sábado, 10 de dezembro de 2022

Angola | GOVERNO INDEFERE MARCHA PELOS DIREITOS HUMANOS EM LUANDA

Bloco Democrático convocou uma marcha para celebrar 74º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos. Governo alegou que não são permitidas "manifestações ou marchas" antes das 13:00 de sábado.

O Governo angolano indeferiu a marcha pelos direitos humanos em Luanda, convocada pelo Bloco Democrático, para este sábado (10.12), para celebrar o 74º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos.

Uma nota do Governo Provincial de Luanda dirigida ao secretário-geral do Bloco Democrático refere que a iniciativa, agendada para a manhã deste sábado (10.12), Dia Internacional dos Direitos Humanos, não se podia realizar, uma vez que "manifestações ou marchas" não são permitidas antes das 13:00 de sábado.

Alegou ainda o "risco de colisão de direitos ligados à segurança dos chefes de Estado e de Governo da OEACP", cuja cimeira decorre até hoje, tendo em conta que os "traçados predefinidos pelos órgãos que controlam o tráfego e mobilidade da província são próximos do itinerário proposto para a referida marcha".

Os promotores da marcha convidaram "amigos, simpatizantes, ativistas ligados à defesa dos direitos humanos e a sua promoção, e todos atores sociais e políticos a serem parte deste evento, de forma a massificar, fomentar e promover os direitos humanos e o respeito que este merece num Estado que precisa efetivamente de ser democrático e que as lesões acometidas pelo Regime, contra ativistas, políticos e outras pessoas singulares e coletivas possa ser resolvida em diálogo e com abertura para a participação do cidadão na vida política do seu país, e não persegui-los até a morte".

Borralho Ndomba (Luanda) | Deutsche Welle | Lusa

Conheça o Mural da Resistência em Luanda

Intervenção urbana inaugurada em Luanda com pinturas em homenagem a personalidades importantes da história recente em Angola.

Veja AQUI em Deutsche Welle as 10 fotos – imagens de Manuel Luamba

Sem comentários:

Mais lidas da semana