terça-feira, 11 de abril de 2023

ASSIM VAI O MUNDO...

Compilado do Notícias ao Minuto dispomos a seguir os conteúdos que talvez lhe possam interessar. As guerras horrendas acontecem um pouco por toda a parte e as manobras políticas nas ilhargas são constantes e miram conseguir o poder global. Enquanto políticos e militares “brincam” com as vidas da humanidade cresce o sentimento dos povos de que “eles” não prestam à humanidade serviços úteis, antes pelo contrário, dizimam-nos por via dos seus interesses e das suas ambições gananciosas de riquezas. Até quando a humanidade vai aceitar sem reagir adequadamente tamanha mortandade e destruições das condições primordiais do Direito à Vida, cumprimento do clausulado dos Direitos Humanos, da Democracia De Facto, da Distribuição Justa da Riqueza, etc.? Utópico? (PG)

Egipto planeou ajudar Rússia com mísseis, revelam documentos

A partilha de documentos classificados pertencentes aos Estados Unidos tem vindo a adensar a tensão no âmbito da guerra na Ucrânia, que, apesar de estar 'estagnada' na frente de batalha, vê-se agora com batalhas a serem travadas nas redes sociais e outros sites - onde  os documentos, parcialmente alterados, foram partilhados.

O vazamento destes documentos representa "um perigo muito sério", já que não só vários planos associados à Ucrânia ficaram expostos, como também assuntos relacionados com outros países, nomeadamente pertencentes ao Médio Oriente ou a China. 

A partilha destes documentos fez ainda com que os Estados Unidos se apressassem a fortalecer laços com alguns países, como a Coreia do Sul, que já levantou algumas questões em relação a alegadas espionagem levada a cabo por Washington. 

Ministro ucraniano pede apoio a estrangeiros que saibam pilotar F-16

Notícias ao Minuto | há 42 minutos

O ministro da Defesa da Ucrânia apelou esta terça-feira ao apoio de pilotos estrangeiros, pedindo aos que sabem pilotar caças F-16 para se juntarem à guerra do lado ucraniano. O apelo de Oleksii Reznikov surgiu durante uma reunião com o seu homólogo dinamarquês, segundo foi avançado por várias agências internacionais e pela Sky News

Fuga de informação pode ter tido início em plataforma de videojogos

Notícias ao Minuto | há 42 minutos

A fuga de documentos classificados dos Estados Unidos (EUA) pode ter começado na plataforma Discord, uma comunidade para aficionados de videojogos. 

De acordo com a Associated Press, uma discussão na qual se falava de outros tópicos terá 'virado' o tema para a guerra na Ucrânia, e, durante o registo, do qual podem fazer parte mensagens ou vídeos em tempo real, um utilizador - não identificado - partilhou documentos que eram, alegadamente, desclassificados.

Polónia quer mudança de medidas sobre importação de cereais ucranianos

Lusa | há 42 minutos

O ministro polaco da Agricultura, Robert Telus, disse hoje que as importações de cereais ucranianos "vão ser controladas com muito cuidado", após Varsóvia ter suspendido momentaneamente a entrada de grão da Ucrânia na Polónia. 

Grupo Wagner estará a decapitar ucranianos, diz ISW

Notícias ao Minuto | há 19 minutos

O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) destacou, esta terça-feira, a deterioração das reações entre o chefe do Grupo Wagner,  Yevgeny Prigozhin, e as instituições governamentais russas, nomeadamente, o Ministério da Defesa.

De acordo com o relatório, que diz respeito ao dia de ontem, o responsável teceu duras críticas ao Ministério da Defesa, criticando os seus esforços de recrutamento. Segundo o ISW, estas críticas são também feitas com o objetivo de reforçar as campanhas de recrutamento do grupo paramilitar. 

Ainda segundo o relatório, há indícios de que os combatentes do Grupo Wagner estão a cometer crimes de guerra, nomeadamente, a decapitar soldados ucranianos em Bakhmut. O mesmo relatório indica ainda que Moscovo continua a deportar crianças no âmbito de esquemas que envolvem cuidados médicos.

Primeiro-ministro da Ucrânia visita Canadá

Notícias ao Minuto | há 1 hora

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, chegou, esta terça-feira, ao Canadá, para uma visita na qual procurará apoio do país a Kyiv, nomeadamente, em termos de munições e veículos blindados. Está também previsto que o responsável visitar Washington, nos Estados Unidos. Shmyhal deverá encontrar-se com responsáveis da Defesa, do Tesouro e do Comércio do país, mas não só. O chefe de Governo deverá também encontrar-se com os líderes do Fundo Monetário Internacional, Banco Europeu de Investimento, entre outros.

Documentos dizem que Egipto planeou fornecer armas à Rússia

Notícias ao Minuto | há 2 horas

De acordo com os documentos norte-americanos partilhados nas redes sociais, o Egipto terá planeado fornecer mísseis e munições à Rússia. A informação é avançada esta terça-feira pelo Washington Post, que refere um excerto datado de 17 de fevereiro. 

A publicação norte-ameriacana explica que houve pelo menos uma conversa entre o presidente egípcio e altos responsáveis do exército na qual o chefe de Estado pediu aos oficiais para manter a produção e fornecimento dos mísseis em segredo "por forma a evitar problemas com o Ocidente". 

Questionado sobre a veracidade destes documentos, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Egipto disse que a posição do país "foi de não envolvimento desde o início, e em manter também o mesmo distanciamento com os dois lados". O responsável referiu ainda que o Egipto apoiava e respeitava "a Carta das Nações Unidas e o Direito Internacional".

Primeiro-ministro polaco vai encontrar-se com 'vice' dos EUA

Teresa Banha | há 42 minutos

O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, vai encontrar-se, esta terça-feira, com a vice-presidente dos Estados Unidos (EUA), Kamala Harris, na Casa Branca. A visita deverá durar três dias, e, para além de se encontrar com Harris, vai também estar com vários responsáveis da defesa norte-americana. 

"Vou aos EUA para fortalecer a relação com o nosso aliado mais poderoso, com um país que garante segurança na Europa, em especial na nossa parte da Europa", referiu Morawiecki, citado pela Associated Press.

A visita do responsável surge depois de o presidente dos EUA, Joe Biden, já ter visitado o país duas vezes desde que o conflito na Ucrânia começou. Varsóvia tem-se destacado como um dos grandes aliados de Kyiv, fornecendo não só ajuda económica e militar, como também em termos humanitários. 

Lloyd Austin fala com homólogo sul-coreano

Notícias ao Minuto | há 3 horas

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, falou, esta terça-feira, com o seu homólogo sul-corenao, depois de o país asiático ter levantado suspeitas sobre alegada espionagem em Seul, nomeadamente, sobre reuniões em que foi discutido o eventual fornecimento de armas à Ucrânia. 

Rússia continua a ter ganhos em Bakhmut

Notícias ao Minuto | há 3 horas

A Rússia fez avanços em Bakhmut nas últimas 48h, de acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra. Segundo o 'think thank' norte-americano, Moscovo está, no entanto, a sofrer muitas baixas. "Imagens geolocalizadas publicadas em a 9 de 10 de abril mostram que as forças russas fizeram avanços marginais a noroeste de Khromove (2 km a oeste de Bakhmut), no sudoeste de Bakhmut e ao norte de Sacco i Vanzetti (15 km ao norte de Bakhmut)", lê-se na análise. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana