sexta-feira, 3 de junho de 2022

A RAINHA PLATINADA E O RUBLO GARANHÃO – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A guerra da Ucrânia acabou, o Zelensky ficou a falar para os pides dele e o senhor Biden está entretido nos velórios dos tiroteios que são a marca mais inquietante do estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA). Porque eles exportam esses matadores! Militares israelitas armados até aos dentes entraram na Cisjordânia de rompante e dispararam contra miúdos que se manifestavam contra a demolição de um bairro de palestinos, os donos da terra. Um morreu, três estão à beira da morte e mais quatro para lá caminham. O canal Al Jazeera quebrou o silêncio sepulcral dos Media ocidentais e deu a notícia assim: “Tropas de Israel dispararam munições reais contra manifestantes pacíficos”. Está feito. Muda as câmaras para Londres.

Na capital do império colonial fundado e engendrado por piratas sanguinários, por ladrões de alto coturno mas de colarinho branco e cabeleiras empoeiradas, apareceu à janela do palácio uma rainha platinada, tipo Jayne Mansfield. Anita Ekberg ou Catherine Deneuve, esta usurpada pelo ladino Paulo Portas nas brincadeiras do Parque Eduardo VII, em Lisboa. Na rua desfilavam 270 cavalos devidamente ajaezados, contemplados por milhões de burras e burros, mais as assassinas e assassinos do Jornalismo, que resiste estoicamente. Na festa platinada estavam representantes de todas as colónias britânicas. Portugal ficou de fora porque é apenas uma feitoria já lá Vão 650 anos.

Platinadas, não frequento. Sou um reverente apreciador de morenas, quanto mais escuras e inteligentes, melhor. Não me levem a mal nem me colem o rótulo de machista por amar a las mujeres y reñir com los hombres, como diria Casanova quando fez as malas e partiu para França, à caça de marquesas ricaças, casadas e mal servidas na cama pelos poderosos maridos. (Lá estou eu com as ordinarices). 

Mas também sou um nadinha avesso a reinados. Os mesmos Media que criticam, por tudo e por nada, o facto de o MPLA estar no poder em Angola vai para 47 anos, com a legitimidade e o apoio do voto popular, exultam com uma velhota que não larga o osso há 70 anos! Porque ela era loira, agora platinada, branca e europeia. Se fosse angolana, levava mais dentadas nos calcanhares do que levou o Presidente José Eduardo dos Santos por ter passado 22 anos a lutar pela soberania nacional e a integridade territorial, sem qualquer hipóteses de fazer outra cosia que não fosse lutar. Governar, nem pensar! É isso, o Presidente José Eduardo só governou entre Fevereiro de 2002 e 2017. Sempre com a maioria absolutíssima dos eleitores.

Até domingo, os Media ocidentais só dão a rainha coberta de platina e pior da perna. Um alívio, porque as assassinas e assassinos do Jornalismo fazem um intervalo na propaganda a partir da Ucrânia. Eu aproveito para informar que desde Janeiro até hoje, o rublo foi a moeda que mais valorizou no mundo, uma média de 11 por cento. Mas só em Maio a valorização foi de 15,4 por cento. Graças às sanções unilaterais impostas pela União Europeia e o estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA). Está a correr bem! Segundo Zelensky, 20 por cento da Ucrânia já foi à vida.

“A verdade é uma força fortalecedora”. Segundo José Fuso, um daqueles golpistas do 27 de Maio de 1977 que nem teve a coragem de pegar em armas e ficou escondido debaixo das saias da Sita Vales, esta frase com imensa profundidade é de António Guterres, aquele rato de sacristia que o estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) colocou à frente da ONU. Pois, mas a verdade na boca dos golpistas é uma fraqueza enfraquecedora. Uma mentira ignóbil. De ano para ano eles avançam na mentira até níveis inimagináveis. Sujam tudo.

Este Fuso também desfilou nas páginas do Novo Jornal com as suas mentiras idiotas e sem sentido. Eles mentem como quem respira. Diz que os golpistas se limitaram a fazer manifestações de protesto contra “prisões arbitrárias” e o “afastamento de altos dirigentes”. Ai foi? E manifestaram-se quando Nito Alves e os seus sequazes prenderam quem tinha ligações à Revolta Activa? Manifestaram-se quando a camarilha de Nito Alves, Sita Vales e Zé Van-Dúnem prenderam dezenas de camaradas das estruturas do Poder Popular, sobretudo do Órgão Coordenador das Comissões Populares de Bairro? Manifestaram-se quando a direcção do Diário de Luanda foi demitida pelos bandidos do Nito Alves, apenas porque defenderam, num editorial, os camaradas presos? Foram acusados de “sabotadores do processo produtivo”. Sabem o que isso queria dizer? Eu digo: fuzilamento ou campo de reeducação do Bentiaba. Manifestaram-se quando Agostinho Neto afastou o comandante Monty? Nem um pio.

A aldrabice mais repugnante deste Fuso na chafurdice do Novo Jornal é esta: “Todos queriam o apoio de Agostinho Neto ou julgavam ir em seu apoio”. Os “manifestantes” que os golpistas transformaram em escudos humanos iam ao Palácio apoiar Agostinho Neto. Juntaram-se em frente à Rádio Nacional, há horas ocupada pelos golpistas, para apoiarem Agostinho Neto. Mas aos microfones eles diziam que apoiavam Nito Alves e a “revolução” deles. 

No seu depoimento escrito, Monstro Imortal afirma que a manifestação popular servia de capa aos golpistas para invadirem o Palácio da Cidade Alta e depois matarem Agostinho Neto. Ele próprio, dada a proximidade que tinha com o presidente, ficou com a missão de matá-lo. Grande apoio. O Fuso pode não saber, mas o depoimento escrito existe. Só não é tornado público porque isso interessa a quem quer embaciar a figura de Agostinho Neto. Mais um pormenor. Monstro Imortal ficou com a incumbência de matar Agostinho Neto porque dele ninguém desconfiava. Pouca gente sabe que o matador eras seu afilhado de casamento. O golpista ia matar o padrinho. Como foi demitido do comando da Frente Norte (substituído pelo comandante Ndozi) ficou com essa pedra no sapato e o 27 de Maio, para o golpista, era o momento da vingança: Matar o padrinho que o demitiu!

Este Fuso anda muito confuso. E arrastou para a kibanga de porcos onde todos chafurdam, a filha de Saidy Mingas, o ministro das Finanças assassinado pelos golpistas. Diz ele que ela não recebeu a certidão de óbito do pai. Estes porcalhões enlouqueceram. A filha de Avelino Mingas (Saidy) foi criada por Rui Mingas, era uma criança de tenra idade, em 1977. Se não teve uma certidão de óbito do pai foi porque não a pediu. Espero que esta vítima dos golpistas não se deixe instrumentalizar pelos assassinos do pai e do melhor que na época existia em Angola. Porque ficou sem pai mas corre o risco de perder o futuro. Enquanto não se empanturrarem de dinheiro do Estado Angolano, os golpistas não descansam. E agora que estamos perto das eleições, é o festival de aldrabices a que estamos a assistir nos jornais, nas televisões e no cinema. Todas e todos filados no dinheiro fácil. O triunfo dos porcos, está quase.

*Jornalista

Imagem: Obra de Pablo Picasso 

Sem comentários:

Mais lidas da semana