segunda-feira, 20 de março de 2023

Putin anuncia disposição para discutir o plano da China para a Ucrânia com Xi Jinping

Putin em uma reunião com Xi Jinping anunciou sua disposição para discutir o plano de Pequim para a Ucrânia

MOSCOU, 20 de março - RIA Novosti. Moscou tomou conhecimento do plano para um acordo na Ucrânia proposto por Pequim, disse Vladimir Putin no início de uma reunião informal com o presidente chinês, Xi Jinping, no Kremlin.

# Traduzido em português do Brasil

O líder chinês chegou hoje à Rússia em visita de Estado.

"Estudamos cuidadosamente suas propostas para resolver a crise aguda na Ucrânia. <...> Estamos sempre abertos ao processo de negociação. Discutiremos, é claro, todas essas questões, incluindo suas iniciativas, que consideramos, é claro , com respeito", disse o presidente da Rússia.

Ele parabenizou seu convidado por sua reeleição para o cargo principal pela terceira vez, o que mostra que o povo da China apreciou o trabalho de Xi Jinping na década anterior.

"Nos últimos anos, a China deu um salto colossal em seu desenvolvimento. Em todo o mundo, isso é de interesse genuíno e até o invejamos um pouco", disse Putin.

O chefe de Estado acrescentou que Moscou e Pequim ainda têm muitas tarefas e objetivos conjuntos.

Por sua vez, Xi Jinping recorreu a Putin como seu amigo.

"Caro presidente Putin, sempre o chamo de meu querido amigo. <...> Estou muito satisfeito em fazer uma visita de estado à Rússia mais uma vez a seu convite, especialmente imediatamente após minha próxima reeleição como presidente da RPC, " ele disse.

A Rússia alcançou sucesso e prosperidade graças à forte liderança de seu presidente, enfatizou o líder chinês. Ele expressou confiança de que o povo russo apoiaria Putin em seus empreendimentos.

"O lado chinês presta muita atenção ao desenvolvimento das relações sino-russas, pois isso tem sua própria lógica histórica, já que somos os maiores países vizinhos, somos parceiros em uma cooperação estratégica abrangente. É esse status que determina o que deve ser entre estreita relação entre nossos países", afirmou.

Após os comentários de abertura, os dois líderes iniciaram conversas em formato tête-à-tête, e a comunicação continuará durante o jantar.

A reunião oficial entre Putin e Xi Jinping será realizada no Grande Palácio do Kremlin amanhã às 15:00.

Esta é a primeira viagem internacional de um líder chinês desde a sua reeleição, e decorrerá de 20 a 22 de março.

Xi Jinping, como chefe de Estado, visitou a Rússia oito vezes desde 2013, mais do que qualquer outro país. No total, nos últimos dez anos, Vladimir Putin e Xi Jinping se encontraram mais de 40 vezes em vários formatos.

Imagem: © RIA Novosti / POOL - Ir para o bancode mídia - O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, durante uma reunião

Sem comentários:

Mais lidas da semana