domingo, 6 de novembro de 2022

AS VICISSITUDES DA GUERRA NA UCRÂNIA QUE O OCIDENTE TANTO ESCAMOTEIA

Kiev vai evacuar todos os civis em caso de apagão total

Carmen Guilherme | Notícias ao Minuto

As autoridades de Kiev terão começado a planear a evacuação dos três milhões de moradores da capital, em caso de apagão total, segundo avança o New York Times.

Num altura em que as forças russas continuam um ataque generalizado contra as infraestruturas de energia do país, funcionário municipais começaram a montar 1.000 abrigos, ao mesmo tempo que engenheiros tentam consertar as estações que foram danificadas ou destruídas sem os equipamentos necessários.

"Se não houver energia, não haverá água nem esgoto. É por isso que o governo e a administração da cidade estão a tomar todas as medidas possíveis para proteger o nosso sistema de fornecimento de energia", disse Roman Tkachuk, diretor de segurança do governo municipal de Kyiv.

O responsável admite que a capital poderá perder "todo o sistema elétrico" se a Rússia continuar os ataques. As autoridades serão informadas de uma possível falha na rede com pelo menos 12 horas de aviso, altura em que começarão "a informar as pessoas e pedir que saiam".

"A cada dia está-se a tornar cada vez mais difícil sobreviver" em Bakhmut

Carmen Guilherme | Notícias ao Minuto

Os residentes da cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, estão a viver em péssimas condições, com registo de civis mortos ou feridos diariamente, segundo revelou o vice-autarca,  Oleksandr Marchenko. 

"A cada dia está-se a tornar cada vez mais difícil sobreviver nesta cidade", disse Oleksandr Marchenko, citado pela Reuters, acrescentando que mais de 120 civis foram mortos desde o início da invasão, em fevereiro.

Segundo o responsável, não é sabido o número exato de pessoas mortas em alguns dos distritos, uma vez que há combates ativos ou algumas localidades já ocupadas pelas forças russas.

Ao mesmo tempo, as tropas ucranianas estão a "segurar firmemente a linha da frente".

Sublinhe-se que Bakhmut tem sido um alvo importante para os militares russos no seu avanço pela região de Donetsk, um dos territórios que Moscovo diz ter anexado, e tem testemunhado intensos combates. Há quase dois meses que Bakhmut não tem eletricidade, gás e água.

Sem comentários:

Mais lidas da semana