terça-feira, 27 de julho de 2021

Covid-19 no país das olimpíadas e em países da Ásia

# Publicado em português do Brasil

Tóquio atinge recorde de casos diários e busca mais leitos hospitalares

As 2.848 infecções diárias por coronavírus em Tóquio na terça-feira foram as maiores da cidade-sede olímpica desde o início da pandemia, disseram as autoridades, enquanto a mídia noticiava que as autoridades pediram aos hospitais que preparassem mais leitos para os pacientes.

O Japão evitou os surtos devastadores sofridos por outras nações como Índia , Indonésia e Estados Unidos, mas a quinta onda da pandemia alimentada pela variante Delta está pressionando os hospitais de Tóquio.

No domingo, 20,8% dos 12.635 pacientes da capital japonesa com Covid haviam sido hospitalizados. Um painel consultivo do governo vê taxas de menos de 25% como um gatilho para considerar a imposição de um estado de emergência.

Tóquio já declarou o quarto estado de emergência neste mês, que deve durar até depois das Olimpíadas, e o Japão tomou a decisão sem precedentes de realizar os Jogos, adiados desde o ano passado pela pandemia, sem espectadores para conter sua disseminação.

À medida que os hospitais admitem mais pacientes, Tóquio pretende aumentar o número de leitos para 6.406 no início do próximo mês, ante 5.967 agora, disse a emissora TBS.

Os hospitais deveriam tentar adiar a cirurgia planejada e reduzir outros tratamentos, disse a emissora, citando um aviso às instituições médicas das autoridades municipais.

Especialistas em saúde alertaram que fatores sazonais, maior mobilidade e a disseminação de variantes levariam a uma recuperação nas infecções neste verão.

Embora as vacinações aumentem a proteção para os cidadãos mais velhos com maior probabilidade de necessitar de cuidados de emergência, apenas 36% da população recebeu pelo menos uma dose, mostra um rastreador de vacinação da Reuters .

O impulso da inoculação diminuiu recentemente em meio a obstáculos logísticos, depois de ter ganhado força no mês passado de um início lento.

Muitos japoneses queriam que os Jogos fossem adiados novamente ou cancelados, temendo que o influxo de atletas e oficiais pudesse impulsionar o aumento.

Apesar das rígidas regras de quarentena, surgiram 155 casos envolvendo atletas e outros.

Um rígido “manual” de regras para evitar o contágio requer testes de vírus frequentes, movimentos restritos e o uso de máscaras na maioria das situações.

As cheias em Mianmar deslocaram centenas de pessoas, diminuindo os esforços para combater um surto de coronavírus em rápido crescimento em meio ao caos que se seguiu ao golpe militar no país, disseram residentes à Reuters na terça-feira.

Fortes chuvas de fim de semana nos estados do sul causaram inundações em várias cidades, forçando os profissionais de saúde a transportar pacientes com Covid-19 para áreas secas em ruas e becos encharcados.

“Centenas de casas estão submersas na água e apenas seus telhados podem ser vistos”, disse Pyae Sone, uma assistente social da cidade de Hlaingbwe, no estado de Kayin, por telefone, acrescentando que a água começou a subir na segunda-feira.

“Covid está se espalhando pela cidade. Há tantas pessoas que perderam o olfato e muitas que estão doentes que não está claro se é Covid ou gripe sazonal. Mas agora as pessoas não podem ficar em casa ou se reunir em abrigos, então a propagação pode ser séria. ”

Grupos de voluntários e profissionais da área médica conduziram pacientes acamados, ainda ligados a tanques de oxigênio, em águas turvas da enchente na cidade de Myawaddy em Kayin, mostram fotos do Facebook publicadas pelo grupo de mídia Karen Information Center (KIC).

Cerca de 500 áreas residenciais ao longo da fronteira com a Tailândia foram afetadas, deslocando centenas de pessoas, disse o grupo.

Bo Bo Win, chefe de uma instituição de caridade na cidade de Mawlamyine, a 120 km de distância, disse que pelo menos outras 500 pessoas também sofreram com as enchentes anuais. “A enchente deste ano não é tão ruim quanto a que experimentamos em 2019, mas estamos no meio de uma pandemia”, disseram eles.

As infecções em Mianmar aumentaram desde junho, com 4.630 casos e 396 mortes registradas na segunda-feira. Os serviços médicos e funerários aumentaram muito o número de vítimas, em um surto também relacionado a dezenas de novos casos na província de Yunnan, na fronteira com a China .

Irritados com o apoio dos médicos aos protestos anti-junta, os militares de Mianmar também prenderam vários médicos que tratavam pacientes com Covid de forma independente.

Os militares têm lutado para manter o controle desde que assumiram o poder em um golpe de fevereiro que desencadeou protestos em todo o país, greves e combates em várias frentes nas regiões de fronteira, enquanto civis pegavam em armas contra a junta.

As Filipinas registraram 7.186 novos casos de coronavírus na terça-feira, o maior aumento em um único dia em mais de seis semanas, e outras 72 mortes, informou o ministério da saúde do país.

O presidente Rodrigo Duterte alertou na segunda-feira sobre restrições ao vírus mais rígidas se o surto atual piorar. De acordo com um grupo de pesquisa, os casos diários podem atingir de 8 a 10.000 infecções por dia sem contramedidas mais fortes para conter a variante Delta, mais contagiosa.

Imagem: Um homem usando uma máscara protetora passa pela tela de um jornal relatando os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Fotografia: Kim Kyung-Hoon / Reuters

The Guardian

Sem comentários:

Mais lidas da semana