terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Sahara Ocidental | Brahim Ghali: a República Saarauí é uma realidade "irreversível"

«A República Saarauí é uma realidade nacional, regional e internacional tangível que Marrocos já não pode negar», afirmou o presidente Brahim Ghali a propósito do 47.º aniversário da proclamação da RASD.

Num discurso pronunciado na wilaya de Chahid el Hafed (Argélia), o secretário-geral da Frente Polisário afirmou que o povo saarauí comemora o 47.º aniversário da proclamação da República Árabe Democrática Saarauí (RASD) como um facto «irreversível» e que, «apesar das enormes dificuldades e dos graves desafios», prossegue «a sua batalha pela liberdade e a independência, com firme determinação e apego aos seus legítimos direitos».

Brahim Ghali reafirmou que a Frente Polisário, «única e legítima representante do povo saarauí», «não participará em nenhum processo que não respeite a vontade do povo nem a natureza jurídica da questão do Saara Ocidental», refere o Sahara Press Service (SPS).

Neste contexto, exortou a ONU a acelerar a habilitação da sua missão no Saara Ocidental, MINURSO, para o cumprimento da tarefa que lhe foi confiada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, que é o referendo de autodeterminação, tal como estabelecido em 1991.

Instou ainda a União Africana a «impor o respeito pelos princípios e objectivos da sua Lei Constitutiva relativamente ao fim da ocupação militar marroquina de partes» do Saara Ocidental.

Sobre «a mudança e a atitude» do líder do governo espanhol, Pedro Sánchez, o chefe de Estado saarauí afirmou que «não favorecem a paz e a estabilidade na região», e que «encorajam Marrocos a aprofundar as políticas de expansão e agressão» para outros países, incluindo Espanha.

«Do ponto de vista do direito internacional, o Saara Ocidental continua a ser um território não autónomo e Marrocos exerce sobre ele jurisdição na condição de potência ocupante», destacou.

A 26 de Fevereiro de 1976, Espanha abandonou o Saara e, no dia seguinte, a Frente Polisário proclamou a República Árabe Saarauí Democrática, reconhecida em Novembro de 1984 pela maioria dos países da então Organização para a Unidade Africana (OUA), actualmente União Africana, de que é membro de pleno direito.

Sessão de cinema e debate sobre o Saara Ocidental em Lisboa

Por ocasião do 47.º aniversário da proclamação da RASD, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) emitiu uma nota de saudação ao povo saarauí e à sua legítima representante, a Frente Polisário, «reafirmando a solidariedade com a sua luta pelo cumprimento do seu direito à autodeterminação».

Informando que, em Coimbra, o núcleo de activistas do CPPC colocou, esta segunda-feira, pendões com a mensagem «Sahara Livre», o texto refere igualmente que, esta terça-feira, dia 28, o CPPC irá assinalar esta data no Clube Estefânia, em Lisboa, realizando uma sessão de cinema e debate sobre o Saara Ocidental, que contará com a presença de Omar Mih, representante da Frente Polisário em Portugal.

AbrilAbril

Imagem: Brahim Ghali, presidente da RASD (imagem de arquivo) sudhorizons.dz

Sem comentários:

Mais lidas da semana