domingo, 17 de julho de 2022

ACJ confessa contratação de ex-Mossad e dá maus exemplos a países africanos

Tribuna de Angola

Encostado à parede pelas nossas revelações e o mal-estar que ex-agentes israelitas estavam a provocar na Unita, ACJ utilizou uma técnica de marketing político e fez o que se chama “come clean”. Veio confessar que era verdade o segredo que toda a gente já sabia: contratou os serviços de Adi Timor (ex agente da Mossad) e seus associados para intervirem nas eleições angolanas.

Para justificar essa contratação, Adalberto deu exemplos de países africanos onde os israelitas tinham trabalhado e mudado o poder. Mencionou o Malawi, o Botswana, a Zâmbia e o Gana.

No Botswana enganou-se redondamente sobre o papel de Adi Timor.

Desde a independência (1966) e até à data, todos os primeiros-ministros e presidentes representaram o Partido Democrático do Botswana (BDP). Todos.

Adi Timor não promoveu mudança nenhuma.

Aliás a sua passagem pelo Botswana foi bem controversa. Adi Timor foi contratada pelo partido no poder para as eleições de 2014, mas entrou em choque com eles devido a questões financeiras. Segundo se escreveu na época (jornal Sunday Standard) o partido que Adi Timor assessorou não lhe quis pagar porque considerou que ela não tinha cumprido os objectivos e levava demasiado caro.

Aparentemente, a desavença deveu-se ao facto do partido ter baixado para 46% dos votos quando queria 70%. É capaz de ser este o caminho da Unita, uma derrota estrondosa, pois as eleições não se decidem nas redes sociais.

Fraco exemplo que ACJ foi arranjar. Um trabalho caro e mal feito para manter o partido do poder no Botswana.

Na Zâmbia, a intervenção de Adi Timor foi em 2016, não nas actuais eleições, e foi descrita pela imprensa como “desonesta” e declarada indesejada. Aparentemente, cobrou 1,4 milhões de USD.

Um jornal escreveu: “A relação cordial que existe entre a Zâmbia e Israel será arruinada se a Timor Consulting for autorizada a permanecer no país e desempenhar um papel nas eleições gerais de 11 de Agosto de 2016” e o mesmo jornal acrescentou:” A Timor Consulting, uma empresa israelita de propaganda eleitoral, recebeu ampla condenação da opinião pública na Zâmbia que acusa a empresa de tentar defraudar eleições em favor do partido no poder.”

A presença de Adi Timor levou a graves dificuldades nas relações entre a Zâmbia e Israel.

Na Zâmbia, temos tal como no Botswana, Adi Timor a tentar manter um partido no poder, a ser acusada de levar dinheiro a mais, e sobretudo, isso é que é grave, a ser acusada de preparar a fraude eleitoral.

Há que haver verdade. Não é uma invenção de gabinetes psicológicos, é uma realidade nos outros países africanos. As acusações de fraude eleitoral a Adi Timor repetem-se em vários órgãos de imprensa de diversos países.

No Malawi, Adi Timor conseguiu explorar a fragilidade das instituições e ajudar a eleger o Presidente que se tem notabilizado por nomear familiares para cargos políticos e de topo.

Finalmente, onde ainda foi mais polémica do que no Botswana e Zâmbia, foi no Gana. As acusações sobre o seu papel e de mais 14 agentes israelitas que desembarcaram para perturbar as eleições no Gana sucedem-se e são referidas em vários órgãos da imprensa mundial.

A própria imprensa israelita conta a história escrevendo acerca de Adi Timor e do seu grupo que não estavam lá para reuniões de negócios comuns, mas tinham vindo com uma agenda para influenciar a eleição nacional do Gana. Adiantando mais à frente que a sua função era defraudar a eleição para garantir a eleição do Presidente, que ganhou por uma curtíssima margem e acusações generalizadas de fraude.

Adalberto acertou nos países em que Adi esteve (há mais e com semelhantes polémicas), mas não acertou em mais nada. Na maior parte dos casos, Adi Timor, ex agente da Mossad, acabou zangada e acusada de levar dinheiro a mais, ajudou a manter os que lá estavam e não a mudar, e há sempre histórias de uso de tecnologia para fraude.

Na verdade, com este historial, Adi Timor deveria ser colocada debaixo de investigação em Angola, e proibida de entrar, quanto à Unita-ACJ, há uma sombra de ilegalidade a investigar.

Sem comentários:

Mais lidas da semana