reino Unido.

Desde então, o governo central impediu os escoceses de fazer novo escrutínio, argumentando que o voto deveria acontecer "uma vez por geração".

Nicola Sturgeon prometeu fixar a data das eleições locais e de um segundo referendo, sustentando que o Brexit mudou as circunstâncias da população, já que aquela província tinha votado massivamente contra a saída do Reino Unido da União Europeia.

Expresso | Lusa | Imagem: Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana