quinta-feira, 22 de abril de 2021

Comemora-se hoje o DIA DA TERRA

Neste Dia da Terra, 22 de Abril, a ZERO, Associação Sistema Terrestre Sustentável,  convidou, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a responder a três questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável às escalas nacional e mundial, com as prioridades ambientais da sua agenda neste segundo mandato, e ainda com a forma como a sua actuação pode ajudar a integrar preocupações como alcançar a neutralidade climática, promover uma floresta biodiversa, multifuncional e resiliente, ou desenvolver uma economia circular, nas políticas nacionais, de forma transversal, intergeracional e mais resistente aos ciclos políticos. As respostas vão ser transmitidas na Rubrica “Meia-hora de Bom Ambiente”, às 21.30h no Facebook da ZERO.

O Dia da Terra celebra-se desde 1970, tendo tido a sua origem numa iniciativa do Senador americano Gaylord Nelson que mobilizou na altura as universidades dos Estados Unidos num alerta para os problemas ambientais que já se faziam sentir.

Em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 22 de Abril como o Dia Internacional da Mãe Terra, através da adopção de uma resolução específica. O dia reconhece a Terra e seus ecossistemas como o lar comum da humanidade e a necessidade de protegê-la para melhorar a subsistência das pessoas, combater as alterações climáticas e impedir a colapso da biodiversidade. O tema seleccionado pelas Nações Unidas para 2021 é “Restaurar a nossa Terra”.

A Planicie

Sem comentários:

Mais lidas da semana