domingo, 15 de maio de 2022

A SUÉCIA DECIDIU OFICIALMENTE CANDIDATAR-SE À ADESÃO À NATO

#Traduzido em português do Brasil

MOSCOU, 15 de maio - RIA Novosti. A Suécia decidiu oficialmente se candidatar à adesão à OTAN, de acordo com um comunicado do Partido Social-Democrata no poder.

"Na sua reunião de hoje, 15 de maio de 2022, o conselho dos social-democratas decidiu que o partido trabalhará para que a Suécia se candidate à adesão à OTAN ", disse o comunicado oficial.

Ao mesmo tempo, a liderança do país pretende buscar a proibição da implantação de armas nucleares e bases militares permanentes em seu território.

No domingo, a Finlândia também decidiu oficialmente aderir à Aliança do Atlântico Norte.

Em Estocolmo e Helsinque, eles começaram a falar sobre a possibilidade de abandonar a neutralidade de longo prazo e ingressar na OTAN tendo como pano de fundo uma operação especial russa na Ucrânia . O chefe da aliança, Jens Stoltenberg, diz que a aliança ficará feliz em ver a Finlândia e a Suécia em suas fileiras e garantirá que eles possam se juntar rapidamente.

A Rússia observou repetidamente que a OTAN visa o confronto. O secretário de imprensa do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, enfatizou que uma maior expansão da aliança não traria maior segurança para a Europa, a OTAN tem um caráter agressivo. Ao mesmo tempo, ele observou que não considerava a possível entrada da Suécia e da Finlândia na aliança uma ameaça existencial à Rússia.

Imagem: © AFP 2022 / KenzoTribouillard Sede da OTAN em Bruxelas. Foto do arquivo

Sem comentários:

Mais lidas da semana