domingo, 27 de fevereiro de 2022

A UCRÂNIA CUMPRIU A SUA PRIMEIRA TAREFA - Oleksiy Melnyk

# Publicado em português do Brasil

Oleksiy Melnyk* | H3 | opinião

Vou tentar avaliar a situação do ponto de vista de um especialista em segurança internacional

Ele conversou com seus colegas estrangeiros. Eles estão agradavelmente chocados que a Ucrânia conseguiu sobreviver por três dias. Antes do início do conflito, os maiores otimistas previam que era meio-dia, dia máximo. Se isso foi uma surpresa para os especialistas, mesmo os neutros, pode-se imaginar que surpresa foi para a liderança militar russa. Temos todos os motivos para nos orgulharmos de nossos defensores. E vamos tomar o comportamento do Comandante-em-Chefe Supremo - Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky - ninguém esperava tanta estabilidade dele.

Ou seja, temos uma sociedade, uma força armada e um líder. Estes são os três componentes principais. Suporte internacional pode ser adicionado a eles. Porque nestes três dias a Rússia se viu em completo isolamento internacional.

A boa notícia é que a ação ocidental é uma ferramenta que tem um efeito retardado.

Da conclusão acima é a seguinte: A Ucrânia cumpriu sua tarefa. Porque durou três dias. E isso tornou possível parar as tropas russas onde estão agora. Isso deu tempo à comunidade internacional para reagir. A próxima tarefa é economizar tempo.

Foi tomada a decisão certa de rejeitar a primeira oferta de negociações da Rússia, e agora a segunda. Isso beneficiará a Ucrânia.

Quanto à minha visão da situação. As tropas russas fizeram uma pausa para se reagrupar, para somar recursos . Esta pausa é temporária.

A guerra de hoje é absolutamente única na história, não há análogos. Exceto pela maneira como Hitler fez isso. No entanto, aqui estamos lidando com um agressor que possui armas nucleares e não se sabe como ele vai lidar com elas.

Muitos agora temem que a Ucrânia esteja em perigo de desintegração. Mas estou convencido de que, neste momento, a ameaça de desintegração da Ucrânia é talvez a mais baixa, se considerarmos a história moderna. Mesmo se levarmos em conta o fato de que a Rússia apreendeu pedaços ainda maiores do território ucraniano. Este ainda não é um fato consumado. Assim que vencermos essa guerra, acho que a Ucrânia estará unida e voltará aos limites em que estava até 2014.

Então, a conclusão é essa. Se ganharmos tempo, se as sanções funcionarem com força total, o sentimento anti-guerra está aumentando na Rússia. A questão permanece quanto ao último passo que Putin pode dar. O mundo nunca esteve tão perto de uma catástrofe nuclear. Se conseguirmos, é uma questão de alguns anos até que a Rússia faça o que quer com a Ucrânia - ela será desarmada. Primeiro financeiramente, depois recursos. E então será mais lógico levantar a questão de sua desmilitarização.

Oleksiy Melnyk -- Co-diretor de política externa e programas de segurança internacional do Centro Razumkov

Sem comentários:

Mais lidas da semana