sábado, 10 de dezembro de 2022

Angola | O INTESTINO GROSSO DO GALO NEGRO -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O bicho tem dentadura de leão. Mas não é leão. O bicharoco tem garras de leão mas não é leão. O animal feroz tem bafo de leão mas não é leão. O que é então? É a mulher do leão. O Sindicato dos Jornalistas Angolanos tem bafo de UNITA mas não é UNITA. Tem garras de UNITA, mas não é UNITA. Tem truques da UNITA mas não é UNITA. Tem discurso de Liberty Chiaka mas não é UNITA. O que é então? O intestino grosso da UNITA.

Teixeira Cândido tem bafo de Adalberto da Costa Júnior mas não é. Tem ejaculações precoces como o Adalberto mas não é. Faz de intestino grosso da UNITA talqualmente o Adalberto. Mas não é. Assalta o Sindicato dos Jornalistas Angolanos mas não é salteador. O que é então? O intestino grosso da UNITA.

Por isso, o Liberty Chiaka acaba de anunciar que a UNITA vai pôr milhões de militantes e simpatizantes do Galo Negro (está a ficar esbranquiçado à karkamano bóer…) na manifestação anunciada pelo Teixeira Cândido, em defesa da liberdade de imprensa. No final do desfile, o Abílio Camalata Numa, o Wuambu eo Paulo Lukamba Gato acendem uma grande fogueira na Praça da Independência e atiram lá para dentro os jornalistas de verdade que ousarem participar na golpada. Já estou com arrepios de frio!

Tal como já tinha informado vossas excelências, a aldrabice dos assaltos às instalações do Sindicato dos Jornalistas Angolanos é gato escondido com o rabo da UNITA de fora. Quando Teixeira Cândido associou o primeiro “assalto” à liberdade de imprensa, percebi logo que aquilo vinha do intestino grosso do Galo Negro. Ontem o Liberty Chiaka confirmou com uns peidos mal paridos. 

A “manifestação” do dia 17 de Dezembro pela “liberdade de imprensa” é uma golpada da UNITA. Golpe mesmo! Saibam as e os mais distraídos que há um movimento mundial que visa colocar no poder forças de extrema-direita de extracção nazi. A guerra na Ucrânia é uma peça dessa manobra internacional. Por falar nisso, tenho imensa pena que o Papa Francisco tenha afirmado que os “russos” estão a fazer na Ucrânia o mesmo que os nazis fizeram na Polónia. 

Na época, a informação não circulava como hoje e provavelmente não chegou à Argentina a notícia do Exército Vermelho libertando os judeus dos campos de extermínio na Polónia e na Alemanha. Saiba sua santidade que os libertadores eram “russos” ou melhor, soviéticos. Provavelmente não chegou à Argentina a notícia da entrada triunfal das tropas soviéticas em Berlim, dizimando o que restava do III Reich.  

Os “aliados” ficaram, em segurança, à espera que os “russos” acabassem com o perigo nazi. Só depois cantaram vitória. Hitler já tinha dado o chau e a dona Eva Braun igualmente. Suicídio. Goebbels matou a mulher e os seis filhos com cianeto. Depois matou-se. Himmler também se suicidou. Dezenas de altos servidores do III Reich suicidaram-se quando o Exército Vermelho entrou triunfalmente em Berlim. 

Os soviéticos (“russos”) libertaram quem estava nos campos de extermínio. O Papa Francisco está equivocado. Afinal os papas são tão falíveis como eu, que sou um falhanço incansavelmente obstinado. E sou bastante pecador. Mas quando se trata do Papa Francisco sinto necessidade de colaborar com ele. Quando sua santidade quiser falar de extermínios não aponte o dedo aos “russos”. Aponte para a Inquisição que era muito competente a exterminar.

Teixeira Cândido, no papel de intestino grosso da UNITA, diz que os “assaltos” à sede do Sindicato dos Jornalistas Angolanos são actos contra a liberdade de imprensa. Intimidações. Ameaças. Desavergonhado! Ele sabe bem que existe uma tropa de choque pronta a prestar serviços especiais aos Estados. Ou a enveredar pelo caminho da chantagem e extorsão. Chamam-lhes “consórcios de jornalistas”. 

Meninas e meninos lembram-se do Luanda Leaks? Os ocupantes do poder contrataram um rapazola portuga (Rui Pinto) e ele violou os ficheiros das empresas de Isabel dos Santos. Simples. Hoje parece que está ao serviço da polícia portuguesa e é emprestado a outras polícias quando é preciso. 

Já ouviram falar em “hackers”? Aquilo é tiro e queda. Entram nos computadores até dos governos e serviços secretos dos países. Vendem a documentação a quem dá mais. Então digam lá: Acham mesmo que alguém com poder é assim tão estúpido que manda uns larápios roubar os computadores dos jornalistas? Brincalhões.

Quem quiser saber o que está no “disco duro” do meu computador contrata um qualquer Rui Pinto para o serviço. Provavelmente já o fizeram e eu nem dei conta. Depois é só proceder à “descompilação” e está feito. Não sejam ridículos. Não se exponham tão estupidamente como intestino grosso da UNITA. Tripas ao sol, não. Cheiram mal.

Teixeira Cândido diz que recebeu mensagens ameaçadoras. Foi ele que pediu aos amigos para lhe enviarem essas mensagens. E depois? Algum jornalista digno da profissão se intimida com mensagens e telefonemas ameaçadores? Então não é jornalista. Como um militar que tem medo dos estrondos não pode ser militar.

Eu recebo, quase todas as madrugadas, telefonemas insultuosos e ameaçadores de desconhecidos. Respondo aos insultos. Ameaçam cortar-me as mãos. Eu ameaço cortar-lhes os tomates e o apêndice adjacente. Eles insultam-me e eu despejo o cardápio dos meus insultos. Rio-me deles e eles ficam ainda mais furiosos. Um dia esmurraram-me. E daí? São os chamados ossos do ofício. 

Espero que todas e todos tenham percebido que se a UNITA já se serve do Sindicato dos Jornalistas para afrontar o Estado Democrático e de Direito a situação é muito grave. O MPLA tem de mobilizar, imediatamente, as angolanas e os angolanos democratas contra os golpistas. 

Que eu saiba, ainda existe a União dos Jornalistas Angolanos. Estranho o seu silêncio face aos reais perigos que a classe está a correr. Em 1992, o seu presidente, Wadijimbi, defendeu com armas na mão a delegação da ANGOP em Luanda. Defendeu a liberdade de imprensa. Defendeu a honra do Jornalismo Angolano. Essa força humana acabou? 

A propósito, ouvi hoje a senhora ministra Vera Daves na TPA. O seu discurso estava ao nível de uma aluna do primeiro ano da antiga Escola Comercial Vicente Ferreira. Espero que não pense assim e os seus conhecimentos não se fiquem por aí.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana