domingo, 17 de julho de 2022

RUSSIA DESTRUIU MÍSSEIS ANTI-NAVIO HARPOON EM ODESSA, NA UCRÂNIA

#Traduzido em português do Brasil

Um ataque com mísseis russos destruiu um depósito de mísseis antinavio Harpoon na cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, anunciou o Ministério da Defesa russo em 17 de julho.

“Um armazém de mísseis antinavio Harpoon fornecidos à Ucrânia por países da OTAN foi destruído com mísseis [russos] de longo alcance de alta precisão em um local industrial em Odessa”, disse o porta-voz do MoD, tenente-general Igor Konashenkov, durante seu briefing diário.

O Harpoon é um míssil antinavio que desliza sobre o mar equipado com um INS [sistema de navegação inercial] auxiliado por GPS e um buscador de radar ativo. Quando lançado da superfície, o míssil tem um alcance de 124 a 280 quilômetros, dependendo da versão. Está armado com uma ogiva de alto explosivo de penetração de 221 kg.

O armazém foi relatado como alvo de mísseis de cruzeiro furtivos Kh-101, que foram lançados de bombardeiros estratégicos Tu-95.

O Kh-101, que foi desenvolvido pela MKB Raduga, tem um alcance máximo de 4.500 a 5.500 quilômetros. O míssil guiado por um INS [sistema de navegação inercial] auxiliado pelo GLONASS. É supostamente reorientável e também pode ser equipado com um radar ou buscador óptico para orientação do terminal. Está armado com uma ogiva convencional de 400 a 450 kg.

Nos últimos meses, a Ucrânia recebeu mísseis Harpoon de vários de seus aliados ocidentais. No final de maio de 2022, a Dinamarca enviou lançadores e mísseis Harpoon para a Ucrânia e, pouco depois, a Holanda enviou mísseis adicionais. Mais tarde, em meados de junho de 2022, os EUA anunciaram que forneceriam à Ucrânia lançadores e mísseis Harpoon e o secretário de Defesa do Reino Unido disse que também estava procurando fornecer à Ucrânia os mísseis.

Este não foi o primeiro ataque russo a atingir os mísseis Harpoon recém-adquiridos da Ucrânia. Em 8 de julho, um ataque de míssil pontual no oblast de Odessa eliminou dois lançadores de mísseis antinavio Harpoon que foram recentemente fornecidos pelo Reino Unido.

Os EUA e seus aliados alegaram que seu movimento para fornecer à Ucrânia mísseis Harpoon visa “derrotar o bloqueio naval da Rússia”. Rússia e Ucrânia já chegaram a um acordo para acabar com o bloqueio. No entanto, os mísseis Harpoons ainda estão aparentemente sendo enviados para a Ucrânia. O objetivo real desses mísseis é aumentar o conflito na Ucrânia.

South Front

Ler em South Front:

MoD russo divulga imagens de ataque com mísseis no lançador HIMARS ucraniano

Em vídeo: Míssil de cruzeiro furtivo russo confunde defesas aéreas ucranianas

Sem comentários:

Mais lidas da semana