#Traduzido em português do Brasil
Um ataque com mísseis russos destruiu um depósito de mísseis antinavio Harpoon na cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, anunciou o Ministério da Defesa russo em 17 de julho.
“Um armazém de mísseis antinavio Harpoon fornecidos à Ucrânia por países da OTAN foi destruído com mísseis [russos] de longo alcance de alta precisão em um local industrial em Odessa”, disse o porta-voz do MoD, tenente-general Igor Konashenkov, durante seu briefing diário.
O Harpoon é um míssil antinavio
que desliza sobre o mar equipado com um INS [sistema de navegação inercial]
auxiliado por GPS e um buscador de radar ativo. Quando lançado da
superfície, o míssil tem um alcance de
O armazém foi relatado como alvo de mísseis de cruzeiro furtivos Kh-101, que foram lançados de bombardeiros estratégicos Tu-95.
O Kh-101, que foi desenvolvido
pela MKB Raduga, tem um alcance máximo de
Nos últimos meses, a Ucrânia
recebeu mísseis Harpoon de vários de seus aliados ocidentais. No final de
maio de
Este não foi o primeiro ataque russo a atingir os mísseis Harpoon recém-adquiridos da Ucrânia. Em 8 de julho, um ataque de míssil pontual no oblast de Odessa eliminou dois lançadores de mísseis antinavio Harpoon que foram recentemente fornecidos pelo Reino Unido.
Os EUA e seus aliados alegaram que seu movimento para fornecer à Ucrânia mísseis Harpoon visa “derrotar o bloqueio naval da Rússia”. Rússia e Ucrânia já chegaram a um acordo para acabar com o bloqueio. No entanto, os mísseis Harpoons ainda estão aparentemente sendo enviados para a Ucrânia. O objetivo real desses mísseis é aumentar o conflito na Ucrânia.
Ler
MoD russo divulga imagens de ataque com mísseis no lançador HIMARS ucraniano
Em vídeo: Míssil de cruzeiro furtivo russo confunde defesas aéreas ucranianas
Sem comentários:
Enviar um comentário