quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

CONTOS POPULARES ANGOLANOS -- A Avó com Coração de Saudade

Seke La Bindo

A avó Kalumbwambwa veio do tempo das máscaras ornamentadas com grandes bagos de ginguba e cresceu num mundo de adivinhas. Aprendeu caminhos antes mesmo que eles fossem abertos e pisou o chão que ninguém viu. Quando era criança ainda as lebres e as gazelas falavam. As tulhas estavam sempre cheias de milho e o tempo não envelhecia os rostos nem a força dos braços. 

Um dia, avó Kalumbwambwa, ainda mulher forte e com seis filhos pequenos, foi à lavra e encontrou a Lebre Saltadora e a Gazela Corredora à conversa. Logo se apercebeu que as maçarocas de milho que ia dar aos seus filhos tinham sido remexidas.

- Ene wanani epungu lyange! Disse a avó com voz ríspida.

- Etu, Hetuko! Responderam as duas amigas. 

Mas a avó, muito furiosa, disse que só elas podiam ter comido as maçarocas que queria assar para os filhos. Houve grande discussão na lavra e a avó pronunciou uma sentença terrível:

- Na próxima investida dos caçadores sereis mortas e atiradas para o caldeirão como conduto!

Foi isso mesmo que aconteceu. As duas amigas encontraram-se numa lavra de jimboa.

Kamdimba wamala yu wangwalako, eti:

- Mba! Wosalipo?

Mbambi eti:

- Etjyo!

Depois dos cumprimentos as duas amigas começaram a comer rama tenrinha. Nem deram pela chegada dos caçadores e foram abatidas. Avó Kalumbwambwa, desde então, ficou afamada de adivinha.

Os filhos cresceram e chegaram os netos. Kuku waf’ale k’ovaso. A avó já tinha os órgãos reprodutores mortos e passava a vida contando aos netos histórias do passado e do futuro. E também, conhecia muitas adivinhas:

- Tjyawala etongola? – Perguntava a avó com ar misterioso. Uma coisa que tem o cinto acima da cintura?

E os meninos que sabiam, entusiasmados respondiam:

- Olweyo! É a vassoura.

Avó Kalumbwambwa ia envelhecendo e até perdeu os dotes de adivinhar o futuro. Com o tempo, mal a noite cobria a aldeia com o seu manto silencioso ela começava a dormir, ameaçando cair para cima da fogueira. Os netos estavam sempre atentos, para que não acontecesse nenhum desastre com ela. As histórias rareavam. A sua boca mal se abria.

Até que um dia, rodeada pelos filhos e netos, quando o fogo crepitava no jango, avó Kalumbwambwa disse num fio de voz:

- Sinto saudades só de pensar em vós. K’utima kungeva okuvusokololi! 

E deixou cair a cabeça para a frente, adormecendo de mansinho.

Foi então que meninos e adultos decifraram o último enigma da avó. Ongeva é saudade. E está sempre associada ao coração. Se não estiver, é um enjoo e grande mal-estar.

Sem comentários:

Mais lidas da semana