sábado, 12 de março de 2022

Ucrânia | GUERRAS: ABERRAÇÕES E DESUMANIDADES, DÔRES E HIPOCRISIAS

Primeiro rocket lançado no centro de Kiev destrói parte de telhado de uma habitação

O enviado especial da TSF a Kiev, Pedro Cruz, explica que este ataque, que não fez vítimas, é "simbólico" e um aviso de que a federação russa pode chegar ao centro da capital ucraniana "nas próximas horas". Siga em direto na ​​​​​​​TSF.

EM ATUALIZAÇÃO 

12 mar11:26

Lusa

Kiev continua a acreditar na ameaça de invasão pela Bielorrússia

"De acordo com dados operacionais dos nossos serviços de inteligência e parceiros internacionais, vários grupos táticos do batalhão da República da Bielorrússia - unidades aerotransportadas - estão constantemente em movimento, reposicionando-se perto das fronteiras ucranianas", explicou Fedir Venislavsky, membro do Comité parlamentar ucraniano de Segurança Nacional, Defesa e Inteligência.

"A ameaça não desapareceu", acrescentou.

LER MAIS

12 mar11:24

Lusa

Autoridades ucranianas anunciam abertura de corredor humanitário em Mariupol

As autoridades ucranianas anunciaram ter conseguido abrir um corredor humanitário para levar alimentos e medicamentos a Mariupol, no leste do país, uma das cidades alvo de mais ataques do exército russo desde o início da ofensiva militar.

"Corredor verde aberto. Uma caravana humanitária partiu de Zaporizhia para Mariupol", anunciaram as autoridades locais na conta da rede social Telegram, acrescentando que "mais de 90 toneladas de alimentos e medicamente vão para a cidade, que está bloqueada há 11 dias".

LER MAIS

12 mar09:43

Primeiro rocket lançado no centro de Kiev destrói parte de telhado de uma habitação

O primeiro objeto de artilharia já caiu na capital da Ucrânia. O enviado especial da TSF a Kiev explica que este ataque é "simbólico" e representa "um aviso" de que a federação russa pode chegar ao centro da cidade "nas próximas horas".

Por volta das 07h00, "um rocket destruiu parte do telhado de uma habitação no centro de Kiev", descreve Pedro Cruz, adiantando que não há registo de feridos, nem mortos, dado que o edifício estava vazio.

À volta de Kiev, travam-se "duros combates" e parte da capital ucraniana já está "cercada pelas forças russas".

O enviado especial da TSF a Kiev, Pedro Cruz, sublinha que o ataque que ocorreu esta manhã "é um aviso" de que as tropas russas podem chegar ao centro da capital "a qualquer altura".

12 mar09:35

Lusa

Rússia afirma ter destruído centro de inteligência próximo de Kiev

Ataques aéreos russos na Ucrânia destruíram este sábado uma base militar em Vasilkov, a sudeste de Kiev, e um centro de inteligência em Brovary, a leste da capital ucraniana, segundo o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.

"Armas de longo alcance de alta precisão atingiram alvos militares da Ucrânia esta manhã", disse o militar russo, citado pela agência de notícias russa Tass, acrescentando que "um aeródromo militar em Vasilkov e o principal centro de inteligência eletrónica das forças armadas ucranianas em Brovary ficaram fora de serviço".

LER MAIS

12 mar09:29

Lusa

Mesquita com 80 civis bombardeada em Mariupol

Uma mesquita que abriga 80 civis, incluindo turcos, foi bombardeada em Mariupol, um porto no sudeste da Ucrânia, onde milhares de pessoas estão cercadas há dias, anunciou este sábado o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

"A mesquita do sultão Suleiman, o magnífico, e de sua esposa Roxolana, em Mariupol, foi bombardeada pelos invasores russos", declarou o ministério, na rede social Twitter.

LER MAIS

12 mar09:12

Carolina Quaresma

Tropas russas aproximam-se de Kiev

De acordo com o mais recente relatório sobre a situação no terreno, elaborado pelo Ministério da Defesa britânico, o exército russo está a uma distância de apenas 25km do centro da capital ucraniana, Kiev.

12 mar09:09:12

Lusa

Ataques aéreos russos a terminais de petróleo na região de Kiev

Ataques aéreos do exército russo nas últimas horas incendiaram um terminal de petróleo na cidade de Vasilkiv, na região de Kiev, enquanto outras cidades continuam sem fornecimento de água e eletricidade, de acordo com autoridades locais.

"Um depósito de petróleo está em chamas em Vasilkiv após um ataque aéreo. Na aldeia de Kriachky, o ocupante (russo) disparou contra o depósito de petróleo durante a noite", disse Oleksiy Kuleba, administrador regional de Kiev, na sua conta na rede social Telegram.

LER MAIS

12 mar08:43

Lusa

Criadas medidas excecionais para deslocados da Ucrânia estudarem ou validarem carta de condução em Portugal

Medidas excecionais de proteção temporária a deslocados da Ucrânia, para poderem estudar em Portugal, aceder a alojamento urgente, trocar a carta de condução estrangeira ou beneficiar de isenção de emolumentos foram criadas por decreto-lei do Governo.

"Importa estabelecer medidas adicionais no âmbito da concessão da referida proteção temporária, de forma a assegurar um acolhimento e integração efetivos, credíveis e céleres do afluxo maciço de pessoas deslocadas da Ucrânia, em consequência dos recentes conflitos armados vividos naquele país", escreve o executivo no diploma publicado sexta-feira em suplemento do Diário da República.

LER MAIS

Seis corredores humanitários abertos este sábado. Ucrânia denuncia ataque russo a hospital

Os técnicos que trabalham para restaurar a energia elétrica na antiga central nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia, estão a enfrentar "condições cada vez mais difíceis", revelou na sexta-feira a Agência Internacional de Energia Atómica. Siga em direto na ​​​​​​​TSF.

12 mar08:03

Lusa

Sanções ocidentais podem causar queda da Estação Espacial Internacional

As sanções ocidentais contra a Rússia podem levar à queda da Estação Espacial Internacional (EEI), avisou este sábado o chefe da agência espacial russa Roscosmos, exigindo que sejam levantadas.

Dmitri Rogozine afirmou que o funcionamento das naves russas que abastecem a EEI vai sofrer com as sanções, afetando por isso o segmento russo da estação, responsável pela correção da órbita da estrutura.

LER MAIS

12 mar06: 06:11

Pedro Cruz

Reportagem TSF: aqui, Kiev. Valera, o estudante de engenharia que afinal vai ser médico

No hospital de Brovary, uma cidade dos subúrbios, vinte quilómetros a leste de Kiev, há mais de duas semanas que há feridos de guerra. Foi um dos primeiros locais dos arredores a ser bombardeado pelos russos. É uma das portas de entrada na capital, sempre em linha reta. As colunas militares precisam de retas para fazer caminho rápido e sem obstáculos. Os destroços desses disparos ainda estão bem presentes na estrada. Um tanque ucraniano destruído, vários carros incendiados, e um rasto de destruição e terra queimada. A cidade satélite da capital permanece de pé, mas todos os dias há ataques.

LER MAIS

12 mar06:05

Lusa

Itália apreende maior iate à vela do mundo de oligarca russo

As autoridades italianas apreenderam na sexta-feira em Trieste aquele que é considerado o maior iate à vela do mundo, propriedade do oligarca russo Ande Igorevich Melnichenko.

O iate, conhecido como 'Sy A' e que vale cerca de 530 milhões de euros, foi confiscado como parte das medidas que a União Europeia está a tomar para punir os magnatas russos que apoiam Putin no Kremlin, de acordo com o jornal 'La Repubblica'.

LER MAIS

12 mar06:04

Lusa

Técnicos de Chernobyl trabalham em "condições cada vez mais difíceis"

Os técnicos que trabalham para restaurar a energia elétrica na antiga central nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia, estão a enfrentar "condições cada vez mais difíceis", revelou na sexta-feira a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

O regulador nuclear ucraniano transmitiu à agência da ONU que uma secção foi reparada, mas que a energia externa ainda está inoperacional naquela central nuclear, alvo de um desastre em 1986 e que está atualmente sob controlo das forças russas, que desde 24 de fevereiro iniciaram uma invasão à Ucrânia.

LER MAIS

12 mar06:04

Lusa

Autoridades ucranianas denunciam ataque russo a hospital oncológico em Mykolaiv

As autoridades ucranianas acusaram a Rússia de terem atingido um hospital que presta cuidados oncológicos e vários edifícios residenciais na cidade de Mykolaiv, no sul do país, com bombardeamentos de artilharia pesada.

O médico chefe da unidade de saúde, Maksim Beznosenko, disse que várias centenas de pacientes estavam no hospital durante o ataque, que não causou vítimas. O ataque danificou o edifício e rebentou janelas.

As forças russas intensificaram os ataques a Mykolaiv, localizada a 470 quilómetros a sul de Kiev, numa tentativa de cercar a cidade.

LER MAIS


12 mar06:03

Lusa

Seis corredores humanitários previstos para este sábado de Sumy para Poltava

As autoridades ucranianas planeiam abrir seis corredores humanitários este sábado desde a região de Sumy, no nordeste do país, para a cidade ucraniana de Poltava, 175 quilómetros a sul.

A informação foi adiantada pelo chefe da administração regional de Sumy, Dimitro Zhivitski, na plataforma de mensagens Telegram, na qual deu pormenores sobre os pontos de encontro e a hora prevista de partida para as colunas, marcada para as 09h00 (07h00 em Lisboa).

LER MAIS

12 mar06:03

Abrimos este liveblog para acompanhar ao minuto o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode consultar os desenvolvimentos das últimas 24 horas aqui.

TSF – em atualização

Sem comentários:

Mais lidas da semana