sexta-feira, 15 de julho de 2022

Kurta: CARTEL CRIMINOSO, UM CRIMINOSO DE GUERRA MADE IN EUA, E MAIS...

Paula Santos, diretora adjunta do Expresso trata hoje do Curto do Expresso em forma de newsletter. Paula, boa publicista, até junta imagens correspondentes ao que aborda. Foto de capa sobre a entrevista ao PR Marcelo da autoria de Francisco Pinto Balsemão. Amigos para sempre. Conhecem-se quase desde bebés. Marcelo também pertence ao Bilderberg? Que importa isso? Já tivemos nos governos e na Presidência quem recebesse “mimos” da CIA e de outras organizações terroristas. Foram outros tempos, é certo. Agora são estes tempos e é tudo muito mais secreto e alegadamente muito democrático. Qualquer coisa é sempre de desconfiar apesar de ficar tudo na mesma. O povinho papalvo só tem de trabalhar, trabalhar, trabalhar. Deve também de pagar impostos, pagar, impostos, pagar impostos. E sorrir, fazer de conta que é feliz e ignorar que a Pátria Madrasta só assim é corretamente definida porque além de pagar e não bufar também é vítima de esclavagismo, de mentiras, ocultações, chulice, de corrupção e roubos a que chamam “desvios” que voam para os Paraísos Fiscais e etc. E como acabaram com a sigla PIDE-DGS tudo disso foi para a prateleira SIS e congéneres. Oh tás quietinho ou levas no focinho. É canção e destino. Como assim é também o Oh Tempo Volta P’ra Trás. Rica democracia, Pobre povinho. E os desavergonhados nos poderes a lixar o mexilhão mesmo quando o mar não bate nas rochas, substituem isso com despejos das casas de pobres  famílias que não conseguem pagar as rendas e prestações aos bancos… Democracia, não é? Povo livre, não é? Caramba. Seus desavergonhados. É preciso ter muita lata. E vossemecês têm-na!

Ops! Mas não foi disso que viemos aqui botar faladura ou escritura. Adiante e avancemos para o Curto do Expresso balsemista. O tio merece publicidade como prémio de ainda andar a trabalhar no jornalismo e nas entrevistas aos amigos do peito e do berço. Daqueles que nascem com o traseiro virado para a Lua.

Para acabar chamamos a atenção para uma foto (entre muitas) que o Curto traz originalmente. É de um velhote que parece que não parte um pires mas que ao longo da vida partiu a louça toda que conseguiu capturar e/ou simplesmente assassinar. É ele, a besta, Kissinger, um criminoso de guerra e de crimes contra a humanidade – pela parte de Portugal lembramos Timor-Leste e rendemos aqui homenagem às centenas de milhares de timorenses que foram assassinados após a invasão de Timor-Leste pelos generais indonésios que receberam luz verde para a aniquilação de centenas de milhares de timorenses por esse mesmo Kissinger, secretário de estado dos EUA terrorista, acompanhado pelo seu presidente Gerald Ford… "E héé, já lá vai tanto tempo!" – exclamarão. Pois, sim, é verdade, foi em 1975. Mas também é verdade que o criminoso continua impune pelos crimes em que é corresponsável em várias latitudes e longitudes e anda por aí descaradamente bonitinho com besunto de velho rijo nas fotos e a ser recordado como sábio de geoestratégias criminosas contra a humanidade, contra a democracia de facto e a vontade de povos. Eis a seguir a foto do criminoso em referência. A seguir vão ler o Curto e não esqueçam que ler faz bem ao conhecimento mas implica devermos pensar e saber tirar as ilações e lições que tantas vezes parecem ocultas… Enfim, sacanices. O Curto, com esse tal criminoso Kissinger made in EUA. Bom fim-de-semana, se conseguirem.

Uma nota: Atentem nos fogos que estão a ser apagados pelo Cartel Espanhol... Estão a ser apagados ou os fogos provém de fogo posto pelo tal cartel espanhol? Está a ser difícil de compreender corretamente o que anunciam. Vão lá ver a seguir.

MM | PG


Cartel alvo da justiça espanhola combate fogos em Portugal. Balsemão entrevista Marcelo e Kissinger na Revista. O Expresso nas bancas

Paula Santos | Expresso

Bom dia!

O mais recente rescaldo das autoridades revelava a existência de 13 fogos ativos às primeiras horas da manhã em Portugal, com mais de mil bombeiros a combater as chamas que deixam maiores preocupações em Ponte da Barca, Abiul e Baião.

Há cinco distritos do centro e interior norte em alerta vermelho por causa do calor e um país inteiro em estado de contingência, pelo menos até domingo. Tem aqui tudo, atualizado ao longo do dia, sobre a evolução da situação.

Seja bem vindo à sua newsletter desta sexta-feira, dia de destaques de mais uma edição do Expresso, já nas bancas.

Começamos com a notícia de uma investigação com a assinatura do Expresso.

Empresas acusadas de corrupção em Espanha ganham combate a fogos em Portugal.

Vencedor de concurso da Força Aérea, num negócio avaliado em 43 milhões de euros, partilhou ganhos com o segundo classificado.


Na manchete desta semana revelamos que estas empresas, implicadas pela justiça espanhola no cartel do fogo sob acusação de manipularem o mercado e os preços, estarão a utilizar o mesmo esquema do lado de cá da fronteira.

Na semana em que regressámos à aflição dos incêndios, não temos boas notícias para lhe dar. Tome nota.

Os dias de risco elevado, com temperaturas acima do normal, vão duplicar nos próximos anos. Sabia que as temperaturas atingiram novos valores máximos em 13 localidades? E que a PJ já tem uma base de dados com o perfil de 700 incendiários portugueses?

Temos reportagem no terreno. E respostas para a pergunta: porque arde Portugal?

Contamos-lhe que há atrasos que levam o SIRESP a ter ainda de esperar dez anos para ter uma rede atualizada de forma a utilizar a tecnologia 5G que permite o recurso a imagens e vídeo nas comunicações de emergência.

No que toca à responsabilização política de tudo o que se passa por estes dias no terreno, a intenção - revelamos nesta edição - é que as culpas sejam partilhadas.

Há um reencontro único em destaque na primeiro página do Expresso.

Francisco Pinto Balsemão entrevista Marcelo Rebelo de Sousa. Duas horas de conversa para o podcast da série Deixar o Mundo Melhor resultaram em raras revelações pessoais e políticas.

Fique com algumas pistas. O Presidente da República deixa um desabafo: “Estar próximo de tudo provoca um desgaste físico e psíquico brutal”. Sobre o futuro do primeiro-ministro no Governo arrisca:”Conheço-o desde os 19 anos. O que ele disse é para levar a sério”. E faz ainda uma confissão: “Sou providencialista, além de católico e de fátimista”. E há muito mais para ler e para ouvir, pelo que prometo voltar ao tema mais à frente.

Ainda algumas notas antes de passar aos destaques da Economia e da Revista.

Corpo do ex Presidente José Eduardo dos Santos disputado por todos. João Lourenço quer funeral de Estado em Luanda mas a família – desunida – contesta e fala em oportunismo político.

Ordem dos Médicos tem 1733 processos pendentes. Reclamações contra clínicos aumentaram 36% em quatro anos.

Costa e Montenegro adiam dossiês polémicos. Conversas sobre temas polémicos como o aeroporto podem durar meses.

Polémica em torno da eleição do novo líder parlamentar do PSD. Houve deputados que foram convidados e desconvidados para a equipa de Miranda Sarmento. O episódio terá tido impacto (negativo) na votação.

Adivinha-se uma revolução na indústria automóvel com fim previsto dos carros com motor a combustão. Será que o setor sobrevive?
É o tema na foto de capa do Caderno de Economia, mas o principal destaque é outro.

Auditoria do Tribunal de Contas à gestão do Novo Banco persegue os gestores, na tentativa de encontrar os responsáveis pelas perdas desde 2014.

Portugal tem a pior campanha de cereais em 100 anos. As estimativas já apontavam para mínimos históricos, mas a realidade consegue bater as piores previsões.

Prestações de crédito a subir. Com o aumento das taxas Euribor, já se paga mais 50 euros por cada 150 mil em dívida.

Maioria das empresas não tem medidas anti-inflação para atenuar o impacto do poder de compra dos trabalhadores, apesar da subida dos preços. O tema ainda não entrou na agenda dos empresários.

Alpac: quem são e que negócios têm os novos donos de media em Portugal e na Europa.

Matos Fernandes na mira das associações de taxis. Portugal foi dos primeiros países a autorizar a Uber. Os motoristas de táxi recuperam a ideia quando rebenta o escândalo internacional.

Passemos então à Revista!

História Viva. Henry Kissinger tem 99 anos e deu uma entrevista ao historiador e investigador Niall Ferguson. O estadista da Guerra Fria, sem medo das palavras, continua a não deixar ninguém indiferente com as suas opiniões, sejam sobre Putin, a Ucrânia ou a China. Neste texto que destacamos na Revista, Kissinger sublinha o “período muito difícil que o mundo está a passar”.

Mulheres de armas. A reportagem nas forças armadas portuguesas onde, há quatro anos, a percentagem de mulheres era de pouco mais de 11%.

Concert for Earth. O festival está agendado para os dias 22 e 23 deste mês nos Açores e nasceu da iniciativa de Nuno Bettencourt, o homem que ganhou fama como guitarrista dos Extreme. O artista, de origem açoriana, explica ao Expresso como planeou tudo, em nome da defesa do ambiente.

A espuma da ondas para descobrir no vícios desta semana. Ou como há cada vez mais pranchas nas praias portuguesas, sinal de crescimento de um desporto que já deixou de ser apenas uma brincadeira de crianças: o surf.

Fechamos o ciclo dos destaque de mais uma edição do Expresso e seguimos para as sugestões a que já se habituou.

PODCASTS A NÃO PERDER

Marcelo Rebelo de Sousa: "Eu era e sou um solitário" - Como prometido, regressamos à entrevista do Presidente da República por Francisco Pinto Balsemão no podcast Deixar o Mundo Melhor. Já lhe desvendámos algumas ideias da parte política, mas a conversa passa ainda pela vida pessoal de Marcelo Rebelo de Sousa, sem esquecer os efeitos de uma presidência ”intensa”, os motivos para a recandidatura, a guerra na Ucrânia e a agenda sobrecarregada que acaba por afetar a sua vida afetiva e sentimental. A não perder.

Helena Roseta: "A energia das pessoas é mais importante do que o dinheiro" - No último episódio do podcast de ética e sustentabilidade Ecosofia X, Sofia Guedes Vaz e Cristina Gouveia conversam com Helena Roseta. Uma conversa sobre sustentabilidade, pessoas felizes e “ganhos d’alma”.

Economia portuguesa: uma boa notícia e seis más - Paulo Baldaia recebe o editor de Economia do Expresso, João Silvestre, no podcast Expresso da Manhã sobre a revisão do crescimento da economia portuguesa.

Todas as noticias têm atualização permanente por aqui.

E além da versão impressa de mais uma edição do seu jornal, já sabe que também pode aceder à versão digital.

A edição agora nas bancas inclui mais uma edição dos Guias de Verão, desta vez dedicado aos Açores.

Que não lhe faltem leituras, tenha uma boa sexta-feira e um fim de semana sereno, de preferência sem sobressaltos ou sustos causados pelas altas temperaturas.

Proteja-se!

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana