# Publicado em português do Brasil
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) iniciou em 18 de outubro o exercício anual Steadfast Noon, com a participação de 14 países europeus, incluindo a Alemanha, durante o qual será treinado um cenário de guerra nuclear.
No exercício estão envolvidas dezenas de aeronaves, incluindo caças com capacidade nuclear, aviões de combate, de reabastecimento e de reconhecimento, informa agência suíça STA.
Os detalhes das manobras são altamente secretos, mas uma análise das informações de voos conduzida por Hans Kristensen, especialista nuclear da Federação de Cientistas Americanos em Washington, EUA, concluiu que o exercício deste ano está sendo realizado no espaço aéreo sobre o território sul da Aliança.
Isto significa que, entre outras coisas, poderá ser treinado o uso de bombas nucleares americanas B61, que se acredita estarem armazenadas na base da Força Aérea italiana de Ghedi. Informa-se que os voos de treinamento serão realizados sem armas.
Parece que o exercício nuclear Steadfast Noon da OTAN está entrando em fase ativa no norte da Itália.
"O Steadfast Noon envolve voos de treinamento de caças de capacidade dupla [convencional e nuclear], bem como jatos convencionais apoiados por aeronaves de vigilância e reabastecimento. Não serão usadas armas reais de combate. Este exercício ajuda a garantir que a dissuasão nuclear da OTAN permanece segura, estável e eficaz", lê-se me comunicado da Aliança Atlântica.
Ressalta-se que, na segunda-feira (18), na referida base aterrissou um avião de combate alemão Tornado, capaz de transportar armas nucleares.
A política nuclear da OTAN prevê que, em caso de emergência, os países-membros possam utilizar ogivas norte-americanas na Europa.
De acordo com relatos não confirmados, as armas nucleares estão armazenadas na Bélgica, Turquia, Países Baixos e Alemanha.
Sputnik | Força Aérea dos EUA/Sargento Brandi Hansen
Sem comentários:
Enviar um comentário