quarta-feira, 18 de maio de 2022

Desnazificação | Rússia diz que quase mil militares de Azovstal renderam-se

Segundo a Rússia, mais 694 soldados, escondidos na fábrica siderúrgica de Mariupol, renderam-se nas últimas 24 horas, aumentando o total para 959.

OMinistério da Defesa da Rússia anunciou, esta quarta-feira, que mais 694 soldados ucranianos retidos no complexo siderúrgico de Azovstal, na cidade portuária de Mariupol, se renderam nas últimas 24 horas, aumentando o total para 959 desde segunda-feira.

Segundo o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pela agência de notícias estatal russa RIA, dos 694 soldados que se renderam, 29 estão feridos.

Na terça-feira, o mesmo porta-voz anunciou que 265 militares escondidos no último reduto da resistência ucraniana em Mariupol se renderam, entre os quais 51 feridos.

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Ganna Malyar, confirmou que mais de duas centenas de militares ucranianos se renderam, mas segundo a responsável tratam-se de 264 combatentes, incluindo 53 feridos, que foram retirados da siderúrgica para localidades em território controlado por forças russas e pró-russas no leste da Ucrânia. 

Segundo a agência de notícias Reuters, os militares chegaram, na terça-feira, a uma antiga colónia penal na cidade de Olenivka, controlada pela Rússia.

Assinala-se, esta quarta-feira, o 84.º dia da invasão russa da Ucrânia. Segundo os mais recentes dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito superior, 3.752 civis morreram e outros 4.062 ficaram feridos desde o início da invasão.

Notícias ao Minuto | Imagem: © NATALIA KOLESNIKOVA/AFP via Getty Images

Sem comentários:

Mais lidas da semana