quinta-feira, 4 de maio de 2023

Pesadelo na Ucrânia: Ataques de retaliação russa atingem instalações militares - vídeo

O final de abril foi marcado pela retomada de ataques maciços das forças russas nas áreas de retaguarda ucranianas.

South Front | # Traduzido em português do Brasil    --- VER VÍDEO ---

Em 29 de abril, pelo menos dez drones ucranianos atacaram o território da península da Crimeia. Um deles atingiu o tanque de combustível em Sevastopol. As tentativas ucranianas de destruir as reservas de combustível russas são um passo importante na véspera das operações ofensivas.

Os ataques de retaliação russos não tardaram. Na noite de 1º de maio, um ataque maciço atingiu instalações militares em toda a Ucrânia.

Explosões ocorreram em diferentes regiões da Ucrânia, incluindo as regiões de Kiev, Dnipropetrovsk, Sumy, Kharkiv e Ivano-Frankivsk. Pelo menos cinco explosões ocorreram na cidade de Kramatorsk, que é um importante centro ferroviário usado para o abastecimento das forças armadas ucranianas no Donbass.

De acordo com as estimativas do lado ucraniano, mais de uma centena de mísseis de cruzeiro, bem como várias dezenas de drones kamikaze, estariam envolvidos no ataque. No entanto, Kiev não tem pressa em divulgar os danos.

A mídia ucraniana observou que o fornecimento de eletricidade não foi interrompido nas regiões ucranianas visadas, o que enfatiza que as forças russas atingiram exclusivamente instalações militares.

O chefe de gabinete do presidente ucraniano foi forçado a apelar com urgência aos ucranianos no meio da noite com um pedido para não publicar vídeos das explosões e não divulgar o trabalho da defesa aérea ucraniana.

No entanto, alguns dos golpes foram tão fortes que os ucranianos não conseguiram escondê-los. Um ataque poderoso atingiu a cidade de Pavlogrado, na região de Dnipropetrovsk. As autoridades locais confirmaram que um míssil russo atingiu uma instalação industrial.

Supõe-se que o alvo fosse a Fábrica Química de Pavlogrado, que era uma das principais fábricas da URSS para a produção de mísseis balísticos de combustível sólido.

Após o descomissionamento, os mísseis deveriam ter sido descartados nesta planta. No entanto, no início de 2022, havia cerca de 30 peças de combustível dos primeiros estágios dos mísseis, até 900 toneladas no total. Os restos desse combustível não processado podem ter detonado devido ao ataque noturno.

O alvo dos ataques russos também pode ser as oficinas da usina, onde é produzido combustível para os novos mísseis balísticos de longo alcance ucranianos denominados “Grim”. Nesse caso, o programa ucraniano foi paralisado.

Em Pavlogrado, também existem dois entroncamentos ferroviários estrategicamente importantes, de onde os escalões militares com equipamentos e munições são transferidos para as linhas de frente.

A julgar pelas imagens do local, estimou-se que duas divisões dos sistemas S-300 ucranianos e suas munições de reserva poderiam ter sido destruídas no ataque noturno. Nesse caso, as defesas aéreas ucranianas sofreram os danos mais pesados.

Na véspera da ofensiva em grande escala anunciada por Kiev, a intensidade dos ataques russos continuará aumentando.

Ler em South Front:

Ataques mútuos em áreas de retaguarda sinalizam escalada iminente entre Rússia e Ucrânia

A reta final para a contra-ofensiva ucraniana

A verdade por trás dos “ataques russos contra civis” na Ucrânia

Batalha sangrenta por Bakhmut impede ofensiva ucraniana

Sem comentários:

Mais lidas da semana