terça-feira, 25 de outubro de 2022

Portugal | COTRIM SAI DE LIDER DO IL, RUI ROCHA AVANÇA NO CAMINHO DO CHEGA

Cotrim de Figueiredo deixa a liderança do Iniciativa Liberal, Rui Rocha é o mais que previsível futuro eleito para a liderança daquele partido político declarado liberal. Comentadores e elementos do IL não vêem com bons olhos a mais que provável liderança de Rui Rocha e já se declaram seus opositores para a liderança. Em causa estão tementes procedimentos daquele eventual líder numa colagem ao Chega, por conseguinte com uma viragem ainda mais à direita comprovadamente fascista, antidemocrática e racista, que para já viola os princípios estatutários desde a formação do recente partido Iniciativa Liberal com representação na Assembleia da República. (PG)

Cotrim Figueiredo deixa IL. Partido vai a eleições em Dezembro

Líder dos liberais deixará o cargo e vai haver eleições para todos os órgãos do partido em dezembro. Cotrim fala em necessidade de "mudar atitude" perante a oposição de uma maioria absoluta e já há pelo menos um candidato anunciado à sucessão.

A Iniciativa Liberal (IL) anunciou este domingo que o partido irá a eleições já em dezembro e que João Cotrim Figueiredo, atual líder, "não será novamente candidato". A decisão foi anunciada em comunicado pelo partido.

Na declaração enviada pela IL, os liberais afirmam que são "um partido de ideias e também um partido diferente na mudança de liderança", com Cotrim Figueiredo a deixar a liderança "após ter tido um excelente resultado nas últimas eleições legislativas" [a IL passou de um deputado único, Cotrim Figueiredo, para um grupo de oito parlamentares].

Segundo indica o comunicado: "A Comissão Executiva da IL solicitou ao Conselho Nacional que marque também eleições para a Comissão Executiva na próxima Convenção Nacional, com o objetivo de se proceder ao alinhamento dos mandatos de todos os órgãos estatutários". É também intenção renovar a moção de estratégia global tendo em conta "o quadro político saído das últimas eleições legislativas", apurando assim a estratégia para as eleições futuras.

As eleições para a nova constituição de todos os órgãos da IL terão lugar em dezembro, na VII Convenção Nacional do partido. "Esta Convenção Nacional, de carácter electivo, será aberta à participação de todos os membros e irá eleger a nova Comissão Executiva" da IL, aprovando ainda a moção de estratégia global para os próximos dois anos, especifica o partido.

Numa comunicação enviada por João Cotrim Figueiredo aos militantes e posteriormente publicada nas redes sociais, o agora líder demissionário fala numa decisão "difícil pessoal e politicamente, mas é baseada numa análise política objetiva e pretende ser um exemplo" da sua convicção às ideias liberais. "O partido precisa de uma atitude mais combativa, mais popular e mais abrangente a nível nacional e entendo não ser eu a pessoa indicada para protagonizar essa mudança", acrescenta, considerando que "o trabalho de oposição a uma maioria absoluta e o posicionamento dos diversos partidos implica uma abordagem distinta da que tem seguido até aqui."

Apesar da demissão do cargo, a Iniciativa Liberal garante que "Cotrim Figueiredo irá manter-se disponível para reforçar o projeto político do partido naquilo que a nova liderança entenda ser útil". Por agora, o futuro do líder liberal ainda não é totalmente claro.

Assim que for eleita, a nova liderança partidária terá pela frente, já em 2023, as Eleições Regionais na Madeiras e, depois, em 2024, as Europeias e as Regionais nos Açores.

Oposição interna fala em "surpresa"

Perante a notícia da demissão de Cotrim dos destinos da IL, a oposição interna diz, em declarações ao DN, que a decisão de ir a eleições em dezembro "compreende-se pela necessidade de homogeneizar as datas dos mandatos, porque a Comissão Executiva teria mais um ano pela frente". A surpresa, diz Nuno Simões de Melo, "é a não recandidatura de Cotrim".

Munindo-se das palavras do líder demissionário, Simões de Melo defende que "é necessário, de facto, que haja uma atitude mais combativa e o partido tem quadros mais do que suficientes para assegurar os destinos futuros". E, com a alteração na liderança do partido, Simões de Melo diz acreditar "numa mudança na combatividade nos próximos tempos". O objetivo é que o partido "seja mais aguerrido e lute para tornar Portugal mais liberal".

Enquanto rosto principal de uma das listas candidatas - a Lista B -, Nuno Simões de Melo garante: "Não nos demitiremos da nossa missão: tornar Portugal mais liberal e de meter no partido uma atitude mais aguerrida."

Deputado candidata-se a líder

Entretanto, o deputado da IL Rui Rocha já anunciou a sua candidatura ao lugar que Cotrim deixará vago em dezembro.

Numa declaração publicada nas redes sociais, Rui Rocha anunciou que decidiu candidatar-se à liderança do partido, sob "dois objetivos fundamentais: continuar o atual sucesso da IL e popularizar o Liberalismo pelo país, afirmando as ideias e os valores liberais com convicção e humildade para transformar Portugal num país mais próspero, mais justo e mais livre."

"Comigo, a Iniciativa Liberal será o partido de todos os liberais e dos que acreditam em Portugal e nas suas pessoas, no trabalho, no mérito e no seu reconhecimento", anuncia o deputado.

Rui Miguel Godinho | Diário de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana