#Publicado em português do Brasil
Um oficial da Agência Central de Inteligência dos EUA, CIA, foi morto em combate na Somália, noticiou o New York Times em 25 de novembro, citando ex e atuais funcionários americanos.
De acordo com o jornal, as autoridades não disseram se o agente foi morto durante uma operação antiterrorismo ou em consequência de um ataque inimigo.
O oficial, cuja identidade não foi revelada, era membro do Centro de Atividades Especiais, divisão paramilitar da CIA, e ex-membro da equipe SEAL 6 da Marinha dos Estados Unidos.
As forças dos EUA têm apoiado o Exército Nacional da Somália há anos em um impasse com a Al-Shabaab, uma afiliada da Al-Qaeda. As forças estão realizando ataques aéreos, assaltos terrestres e treinando forças somalis.
O Al-Shabaab, que atua principalmente na parte sul da Somália, tem entre 5.000 e 10.000 combatentes, de acordo com estimativas do Comando Africano dos EUA.
Em setembro, a Al-Shabaab atacou
as forças dos EUA e da Somália
Washington está fazendo planos para retirar mais de 600 soldados da Somália em um futuro próximo. Presidente Donald Trump pode tomar uma decisão sobre isso antes de deixar o cargo no dia 20 de janeiro.
Nota PG: Al-Shabaab é a força terrorista que opera no norte de Moçambique e já causou centenas de mortes às populações moçambicanas, assim como a destruição de infraestruturas e decapitações de dezenas de habitantes das localidades atacadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário