quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Reino Unido | Keir Starmer acusa Boris Johnson de "repetir teorias da conspiração"

# Publicado em português do Brasil

Líder trabalhista diz que 'é hora de restaurar a dignidade' enquanto o primeiro-ministro se recusa a se desculpar por comentários de Jimmy Savile

Keir Starmer acusou Boris Johnson de "repetir as teorias da conspiração de fascistas violentos" para ganho político depois que o primeiro-ministro dobrou as falsas alegações sobre a culpa do líder trabalhista pelo fracasso em processar Jimmy Savile.

Johnson foi condenado por vítimas da emissora desonrada, bem como por alguns parlamentares e pela presidente da Câmara dos Comuns , Lindsay Hoyle, por fazer a reclamação no parlamento na segunda-feira.

Michael Gove, secretário de nivelamento e comunidades, descartou as preocupações na quarta-feira, dizendo que não havia necessidade de o primeiro-ministro se desculpar ou retirar a alegação, que está fortemente associada a conspirações de extrema-direita.

Começando as perguntas do primeiro-ministro desta semana, Starmer apelou diretamente aos parlamentares conservadores sobre as táticas de Johnson.

“Só quero dizer aos membros opostos: o partido deles é o de Winston Churchill. Nossos partidos se uniram quando derrotamos o fascismo na Europa”, disse Starmer. “Agora seu líder está na Câmara dos Comuns repetindo as teorias da conspiração de fascistas violentos para tentar ganhar pontos políticos baratos. Ele sabe exatamente o que está fazendo. É hora de restaurar alguma dignidade.”

Johnson, no entanto, se recusou a se desculpar, dizendo: “Em seu primeiro ponto, eu não quero fazer isso, mas estou informado que em 2013 o honrado cavalheiro certo se desculpou e assumiu total responsabilidade pelo que aconteceu em seu ver. Acho que foi a coisa certa a fazer.”

É certo que, como diretor do Ministério Público, Starmer pediu desculpas em nome do serviço pelo fato de Savile, um criminoso sexual prolífico por décadas, não ter sido processado quando estava vivo.

No entanto, a ideia, levantada por Johnson na segunda-feira, de que isso se deveu às ações de Starmer foi desmascarada e amplamente propagada nas páginas de extrema direita do Facebook.

Na troca na segunda-feira, Johnson afirmou que Starmer “usou seu tempo processando jornalistas e falhando em processar Jimmy Savile”.

Na terça-feira, Hoyle repreendeu Johnson, dizendo que estava “longe de estar satisfeito com o fato de os comentários em questão serem apropriados nesta ocasião”.

Mais cedo naquele dia, Julian Smith, ex-secretário conservador da Irlanda do Norte e chefe de gabinete, disse que os comentários de Johnson eram inaceitáveis. Ele disse: “A difamação feita contra Keir Starmer relacionada a Jimmy Savile ontem está errada e não pode ser defendida. Deve ser retirado”.

Apesar das críticas, Gove disse que Johnson não tinha motivos para se desculpar. Ele disse à Sky News: “Acho que esta é uma questão singularmente sensível e precisa ser tratada com cuidado, e escuto com enorme respeito aqueles que agem pelas vítimas das ações de um criminoso terrível.

“Mas – e não é um assunto sobre o qual eu quero me debruçar porque é especialmente sensível – é o caso em que o CPS se desculpou pelo tratamento deste caso e pelo que aconteceu em 2009, e acho que devemos reconhecer que um pedido de desculpas foi dado na época e respeitar isso.”

Ele acrescentou: “Keir Starmer reconheceu que erros foram cometidos pela organização da qual ele era chefe, para seu crédito. Ele foi muito claro sobre esses erros.”

Richard Scorer, chefe de abuso e investigações públicas do escritório de advocacia Slater and Gordon, disse: “As vítimas de Savile com quem falei hoje me disseram que querem que Johnson retire esses comentários e peça desculpas, e peço que ele faça isso. isso imediatamente.”

The Guardian

Sem comentários:

Mais lidas da semana