quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Oficial da CIA morto em combate na Somália

#Publicado em português do Brasil

Um oficial da Agência Central de Inteligência dos EUA, CIA, foi morto em combate na Somália, noticiou o New York Times em 25 de novembro, citando ex e atuais funcionários americanos.

De acordo com o jornal, as autoridades não disseram se o agente foi morto durante uma operação antiterrorismo ou em consequência de um ataque inimigo.

O oficial, cuja identidade não foi revelada, era membro do Centro de Atividades Especiais, divisão paramilitar da CIA, e ex-membro da equipe SEAL 6 da Marinha dos Estados Unidos.

As forças dos EUA têm apoiado o Exército Nacional da Somália há anos em um impasse com a Al-Shabaab, uma afiliada da Al-Qaeda. As forças estão realizando ataques aéreos, assaltos terrestres e treinando forças somalis.

O Al-Shabaab, que atua principalmente na parte sul da Somália, tem entre 5.000 e 10.000 combatentes, de acordo com estimativas do Comando Africano dos EUA.

Em setembro, a Al-Shabaab atacou as forças dos EUA e da Somália em Jana Cabdalle com um dispositivo explosivo improvisado transportado por um veículo e morteiros. Um militar dos Estados Unidos ficou ferido no ataque.

Washington está fazendo planos para retirar mais de 600 soldados da Somália em um futuro próximo. Presidente Donald Trump pode tomar uma decisão sobre isso antes de deixar o cargo no dia 20 de janeiro.

South Front

Nota PG: Al-Shabaab é a força terrorista que opera no norte de Moçambique e já causou centenas de mortes às populações moçambicanas, assim como a destruição de infraestruturas e decapitações de dezenas de habitantes das localidades atacadas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana