sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

DECLARAÇÃO DO MOVIMENTO SOCIALISTA DO CAZAQUISTÃO

# Publicado em português do Brasil

Em um comunicado sobre as mobilizações e protestos em grande escala no país, o Movimento Socialista do Cazaquistão clama pela solidariedade internacional aos manifestantes e exige a retirada das tropas das cidades, a renúncia de todos os oficiais de Nazarbayev, a libertação de todos os presos políticos e detidos, a legalização do Partido Comunista e dos sindicatos, bem como a nacionalização de toda a indústria extrativa e de grande escala do Cazaquistão.

A declaração diz:

“No Cazaquistão existe agora uma verdadeira revolta popular e desde o início os protestos foram de cunho social e de classe, já que dobrar o preço do gás foi apenas a gota d’água em um copo transbordante de paciência. Afinal, as manifestações começaram justamente em Zhanaozen por iniciativa dos petroleiros, que se tornou uma espécie de quartel-general político de todo o movimento de protesto.

E a dinâmica desse movimento é indicativa, pois começou como um protesto social, depois começou a se expandir, e os coletivos operários usaram comícios para apresentar suas próprias reivindicações por um aumento de 100% nos salários, cancelamento de resultados de otimização, melhoria das condições de trabalho e liberdade de atividade sindical. Como resultado, em 3 de janeiro, toda a região de Mangistau foi engolfada por uma greve geral, que se espalhou para a região vizinha de Atyrau.

Vale ressaltar que já no dia 4 de janeiro, os petroleiros da Tengizchevroil (onde a participação de empresas americanas chega a 75 por cento) entraram em greve. Foi lá que, em dezembro do ano passado, 40 mil trabalhadores foram dispensados ​​e uma nova série de demissões foi planejada. Posteriormente, foram apoiados durante o dia pelos petroleiros de Aktobe, Cazaquistão Ocidental e regiões de Kyzylorda.

Além disso, na noite do mesmo dia, começaram as greves de mineiros da empresa ArmelorMittal Temirtau na região de Karaganda e de fundições e mineiros de cobre da corporação Kazakhmys, que já pode ser considerada uma greve geral em toda a indústria de mineração do país. E aqui também reivindicam salários mais altos, redução da idade de aposentadoria, direito aos sindicatos próprios e greves.

Ao mesmo tempo, manifestações indefinidas na terça-feira já começaram em Atyrau, Uralsk, Aktyubinsk, Kyzyl-Orda, Taraz, Taldykorgan, Turquistão, Shymkent, Ekibastuz, nas cidades da região de Almaty e na própria Almaty, onde as ruas foram tomadas na noite de 4 a 5 de janeiro, com confrontos abertos entre manifestantes e a polícia, em consequência do que o akimat municipal [1] foi temporariamente tomado. Isso fez com que Kassym-Zhomart Tokayev declarasse o estado de emergência.

Deve-se notar que essas mobilizações em Almaty foram protagonizadas principalmente por jovens desempregados e migrantes do interior que viviam nos subúrbios da metrópole e que trabalhavam em empregos temporários ou mal pagos. E as tentativas de acalmá-los com promessas reduzindo o preço do gás para 50 tengues, separadamente para a região de Mangistau e Almaty, não satisfizeram ninguém.

A decisão de Kassym-Zhomart Tokayev de demitir o governo e, em seguida, remover Nursultan Nazarbayev do cargo de presidente do Conselho de Segurança, também não parou os protestos, já que em 5 de janeiro, começaram protestos de massas nos centros regionais do Norte e Leste do Cazaquistão, onde não existiam anteriormente – em Petropavlovsk, Pavlodar, Ust-Kamenogorsk, Semipalatinsk. Ao mesmo tempo, foram feitas tentativas de invadir os edifícios de akimats regionais (governos municipais ou provinciais) em Aktobe, Taldykorgan, Shymkent e Almaty.

Em Zhanaozen, em seu comício por tempo indeterminado, os trabalhadores formularam novas demandas – a renúncia do presidente em exercício e de todos os oficiais de Nazarbayev, a restauração da Constituição de 1993 e as liberdades associadas para criar partidos, sindicatos, libertar prisioneiros políticos e acabar com a repressão. Um Conselho de aksakals foi imediatamente criado, que se tornou uma autoridade informal.

Assim, as reivindicações e palavras de ordem que hoje são utilizados em diferentes cidades e regiões foram transmitidos a todo o movimento, e a luta ganhou um conteúdo político. Também estão sendo feitas tentativas no terreno para criar comitês e conselhos para coordenar a luta.

Ao mesmo tempo, as tropas foram reunidas em Almaty, Aktau e Zhanaozen, e tudo correria pacificamente na região de Mangistau, onde os soldados se recusaram a dispersar os manifestantes… mas então os tiroteios começaram na capital sulista, e na noite de 5 de janeiro 6 as forças especiais foram introduzidas, começando a limpeza do aeroporto e bairros capturados pelos rebeldes. Segundo várias fontes, já existem dezenas de manifestantes mortos.

Nesta situação, existe o perigo de uma repressão violenta de todos os protestos e greves, e aqui é necessário paralisar completamente o país com uma greve geral. Portanto, é urgente a formação de comitês de ação unificados em bases territoriais e produtivas, a fim de oferecer resistência organizada ao terror militar e policial.

A este respeito, o apoio de todo o movimento operário internacional e comunista, associações de esquerda também é necessário para organizar uma campanha em grande escala no mundo.

O Movimento Socialista do Cazaquistão exige:

O fim imediato das hostilidades contra nosso povo e a retirada das tropas das cidades!

Renúncia imediata de todos os oficiais de Nazarbayev, incluindo o presidente Tokayev!

Libertação de todos os presos políticos e detidos!

Garantia do direito dos trabalhadores de criarem seus próprios sindicatos, partidos políticos, fazerem greves e reuniões!

Legalização das atividades do banido Partido Comunista do Cazaquistão e do Movimento Socialista do Cazaquistão!

Apelamos a todos os trabalhadores e trabalhadores do país para implementar, na prática, a demanda dos petroleiros executados de Zhanaozen – nacionalizar, sob o controle de coletivos operários, toda a indústria extrativa e de grande escala do país!


Anexo: Declaração da Seção de Relações Internacionais do CC do KKE (Partido Comunista da Grécia)

O KKE saúda as grandes greves operárias e mobilizações populares no Cazaquistão contra o aumento dos preços, o desemprego, a pobreza, a miséria e outros problemas sociais que o sistema capitalista criou para milhões de pessoas, 30 anos após a derrubada contra-revolucionária e a dissolução da URSS.

Expressamos nossa solidariedade aos milhares de trabalhadores que, desafiando o regime policial e a repressão, saíram as ruas exigindo a melhoria de seu nível de vida e expressando sua oposição ao saque dos recursos energéticos pelos monopólios.

Nós reivindicamos:

A libertação de todos os manifestantes detidos pela polícia, assim como de todos os presos políticos.

A abolição de todas as leis antissindicais e antitrabalhistas que colocaram na ilegalidade  centenas de sindicatos nos últimos anos, em um esforço do governo para controlar o movimento sindical.

A legitimação do Movimento Socialista do Cazaquistão e do Partido Comunista do Cazaquistão, que foram proibidos pelas autoridades do país.

Nota:

1 – No Cazaquistão, um äkim é o chefe de um akimat, um governo municipal, distrital ou provincial (akimat) e atua como representante presidencial. Os Äkims das províncias e cidades são nomeados para o cargo pelo Presidente sob conselho do Primeiro-Ministro. Entretanto, os äkims de outras unidades administrativas e territoriais são nomeados ou seleccionados para o cargo na ordem definida pelo Presidente. Ele também pode demitir äkims de seus cargos. Os poderes dos äkims terminam com a introdução no cargo de novo presidente eleito da república. Assim, o äkim continua a cumprir suas obrigações antes da nomeação dos äkim correspondentes pelo Presidente do Cazaquistão.

Via In Defense of Communism, traduzido pelo Partido Comunista Brasileiro

Publicado em https://pcb.org.br/portal2/28256/declaracao-do-movimento-socialista-do-cazaquistao/  

Sem comentários:

Mais lidas da semana