segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Portugal | Requiem por uma máscara

Bom dia este é o seu Expresso Curto

Requiem por uma máscara

Pedro Candeias | Expresso

Por vezes, a esperança chega numa segunda-feira tempestuosa, de relâmpagos, trovões e ventos e chuvadas fortes como esta: hoje, 13 de setembro de 2021, é o dia em que o uso de máscara deixa de ser obrigatório na via pública, mesmo nas circunstâncias em que a distância de segurança não está garantida.

Não é o grande salto em frente rumo à “libertação total da sociedade” anunciado por António Costa em junho, mas antes um passinho semântico, simbólico e cuidadoso; as memórias dolorosas provocadas pela reabertura no natal passado continuam presentes e em boa verdade o vírus também continua por aí.

O pulo definitivo só será dado após outra reunião com os especialistas do Infarmed - e apenas depois de termos atingido o número mágico dos 85% de portugueses com a vacinação completa. Ora, estes dois momentos cruzam-se com as eleições autárquicas e estão os três marcados para o final de setembro, o mês que médicos e peritos consideram decisivo para a terceira fase de desconfinamento.

As razões são óbvias: as aulas recomeçam amanhã e setembro também marca o regresso ao trabalho, o que implica maior mobilidade e proximidade entre pessoas em edifícios, transportes públicos e ambientes fechados onde a ventilação é escassa, aumentando assim a probabilidade de transmissão do coronavírus.

[Se tem um filho em idade escolar, isto é para si: a máscara é fortemente recomendada a partir dos 10 anos; os pais ficam à porta da escola, o lanche é para vir de casa e quem tiver 38º fica em casa; dez dias de isolamento para sintomas ligeiros e vinte para sintomas graves.]

A DGS, cuja comunicação por vezes confusa e ambígua a obriga a esclarecer os seus próprios esclarecimentos, lançou esta segunda-feira um novo comunicado a reforçar a ideia de que a máscara ainda não é para enterrar, mas para ficar no bolso, especificando os cenários onde esta é obrigatória, recomendada ou dispensável.

O futuro pode decidir-se em 15 dias e ninguém quer ser acusado de o ter comprometido se as coisas eventualmente correrem mal. Outra vez.

OUTRAS NOTÍCIAS
O funeral de Jorge Sampaio. A solenidade, a serenidade, o protocolo, o Requiem de Mozart e as palavras gentis na despedida do ex-presidente que construiu pontes e reuniu consensos, definido por todos, da esquerda à direita, como um homem “bom” e “doce”. Partiu o homem que cunhou a expressão da nossa liberdade: “25 de Abril, Sempre”.

Francisco na Hungria. O Papa esteve com Orbán e discursou na Praça dos Heróis de Budapeste pedindo aos húngaros que fossem “abertos”, “enraizados” e “abertos” com todos. Contexto: a Hungria tem uma política anti-migrantes e perante a crise de refugiados afegã já manifestou indisponibilidade para receber homens, mulheres e crianças em fuga dos talibãs.

11 de Setembro. Por ordem de Joe Biden, o FBI libertou 16 de páginas sobre os ataques de há 20 anos. É a primeira investigação do 11 de Setembro a ser tornada pública e nele se encontram indícios de que os terroristas teriam tido apoios da Arábia Saudita, embora não seja clara a cumplicidade do governo local.

US Open. Era para ser uma noite histórica em Nova Iorque: Novak Djokovic preparava-se para ser o primeiro homem em 54 anos a conquistar os quatros torneios Grand Slam na mesma época. Não aconteceu. O sérvio foi derrotado pelo russo Medvedev por 3-0, acabou em lágrimas mas com o reconhecimento do público. Na noite anterior, Emma Raducanu fizera o impensável no torneio feminino.

Champions. Esta semana, Benfica (terça-feira, 20h, contra o Dínamo de Kiev), FC Porto (quarta-feira, 20h, contra o Atlético de Madrid) e Sporting (quarta-feira, 20h, contra o Ajax) começam as suas campanhas na Liga dos Campeões. Na liga portuguesa, o empate no clássico deixou os encarnados com quatro pontos de vantagem na liderança.

PODCASTS A NÃO PERDER
📚Relaxem! É só o regresso às aulas A primeira regra do pediatra Mário Cordeiro é: dar autonomia às crianças e adolescentes. E não acrescentar mais ansiedade à natural ansiedade que os filhos possam estar a sentir. Para ouvir no Expresso da Manhã

“Ser treinador da seleção é dizer aos jogadores para passarem a bola ao Ronaldo” Palavras de Fernando Santos, o próprio, em entrevista a Ricardo Araújo Pereira no regresso do Isto É Gozar Com Quem Trabalha, Quarta Variante

🌎Vinte anos depois do 11 de setembro que mundo é este em que vivemos? Maria Manuel Mota, investigadora que vivia em Nova Iorque em 2001, Nuno Rogeiro, comentador da SIC especialista em política internacional, Luís Neves, diretor-geral da PJ que esteve 11 anos à frente da unidade de combate ao terrorismo, e Paulo Camacho, que deu a notícia em direto na SIC há vinte anos, lembram o atentado terrorista e refletem sobre as duas décadas que lhe seguiram no Expresso da Meia-Noite

FRASES
“Este homem ou está louco, e portanto é doente, ou faz-se de louco, ou então é um exibicionista. Em qualquer das circunstâncias, é um perigo à solta” Marques Mendes a defender a expulsão do juiz negacionista da magistratura

“Fiz várias desintoxicações ao longo dos anos” Carlão, em entrevista ao Expresso

O QUE ANDO A LER
Um dia, Julian Barnes deteve-se em frente a um quadro de John Singer Sargent na National Portrait Gallery chamado “Dr. Pozzi at Home (1881)”. O retratado é um homem bonito, elegante, vestido com um casaco vermelho com ares de roupão e Barnes ficou fascinado e intrigado com o figurão.

E assim nasceu o livro “O Homem do Casaco Vermelho” (ed. Quetzal), que parte da biografia do ginecologista Pozzi para contar a Belle Époque, um período de excessos, duelos de pistolas e espada, paixões, de dândis homossexuais, de sedutores bem-vestidos, de mulherengos incorrigíveis e de mulheres independentes, e de viagens entre Paris e Londres.

Em “O Homem do Casaco Vermelho”, Barnes cruza factos políticos e sociais com história da arte, descreve com graça as diferenças entre o inglês e francês e o que cada um deles acha do outro nas mais diferentes matérias (até na do amor carnal) sem nunca perder de vista o seu Dr. Pozzi, burguês libertário e moderno e adúltero, médico responsável, estudioso e criativo que ajudou as mulheres que tratou.

Por hoje é tudo.

Continue a seguir-nos em Expresso, Expresso EconomiaTribunaBlitz e ouça os nossos Podcasts.

Gostou do Expresso Curto de hoje?

1 comentário:

Anónimo disse...

Pedro querido,
Gostaria de poder 'linkar' (fazer elos) aqui que nao sao poucos de diversas autoridades cientificas, cientistas (nao os $cientistas pagos pela 'Big Pharma' ou por aquela famosa Fundacao de um certo bilionario sinistro e eugenico que financia a OMS) e pesquisadores, doutores e enfermeiras que trabalharam o tempo todo em hospitais antes das vacinas mas que 'inexplicavelmente nunca adquiriram o temeroso virus 'mortal', tampouco o transmitiram...
Desconfio que na lingua inglesa por serem eles tao guerreiros e lutam a centenas de anos pela verdadeira Liberdade as informacoes existem em um numero maior assustador, blogs, sitios de doutores, pesquisadores, virologistas, politicos e afins.
Sim quase nunca li um sitio que defende a Verdade e a Liberdade em Portugues ou em Espanhol, mas leio diariamente dezenas de publicacoes da lingua inglesa que faria a esquerda de lingua portuguese se envergonhar de promover uam das maiores mentiras propagadas pelas grandes corporacoes e instituicoes de 'rabo preso' com investidores dessas mesmas. Desculpa se nao fizer sentido lhe escrevo minuciosamente depois.
E hoje a mais nova carta cheia de evidencias cientificas e apoiada pelos sobreviventes do Holocausto foi enviada para Parlamento Europeu e para tambem diversas autoridades de saude ao redor do planeta.
Claro voce nao vai ler isso no Expresso (que deve ser 'ajudado' pelo bilionario Soros) ou na "mainstream" midia portuguesa ou ainda se falares ingles, tambem nao vera isso no The Guardian ou qualquer outra fonte de noticias manipuladas pela elite mundial, porque isso nao interessa a agenda deles, mas sugiro sim que leia ao inves do The Guardian o seu irmao mais vērāx, o

https://off-guardian.org/

onde voce e seus leitores encontraram dados baseados em fontes fidedignas e vislumbraram um mundo desconhecido daqueles que leem noticias populares ou manipuladas pelas 3 unicas fontes de info das elites
mas vamos la leia a Carta que supra mencionei a voce e aos queridos leitores da Pagina Global que eu simpatizo pelas causas humanas;

https://doctors4covidethics.org/as/

Leia tudo ate a Carta dos Sobreviventes do Holocausto e se quiser responda neste espaco que considero um dos mais democraticos da lingua portuguese pela Liberdade de expressao.
E uma pergunta simples mas com certa bagagem;

Se esta injeccao fosse mesmo eficaz e boa, porque essa coercao e histeria mundial?
Simples veja que a patrocina e suas historias veridicas de corrupcao (OMS, grandes laboratorios, etc)
Boa leitura e passar bem companheiro.

Mais lidas da semana