sábado, 13 de março de 2021

Portugal dos Pequeninos

Em ronda contida sobre o que se pode saber acerca da política e outros “arredondamentos” em Portugal demos a volta à informação disponível em alguns órgãos de comunicação social costumeiros. Mesmo aqui, no PG, por completo, dispusemos dois títulos de teor sobre Marcelo Rebelo de Sousa, o PR. 

Sobre as tricas que jornalistas e outros interessados constroem para distrair os plebeus, vimos que muita palha os desinformadores-prestigiadores da informação apostaram em criar em provável desacordo entre Marcelo e Costa no que diz respeito ao desconfinamento gota a gota – esperemos que as gotas não se descontrolem e aconteça transbordos, cheias e enxurradas.

A construção de desentendimentos entre Costa e Marcelo parece que se espalma como pudim flan de demasiado leite – ao ponto de ficar pronto a beber. Isso mesmo podemos ler, dito por Louça, em "Presidente quis dizer que não gostou de não conhecer detalhes do plano" . Alguns artistas da informação dramatizaram eventuais discordâncias. Entraram no exagero com vista ao alarme, como sempre fazem no jornalismo de caca e/ou mercenário que pelo mundo inteiro abunda.

Sobre as explicações, vem Marcelo mostrar, sem drama, que há opiniões que divergem mas que isso não dá direito a serem interpretadas como “uma guerra”. Leia no PG o que esclareceu o PR no título "É muito provável" a renovação de Emergência a partir de 1 de Abril. Um e outro exto foram divulgados pela Lusa, tendo o PG tomado por veículo informativo e de esclarecimento o Notícias ao Minuto – que muito expõe para se ler sobre o noticiário nacional e internacional.

Apesar de sementes de “guerra” entre Marcelo e Costa, entre o PR e o governo, não se vislumbra que o caso vá para além de uma discordância no “aliviar” das medidas de confinamento e emergência

É muito provável que esse “alívio” sucumba caso a situação se complique e seja constatado que aumentam os casos de contágio, de mortes e outros. Se assim acontecer é sensato e é o recomendável. Mas daí a “uma guerra” entre PR e governo… Senhores, vão-se catar e deixem-se de tricas que só baralham e causam insegurança nos que acreditam em especulações que certos e incertos profissionais da informação e analistas preferem no seu péssimo e prejudicial jornalismo. Essa estirpe da informação não existe só de agora, sempre existiu, mas é facto que atualmente está muito mais descarada, propagada e prejudicial.

Outros títulos

Cavaco doa à Presidência documentos da atividade como primeiro-ministro -- Decerto que podemos adivinhar que os “truques” BPN, Oliveira e Costa, Manuel Dias Loureiro – p.ex. - e outros dos tempos áureos daquilo que foi classificado por “seita laranja” não constam da doação. E depois vem Cavaco falar na atualidade de “democracia amordaçada”, a destilar ressabiamento próprio de múmias da política passada que gostariam de se fazer perdurar no tempo, nos poderes e nas políticas opacas, de grupelhos tantas vezes prejudiciais para o país.

Nuno Graciano é o candidato do Chega! à Câmara de Lisboa -- Sem novidade. Jamais outro partido político o convidaria para tal desempenho. A adaptabilidade ao protofascismo talvez seja a única saída para agarrar um tacho.

BdP sabia que BNA comprava obrigações do GES no Dubai, diz Bloco – O Banco de Portugal sabia? Oh, o Bdp… Pois. Ora, ora, o Banco de Portugal…

PS junta-se à direita e PAN e trava reposição de freguesias – Pois claro. Que se lixe haver freguesias monstruosas que não dão conta do recado e que deixam os moradores a rezingarem de descontentamento pelo descalabro de certas e incertas Juntas de Freguesia distantes e alheadas dos problemas existentes em zonas periféricas praticamente abandonadas. É o deixa andar luso, à moda do nefasto salazarismo.

Comunistas, Verdes, Chega e liberais contra 13.º estado de emergência – Contra? Porquê? Dir-se-ia: “vamos lá matar mais idosos”? Que são os que mais se finam através do contágio de covid-19? Que amálgama. Esquerda e direita em sintonia? Hem?

BE, CDS-PP e PAN querem desconfinamento gradual e insistem na testagem – do mal o menos

Maioria de vistos gold "aumentou especulação imobiliária" – Era sabido. O que é que se esperava?

"Estou muito convencido de que vamos conseguir ganhar" a Câmara de Lisboa – Lisboa com Moedas até vai  ficar confundida por ver as notas todas a voarem para outras paragens. Moedas, pediam os arrumadores de ocasião na cidade nos estacionamentos, mas esses era da pobreza… Como Lisboa vai ficar, sem notas e com Moedas.

Muito mais há para ler e ficar a saber no Notícias ao Minuto ou noutros órgão de comunicação social. Leia e pense. Porque conforme tudo que luz não é ouro também tudo que é classificado como informativo não o é, sendo que muita vez é desinformativo, é manipulação da opinião publica… Pois.

Assim, sobre o que ler, pense bem. Não se deixe enganar e dê desconto aos convenientes exageros para alguns. Já que existe use a mioleira, não se limite simplesmente a assistir, sem intervir, sem agir neste Portugal Pequenino.

Redação PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana