quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

"Guerra": Filme português quer acabar com silêncios dos ex-combatentes do Ultramar

Saúde mental é um dos temas abordados no filme realizado por José Oliveira e Marta Ramos.

Estreia esta quinta-feira, 19 de janeiro, o filme "Guerra", de José Oliveira e Marta Ramos. A longa-metragem quer acabar com os silêncios entre ex-combatentes e lançar a partilha de histórias entre os milhares de homens que participaram na Guerra Colonial.

Recorde-se que 90% da população jovem masculina do país foi mobilizada para a Guerra do Ultramar, que causou cerca de 10 mil mortos e 20 mil inválidos entre os soldados.

Esta é uma história que foi trabalhada entre 2017 e 2019, em Lisboa.

Tudo começa numa reunião entre verdadeiros ex-combatentes, ou seja, atores amadores, que injetam "verdade" nesta longa-metragem que o realizador descreve como "a mais especial" da sua carreira, pois foi feita a partir da ideia do ator principal e coargumentista, José Lopes, já falecido.

O stress pós-traumático é um dos assuntos retratados neste filme que já foi exibido, em março de 2020, no Festival Internacional de Cinema Documental de Navarra, em Espanha.

"Ele queria fazer uma espécie de homenagem aos ex-combatentes. Acho que Portugal nunca fez a catarse completa como os americanos que, durante e depois da Guerra do Vietname, retrataram esse momento em filmes e livros. Portugal esperou muitos anos e mesmo hoje não há grande coisa sobre o assunto", defende.

Além da temática da Guerra do Ultramar, a longa-metragem documenta também a vida daqueles que habitavam na capital portuguesa durante a crise financeira e entrada da Troika.

Esta quinta-feira é feita não só a homenagem aos milhares de homens que foram enviados para África, como a José Lopes, que faleceu sem ver o resultado final deste "Guerra".

Além dos atores amadores, que dão veracidade à história, o filme conta com a participação de Luís Miguel Cintra e Diogo Dória.

José Oliveira revela que já está a trabalhar num novo projeto que irá retratar os grandes fogos na Serra da Estrela de 2022.

"Guerra" pode ser visto em salas de cinema de Lisboa, Braga e Coimbra até 25 de janeiro.

Vanessa Batista | TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana