segunda-feira, 20 de março de 2023

China e Rússia são vizinhos amigáveis e parceiros confiáveis, diz Xi Jinping

É relatado que os dois países aprofundaram a confiança política mútua, expandiram a cooperação prática e continuam a cooperação estreita e eficiente na arena global

MOSCOU, 20 de março. /TASS/. Pequim e Moscou são vizinhos amigáveis ​​e parceiros confiáveis, disse o presidente chinês, Xi Jinping, na segunda-feira, ao chegar à capital russa em uma visita de Estado.

# Traduzido em português do Brasil

"É um grande prazer pisar novamente no solo da Rússia, nosso vizinho amigo, e fazer uma visita de Estado à Federação Russa a convite do presidente Vladimir Putin", disse o líder chinês.

"Em nome do governo e do povo chinês, desejo estender calorosas saudações e votos de felicidades ao governo e ao povo russo", acrescentou. "China e Rússia são vizinhos amigáveis ​​e parceiros confiáveis ​​conectados por montanhas e rios compartilhados", enfatizou Xi Jinping.

"Dez anos atrás, fiz minha primeira visita de Estado à Rússia como presidente chinês e, junto com o presidente Putin, abri um novo capítulo no desenvolvimento geral das relações China-Rússia", disse o presidente.

"Na última década, nossos dois países consolidaram e desenvolveram o relacionamento bilateral com base na não-aliança, no-confronto e sem visar terceiros, e deram um bom exemplo para o desenvolvimento de um novo modelo de relações entre os principais países, apresentando respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha", enfatizou.

Os dois países aprofundaram a confiança política mútua, expandiram a cooperação prática e continuam a cooperação estreita e eficiente na arena global, disse o líder chinês.

A China e a Rússia "forjaram uma amizade de longa data" entre seus povos", enfatizou Xi. "O crescimento das relações China-Rússia não só trouxe benefícios tangíveis para o povo de nossos dois países, mas também fez contribuições importantes para o desenvolvimento e progresso do mundo", disse.

Imagem: Presidente chinês Xi Jinping © Sergei Savostyanov/TASS

Sem comentários:

Mais lidas da semana