BRASIL
No último final de semana, estado superou a média histórica de precipitação e registrou o equivalente ao volume mensal
As fortes chuvas que atingem o estado de São Paulo provocaram pelo menos 21 mortes, segundo as informações do governo do estado divulgadas nesta segunda-feira (31). De acordo com a Defesa Civil paulista, 660 famílias estão desabrigadas ou desalojadas em 11 cidades.
Os óbitos decorrentes das chuvas
Os temporais que atingem o estado desde sábado (29) também causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. O governador João Doria (PSDB) anunciou a liberação de R$ 15 milhões para as cidades afetadas.
Chuvas
O site Climatempo, especializado em previsão meteorológica, aponta
que em várias regiões do estado o total de precipitações entre a noite do dia
26 e a noite de domingo (30) foi quase o volume médio mensal “O acumulado de 4
dias (de
De acordo com a previsão, há muitas áreas de instabilidade sobre São Paulo hoje e todo o estado está sujeito a chuvas volumosas, o que poderá causar mais transtornos. As áreas de chuva tendem a enfraquecer a partir de amanhã (1º), mas o risco de deslizamentos permanece elevado mesmo com a diminuição da chuva, porque o solo está encharcado.
Franco da Rocha
A prefeitura, a Câmara de Vereadores, o fórum e três delegacias de Franco da Rocha, cidade localizada na Grande São Paulo, ficaram inundadas depois que fortes chuvas atingiram a região ontem. O município registrou o transbordamento de dois rios, alagamentos e deslizamentos. No bairro Parque Paulista, um deslizamento de terra soterrou 15 pessoas.
O Rio Juquery e o Ribeirão Eusébio transbordaram, afetando diferentes regiões da cidade. A circulação de trens foi interrompida, ainda ontem, em parte das estações da Linha 7-Rubi, de Caeiras a Francisco Morato, devido a alagamentos nos trilhos. Em comunicado, a prefeitura pediu que a população evite circular a pé ou de carro, com exceção de moradores de áreas de risco. “O solo está muito encharcado devido ao acumulado dos últimos dias e o risco de deslizamento é muito maior”, apontou.
A represa Paiva Castro atingiu 68% da capacidade no domingo e, segundo a gestão municipal, a água está “sendo bombeada e todas as manobras para evitar a abertura das comportas estão sendo feitas”. A prefeitura apontou que áreas de risco nas proximidades da represa começaram a ser evacuadas e as equipes que monitoram a situação seguem em “alerta máximo”.
Brasil de Fato | Rede Brasil Atual
Imagem: Os temporais, que atingem o estado desde o último sábado (29), também causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos - Prefeitura de Franco da Rocha
Sem comentários:
Enviar um comentário