quinta-feira, 22 de abril de 2021

ALERTA PRECOCE PARA ANGOLA

 

01- A época do cacimbo está à porta e com ela, na ânsia de melhor preparar as terras de cultivo, os camponeses angolanos irão, de acordo com os preceitos tradicionais inerentes às culturas antropologicamente sedentárias, capinar e fazer queimadas.

Nos anos anteriores as queimadas não mereceram a devida atenção, pois todas elas deverão apenas ser realizadas obedecendo a regras do mais estrito localização e controlo, a fim de impedir a expansão dos fogos e evitando as grandes proporções que fogem ao potencial controlo humano e ás suas diminutas capacidades de resposta reactiva em termos de enfrentamento!

As medidas proactivas de amplo espectro que se recomendam obrigam a campanhas mediáticas a desencadear desde já, com mensagens pedagógicas e educativas extensivas, com a colaboração de especialistas nas cadeias de rádio e de televisão do país, antes da partida de quaisquer grupos municipais e comunais de fiscalização para o terreno!

Com o crescimento da população, a sua disseminação por cada vez mais comunidades por todo o espaço nacional e os fenómenos que caracterizam o aquecimento global, há pois a premente necessidade de se lançar um ALERTA PRECOCE, de forma a preparar as campanhas contra as queimadas avulsas e de impossível controlo!

02- O Laboratório Angolano de Observação da Terra (LAOT), publicou recentemente na sua página do Facebook, (https://www.facebook.com/LaboratorioAngolanodeObservacaodaTerra) imagens-síntese que ilustram cientificamente a progressão da aridez no espaço físico-geográfico de Angola, que de oeste para leste, já se está a disseminar pelo planalto (inclusive nos corredores do médio Cuanza) e a começar a atingir a REGIÃO CENTRAL DAS GRANDES NASCENTES!

O ALERTA PRECOCE abrange essa preocupação, tendo em conta que é em torno do MARCO GEODÉSICO DE CAMACUPA, centro físico-geográfico do país, que deve ser considerado um círculo com um raio de 300km demarcando a região onde se encontram as nascentes dos principais rios que formam a rosa-dos-rios do quadrilátero territorial angolano e seu ambiente vital único! (https://paginaglobal.blogspot.com/2021/02/pela-vida-e-desenvolvimento-sustentavel.html)

A visão do ALERTA PRECOCE obriga efectivamente à necessidade do estudo investigativo-científico, à necessidade de adequada gestão programada e à necessidade de protecção dos lençóis de água subterrânea, simultaneamente dos cursos dos rios e da própria atmosfera (os circuitos de humidade determinantes dos ambientes de toda essa imensa região)!

Uma vez mais é recomendável colocar de lado a visão elitista-utilitarista da natureza em Angola a fim de se começar a estudar com contínua investigação e ciência, a REGIÃO CENTRAL DAS GRANDES NASCENTES e a partir dela a disseminação das águas para as diversas bacias, de modo a que isso se torne a base de conhecimento garante de SEGURANÇA VITAL, assim como reconhecida base da tão necessária GEOESTRATÉGIA PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (tendo em conta a origem e a proliferação da água interior) indispensável enquanto garante de qualidade de vida para as presentes e futuras gerações a muito longo prazo e indispensável para a formulação duma substantiva CULTURA DE INTELIGÊNCIA PATRIÓTICA! (https://paginaglobal.blogspot.com/2016/01/geoestrategia-para-um-desenvolvimento.html)

Martinho Júnior -- Luanda, 21 de Abril de 2021.

Links sobre o tema UMA LUT SOBRE BRASAS:

UMA LUTA SOBRE BRASAS – I – https://paginaglobal.blogspot.com/2019/05/uma-luta-sobre-brasas-i-martinho-junior.html;

UMA LUTA SOBRE BRASAS – II – https://paginaglobal.blogspot.com/2019/05/uma-luta-sobre-brasas-ii-martinho-junior.html;

UMA LUTA SOBRE BRASAS – III – https://paginaglobal.blogspot.com/2019/05/uma-luta-sobre-brasas-iii.html;

UMA LUTA SOBRE BRASAS – IV – https://paginaglobal.blogspot.com/2019/05/uma-luta-sobre-brasas-iv-martinho-junior.html;

UMA LUTA SOBRE BRASAS – V – https://paginaglobal.blogspot.com/2019/06/uma-luta-sobre-brasas-v-martinho-junior.html;

UMA LUTA SOBRE BRASAS – VI – https://paginaglobal.blogspot.com/2019/08/uma-luta-sobre-brasas-vi-martinho-junior.html.

Imagens:

01- Pintura artesanal duma queimada em Angola, com foto recolhida junto à exposição de artesanato junto ao Museu da Escravatura a sul de Luanda, no dia   ;

02- Ilustração do LAOT sobre a extensão da aridez em Angola.

JUNTO O TEXTO DO LAOT QUE ACOMPANHOU AS IMAGENS SOBRE A EXTENSÃO DA ARIDEZ EM ANGOLA

PRODUCTOS SATELITAIS PROCESSADOS PELO LAOT PARA AVALIAÇÃO DO CULTIVO AGRÍCOLA EM ANGOLA

AGROMETEOROLOGIA POR SATÉLITE: Monitoramento de culturas

Para tal avaliação, utilizou-se como base dados de Temperatura da Superfície Terrestre (LST), reflectâncias no vermelho e infravermelho próximo (NDVI), Precipitação do CHIRP e Humidade do solo (Soil Moisture).

Desta forma, foi possível gerar o Índice de Saúde da Vegetação (Vegetation Health Index -VHI), validado com os resultados globais da NASA, possibilitado pelo cálculo do Índice das Condicões de Vegetação (VCI) e o índice das Condições de Temperatura (TCI) por meio do VHI. O VHI é um índice aproximado sobre o estado de saúde da vegetação ou uma estimativa de combinação das condições de humidade e temperatura.

Assim, se o VHI estiver abaixo de 40, indica diferentes níveis de estresse da vegetação, perdas de safra e produção de pastagens; como é o caso das províncias do Cunene, parte do Namibe e  Huila.   Se o VHI estiver acima de 60 (condições favoráveis) pode ser esperada produção abundante (Caso das área em verde e azul); com destaque à província de Cuando Cubango, onde valores acima de 70 são observados.

A Humidade do solo desempenha um papel importante no monitoramento agrícola, gestão do abastecimento de água e outras actividades de recursos naturais. As observações da Humidade do solo podem alertar sobre as condições iminentes de seca ou inundação. A avaliação do Estresse de Humidade é baseada nos índices VHI, VCI e TCI.  Considera-se 'Excepcional' se os índices estiverem entre 0 e 5 (nível 3); 'Extremo' se forem 6-15 (nível 2); 'Grave' 16-25 (nível 1); 'Moderado' 26-35 (nível 0); 'Condição anormalmente seca' 35-40.

Para as áreas sem vegetação (deserto, altas montanhas, etc.), os índices exibidos caracterizam as condições da superfície.

O LAOT estará disponibilizando estes productos mensalmente para os nossos agricultores, desde os de pequeno, médio ao grande porte.

Estamos disponíveis para dúvidas, consultas ou esclarecimentos.

Equipa LAOT

Sem comentários:

Mais lidas da semana