domingo, 15 de novembro de 2020

Portugal | Enfermeira infetada obrigada a trabalhar dez dias em lar de Ourém

Profissional de saúde lançou um pedido de ajuda nas redes sociais e já se encontra em casa.

Uma enfermeira infetada com o novo coronavírus denunciou este sábado, nas redes sociais, o facto de estar a trabalhar num lar de idosos, em Ourém. O pedido de ajuda publicado num grupo de enfermeiros do Facebook gerou indignação e chegou à Bastonária, Ana Rita Cavaco. 

Susana Poeta conta na publicação que foram realizados, no início do mês, testes aos utentes e profissionais da instituição, cujo resultado se revelou positivo. Apesar disso, manteve-se a trabalhar durante 10 dias.

"Acabei de realizar o teste hoje [dia 14] (...) a colega disse-me que caso o teste seja novamente positivo terei de ficar mais dez dias na instituição sem poder sair, como estou a fazer desde o dia 4 de novembro. Neste momento estou exausta, sou a única enfermeira, trabalhei todos os dias", relatou a profissional de saúde, sublinhando que sempre esteve assintomática, mas que ao longo dos últimos dez vigiou os sintomas dos utentes infetados dia e noite. "Há dez dias que mal durmo", queixou-se. 

"Serei obrigada a permanecer mais dez dias na instituição? Estou a cuidar de pessoas, e quem cuida de mim?", perguntou Susana Poeta. 

Indignada com a situação, Ana Rita Cavaco deixou este sábado "um pequeno aviso"  à delegada de saúde da zona e ao lar residência Sénior Geração de Elite em Ourém: "Ou deixam sair de imediato esta Enfermeira, cumprindo a norma da DGS que é muito clara, positivos não trabalham, ou terão uma queixa crime por sequestro".

"Mandem avançar as brigadas de intervenção rápida e deixem-se de parvoíces. Estamos fartos de incompetentes e lacaios! No meio de uma pandemia não há tempo para parvoíces, quem não sabe fazer encosta à box e deixa trabalhar quem sabe", acrescentou. 

Mais tarde, a Bastonária agradeceu o apoio demonstrado nas redes sociais, informando que a enfermeira Susana já se encontrava em casa. 

Portugal contabiliza pelo menos 3.305 mortos associados à covid-19 em 211.266 casos confirmados de infeção, segundo o boletim divulgado no sábado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Notícias ao Minuto | Imagem: © Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana