sábado, 2 de abril de 2022

REVIRAVOLTA DE MADRID SOBRE O SAHARA OCIDENTAL

DEPUTADOS ESPANHÓIS DENUNCIAM DECISÃO "UNILATERAL"

porunsaharalibre

APS.dz – Os deputados da Câmara dos Representantes espanhola (Parlamento) condenaram por unanimidade, quarta-feira, a inversão da posição do governo do seu país sobre o conflito do Sahara Ocidental, denunciando uma decisão “unilateral” que vai contra as resoluções da ONU que definem – um referendo de autodeterminação neste território não autónomo.

A reacção dos deputados espanhóis surgiu por ocasião da comparência do primeiro-ministro Pedro Sanchez perante a Câmara dos Representantes, a pedido de 11 blocos parlamentares, para explicar a mudança de posição de Madrid relativamente ao conflito no Sahara Ocidental.

“Por sua vez, os quase vinte porta-vozes de diferentes tendências políticas criticaram o apoio do governo ao plano marroquino conhecido como ‘autonomia'”, indicou o jornal espanhol Elperiodico, lembrando que “durante mais de cinco horas, Sánchez sofreu ataques de parceiros, aliados e a oposição”.

Os representantes dos partidos políticos concordaram em particular com o facto de o governo Sánchez ter tomado uma decisão “unilateral” em matéria de política externa e pôr em causa a posição tradicional da Espanha em relação ao Sahara Ocidental ao desviar-se da proposta das Nações Unidas de resolver o conflito através de um referendo de autodeterminação, acrescenta a mesma fonte.

Assim, o porta-voz da coligação Unidas-Podemos, Pablo Echenique, insistiu em distanciar-se da decisão do chefe do Executivo espanhol, sublinhando que o seu partido apoiava o referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental, enquanto o governo se inclinava para o ex-presidente norte-americano Donald A postura de Trump de apoiar o “regime autoritário” de Marrocos.

Na mesma linha, o deputado do Partido Nacional Basco (PNV), Aitor Esteban, acusou o primeiro-ministro espanhol de ter “violado as resoluções” da ONU e reconhecido a alegada “‘soberania’ de Marrocos sobre o Sahara. Ocidental”.

Parceiro habitual do governo, o partido EH Bildu (Reunindo o País Basco) acusou Pedro Sánchez com violência, acusando-o de ter “traído” o povo saharaui.

Por seu lado, a porta-voz e coordenadora geral do Partido Popular (PP), Cuca Gamarra afirmou que a carta enviada por Sánchez ao rei de Marrocos, Mohammed VI, “causou uma crise com os parceiros de Sánchez no governo e com todos os grupos parlamentares.

“Para ele agora tentar justificar que não se trata de uma mudança de 360 ​​graus na nossa política externa ou a ruptura de um consenso tradicional sobre a nossa política é desrespeitoso para com os membros desta Assembleia e para todos os espanhóis”, condenou.

Descrevendo a reversão da posição do governo espanhol sobre o conflito no Sahara Ocidental como um “insulto”, o líder do Vox, Santiago Abascal, por sua vez, indicou que Sanchez estava agindo como um “autocrata”.

Além disso, deputados catalães e bascos participaram, ao lado de simpatizantes da Frente Polisário, num movimento de protesto organizado em frente à sede da Câmara Baixa do Parlamento contra o apoio do chefe do Executivo à triste iniciativa marroquina conhecida como de “autonomia” no Sahara Ocidental.

Presente neste comício, o representante da Frente Polisario em Espanha, Abdullah Arabi, acusou Sánchez de “complicar” a situação indo “além da legalidade internacional”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana