sábado, 3 de dezembro de 2022

Na Ucrânia a burguesia compradora aliou-se aos neofascistas e ao crime organizado

Na Ucrânia, após o golpe armado de Fevereiro 2014, a burguesia compradora aliou-se aos neofascistas e ao crime organizado

Piotr Simonenko*

O Partido Comunista Ucraniano foi o primeiro partido político banido pelo regime nazi instalado em Kiev. Desde o golpe de Estado de 2014 as suas instalações foram saqueadas, as estátuas de Lénine foram derrubadas, foram destruídos os monumentos comemorativos dos mortos do Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial. Depois foi a vez de destruir o que é russo, como monumentos ao escritor Pushkin. O testemunho do PCU, nesta intervenção do seu Primeiro Secretário na recente reunião de partidos comunistas e operários realizada em Havana, é contributo para entender os antecedentes e o que está em causa neste conflito.

Discurso do Primeiro Secretário do Partido Comunista da Ucrânia, Piotr Simonenko, na XXII Reunião dos Partidos Comunistas e Operários, Havana (Cuba), Outubro de 2022.

Caros amigos!

Em nome do Partido Comunista da Ucrânia, dou as cordiais boas-vindas aos participantes do 22º Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários. O partido foi ilegalmente proibido no meu país, onde os nossos camaradas e pessoas afins enfrentam perseguições políticas, prisões e abuso físico pelo regime neo-nazi-oligárquico no poder, um regime que é, em essência, reaccionário e fascista.

Estamos reunidos aqui na Ilha da Liberdade num momento difícil. As forças do imperialismo internacional, os tubarões da globalização, na sua luta para redesenhar o mapa político do mundo, para dominar mercados de recursos e commodities, recorrem a todos os métodos e, de facto, atuam como instigadores da Terceira Guerra Mundial. A tragédia é que as forças reaccionárias estão a usar activamente o neonazismo e o neofascismo para atingir os seus objectivos.

A análise da situação internacional mostra uma crescente agressividade do imperialismo e uma dramática exacerbação de contradições em duas áreas:

- a ideológica: a contradição entre o Ocidente imperialista liderado pelos Estados Unidos e a China comunista, que estes consideram, após o colapso da URSS, como “um império do mal”, tal como o Vietname e Cuba; os Estados Unidos buscam preservar a sua hegemonia e a ordem mundial em que desempenha um papel dominante.

- a militar: os Estados Unidos estão a criar novos blocos militares no Sudeste Asiático, a alimentar as tensões no Médio Oriente e Norte de África e a adoptar uma política agressiva usando a Ucrânia contra a Rússia e Taiwan contra a China. A provocatória visita de Pelosi a Yerevan e as suas promessas de apoio à Arménia levam inevitavelmente a uma expansão do conflito no Cáucaso entre a Arménia e o Azerbaijão. A situação na Ásia Central é preocupante (o recente conflito entre o Tajiquistão e o Quirguistão).

Após a dissolução da URSS, foram os Estados Unidos e a Grã-Bretanha que criaram um estado neofascista no território da antiga Ucrânia soviética, tornando-se seus principais patrocinadores e beneficiários.

As reformas que impuseram à Ucrânia deram ao capital o controlo de todas as esferas da vida social e garantiram o controlo total das empresas multinacionais sobre a vida socioeconómica do país, criando assim a base material do advento e afirmação, após o golpe armado de Fevereiro 2014, do poder das forças mais reaccionárias: a burguesia compradora aliou-se aos neofascistas e ao crime organizado.

São essas forças que destruíram na Ucrânia todas as conquistas sociais, a soberania económica e levaram a uma profunda lumpenização da sociedade.

Foi por meio dessas forças que os Estados Unidos formaram uma estrutura fantoche de poder vertical e introduziram o controlo externo do país.

Foi através dessas forças que os Estados Unidos desencadearam na Ucrânia uma guerra civil fratricida, uma guerra contra os cidadãos de Donbass defendendo seus direitos e liberdades constitucionais. Foram essas forças que, a pedido dos círculos dirigentes americanos, transformaram a guerra civil no Donbass numa guerra contra a Rússia.

Na verdade, a humanidade já foi arrastada para uma nova guerra mundial. Gostaria de traçar um dos muitos trágicos paralelos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Europa trabalhou para Hitler na guerra contra a URSS. Hoje, agindo no interesse dos Estados Unidos, a UE fornece armas ao regime pró-fascista ucraniano e fortalece-o financeiramente.

A continuação desta política conduzirá inevitavelmente ao alargamento do teatro de hostilidades ao território da UE.

As tentativas agressivas de alguns novos países integrantes da UE, particularmente a Polónia, Hungria, Roménia e os Estados Bálticos, de rever as fronteiras do pós-II Guerra Mundial apenas irão acelerar este processo.

A ex-ministra dos Negócios Estrangeiros romena Marga declarou recentemente, sem rodeios: “A Ucrânia está localizada dentro de fronteiras artificiais. Deve ceder territórios: Transcarpátia à Hungria, Galicia à Polónia, Bukovina à Roménia. Estes são territórios de outros países”.

O senador norte-americano Lindsey Graham declarou cinicamente que, com as armas dos EUA, a Ucrânia lutaria contra a Rússia até ao último homem.

Na Ucrânia, civis inocentes, idosos, mulheres e crianças estão a morrer. Isto é uma tragédia.

Ao apoiar o regime fascista na Ucrânia, os EUA e a NATO estão a seguir uma política que o antigo senador norte-americano Richard Blake descreveu da seguinte forma: “Não nos interessa quantos ucranianos morrem. Quantas mulheres, crianças, civis e soldados irão morrer. Não queremos saber. Isto é como um jogo de futebol e nós queremos ganhar. A Ucrânia não pode aceitar uma solução pacífica. Cabe a Washington tomar a decisão de paz, mas entretanto, se queremos continuar esta guerra, lutaremos até ao último ucraniano”.

Estas declarações dos falcões de guerra confirmam a nossa posição e os avisos emitidos pelos comunistas ucranianos em Izmir na semana passada: a ameaça de uma ofensiva fascista é real, a guerra que os EUA e a NATO estão a travar com mãos ucranianas em território ucraniano é uma guerra no interesse exclusivo dos imperialistas norte-americanos.

Milhares de miliões de dólares estão a ser gastos na produção de armas e munições letais, a nova primeira-ministra britânica Liz Truss está pronta a utilizar armas nucleares, um grande número de tropas da NATO está a concentrar-se nas fronteiras da Ucrânia e da Bielorrússia.

Os imperialistas fazem vista grossa ao facto de que o regime pró-fascista de Zelensky está a eliminar impiedosamente os opositores políticos. Qualquer manifestação de pensamento livre é esmagada por unidades punitivas. Os crimes dos Hitleristas e dos seus cúmplices durante a Segunda Guerra Mundial, que queimaram pessoas vivas em Oswiecim e organizaram os massacres em Guernica e Khatyn, são glorificados.

Monumentos e sepulturas de soldados soviéticos que deram as suas vidas para extinguir as chamas dos fornos dos campos de extermínio nazis são destruídos.

Isto está a acontecer não só na Ucrânia, mas em toda a Europa. O Moloch da glorificação dos criminosos nazis está a devorar as mentes ao transformar o homo sapiens (”o sábio”) em “o louco”.

O processo de recriação de algo semelhante a um Terceiro Reich nazi está praticamente em curso.

Este “Reich”, tal como o seu protótipo alimentado pelo capital transnacional, empresas norte-americanas e britânicas, baseia a sua ideologia na superioridade da raça “indígena”. Daí a lei sobre os povos indígenas que transformou em párias russos que sempre viveram em território ucraniano, incluindo Donbass, Kharkov, Odessa, Nikolayev, Kherson, de facto, todo o território do nosso país. Como os judeus da Alemanha nazi. Sabemos pela história a tragédia que causou milhões de pessoas.

Camaradas!

À luz do que está a acontecer na Ucrânia, gostaria de notar em primeiro lugar que, infelizmente, não existe consenso entre o Partido Comunista e o Partido dos Trabalhadores sobre a natureza do conflito armado na Ucrânia, bem como sobre a posição do Partido Comunista da Federação Russa, que apoiou a operação especial.

Uma vez que cada confronto militar tem as suas próprias características específicas, a primeira tarefa de cada marxista é identificar a sua natureza de classe com uma avaliação adequada.

Na nossa opinião, a guerra em Donbass contra o regime de Kiev deve ser vista como uma luta de libertação nacional, essencialmente uma guerra pela independência do regime fascista dominante, pelo direito do povo a falar a sua língua materna e a não seguir o caminho anti-russo imposto pelos EUA.

Portanto, com base na teoria marxista, o conflito militar na Ucrânia não deve ser considerado como uma guerra imperialista no sentido literal da palavra, e além disso, do ponto de vista russo, é considerado como a luta contra uma ameaça externa à segurança nacional e contra o fascismo.

Todos sabemos que as milícias do povo do Donbass não conseguiram resistir a um exército ucraniano de vários milhares de pessoas equipadas com armas estrangeiras, de modo que a sua derrota levaria inevitavelmente à destruição total da população de língua russa, muitos dos quais eram cidadãos russos.

O exército de milhares de nacionalistas ucranianos, sob o comando de instrutores norte-americanos e da NATO, estava concentrado nas fronteiras das repúblicas; o plano detalhado de invasão tinha sido elaborado antecipadamente pelos generais em Washington. Todos estavam à espera do sinal.

Portanto, a fim de proteger os seus cidadãos e garantir a segurança nacional, a Rússia não teve outra escolha senão lançar um ataque preventivo.

Em conformidade com a Constituição da Federação Russa, o Presidente tomou as medidas previstas por lei, uma vez que era impossível resistir à agressão de qualquer outra forma.

Além disso, o processo de negociação no quadro dos acordos de Minsk foi deliberadamente sabotado por Kiev com o apoio dos Estados Unidos e da União Europeia, uma vez que o estabelecimento da paz na Ucrânia não está previsto nos planos de Washington e da NATO.

A este respeito, a posição do Partido Comunista da Federação Russa parece-nos bastante razoável.

O carácter cada vez mais reaccionário do imperialismo moderno é o resultado de vários factores que levaram ao declínio do movimento operário e ao enfraquecimento dos partidos comunistas e operários.

Os comunistas ucranianos acreditam que ao desenvolver a táctica das nossas acções e ao definir as principais áreas de luta, é necessário partir do facto de a actual distribuição de forças no mundo se ter inclinado a favor da reacção, que utiliza o fascismo.

Ao semear a discórdia entre as classes trabalhadoras, ao utilizar regimes fantoches, neofascistas e neonazis, o imperialismo intensifica a exploração de países e povos e destrói os alicerces da democracia popular e de uma ordem mundial justa.

As actuais tendências mundiais e as constantes crises económicas, infelizmente, diminuem o potencial revolucionário dos princípios do internacionalismo proletário e minam a unidade das classes trabalhadoras. Isto também está a acontecer na Ucrânia, onde está a ser criada uma classe de guerra especial oriunda da “classe trabalhadora”, que vive da guerra e não se pode imaginar sem ela.

A política de sanções iniciada pelos EUA e Grã-Bretanha e os seus satélites políticos agrava inevitavelmente a vida das pessoas comuns, enfraquece o potencial económico dos Estados, causa desemprego e, como resultado, aumenta o descontentamento social e, infelizmente, desencoraja o movimento dos trabalhadores. O imperialismo mundial utiliza todos estes fenómenos como uma arma na luta de classes.

O que é que vemos hoje na Europa e nos EUA? Os preços e tarifas aumentaram várias vezes. Os negócios estão a fechar, as pessoas estão a queimar publicamente as facturas de gás, electricidade e água, organizando acções de protesto contra os seus governos para exigir, entre outras coisas, o fim da loucura das sanções e da guerra na Ucrânia. Tudo isto tem lugar num contexto de militarização da economia, política e histeria mediática em torno da guerra nuclear.

Estou convencido que os partidos comunistas e dos trabalhadores devem canalizar as exigências económicas e sociais do povo para a luta política. A luta contra a ameaça do fascismo e uma mudança no sistema social que o gera, ou seja, o sistema capitalista enquanto tal.

Hoje, as forças progressistas, temos de o admitir honestamente, estão a perder a batalha cognitiva para as mentes das pessoas. O nosso trabalho é recuperar. É a única maneira se quisermos evitar a catástrofe de uma terceira guerra mundial.

A este respeito, creio que, no contexto dos objectivos e tarefas da nossa reunião e tendo em conta a situação mundial e a necessidade de lutar pelo fim da guerra e pelo estabelecimento de uma ordem mundial justa nós, os partidos comunistas e dos trabalhadores, devemos concentrar os nossos esforços nas seguintes áreas:

- reforçar a nossa solidariedade, solidariedade com outras forças progressistas na luta contra o neofascismo e os instigadores de uma terceira guerra mundial;

- organizar um verdadeiro sistema de informação pública sobre o que está a acontecer hoje na Ucrânia, como ameaça a Europa e como ameaça a humanidade;

- explicar às pessoas que a guerra civil em Donbass (2014-2022), tal como a guerra Ucrânia-Rússia, foi provocada e desencadeada por regimes pró-fascistas na Ucrânia, a pedido e no interesse dos EUA, a fim de criar uma cabeça de ponte para o desmembramento e destruição da Rússia como rival geopolítico;

- intensificar a luta contra qualquer tentativa de glorificar a ideologia nazi, restaurando a verdadeira história da Segunda Guerra Mundial;

- apoiar (sem recuar nos nossos princípios ideológicos) aqueles que defendem uma solução pacífica e o fim da guerra na Ucrânia, independentemente da sua filiação política. Tais políticos e forças existem em todos os países.

Creio também que tudo deve ser feito ao nível dos parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu para neutralizar as acções provocatórias dos EUA e dos seus aliados na região da Ásia-Pacífico contra a China. Com a guerra na Ucrânia e o possível confronto directo entre as potências nucleares, a China e os EUA, especialmente no contexto das declarações sobre a “ameaça nuclear” russa, as piores previsões podem infelizmente tornar-se realidade.

Caros camaradas!

A luta para acabar com a guerra fratricida na Ucrânia, desencadeada pelas multinacionais e seus capangas nos governos dos Estados europeus e não só, a guerra em que a NATO liderada por Washington é de facto parte no conflito (fornecimento de armas, munições e treino de as forças armadas ucranianas, financiamento e controlo da campanha militar) é a luta para evitar uma Terceira Guerra Mundial, que está a um passo de distância. Temos de fazer tudo para evitar isso.

Tive a oportunidade de me dirigir aos participantes deste encontro internacional e expressar a minha confiança na nossa própria vitalidade, uma vitalidade de “luz” sobre “trevas”.

Piotr SIMONENKO

*Publicado em O Diário.info

Sem comentários:

Mais lidas da semana