quinta-feira, 6 de julho de 2023

Navios de guerra russos iniciam visita para realizar exercícios militares com o ELP

Dois navios de guerra russos, as corvetas da Marinha russa RFS Sovershennyy (333) e RFS Gromkiy (335), chegaram ao porto de Xangai na quarta-feira para sua primeira visita amigável, a sétima dos navios da Marinha russa a Xangai. Os navios de guerra realizarão uma série de exercícios com seus homólogos chineses, informou o principal jornal do Exército de Libertação Popular (ELP) na quinta-feira.

Yang Sheng* | Global Times | # Traduzido em português do Brasil

Os navios da Marinha russa permanecerão em Xangai até 11 de julho. Durante a estadia de sete dias, oficiais e soldados navais chineses e russos farão visitas aos navios de guerra das duas marinhas para realizar intercâmbios sobre tecnologias profissionais e também realizarão atividades como jogos amistosos de basquete, disse o relatório do PLA Daily. Após a visita, os dois navios de guerra russos realizarão uma série de exercícios com embarcações chinesas, incluindo movimento de formação, comunicação e busca e resgate marítimo, de acordo com o PLA Daily.

Analistas chineses disseram na quinta-feira que a cooperação e o intercâmbio entre os militares chineses e russos serão normalizados em meio à crescente pressão estratégica dos EUA na Europa e na região Ásia-Pacífico, enfatizando que a cooperação militar com a Rússia se baseia na responsabilidade compartilhada de salvaguardar a paz e a estabilidade regionais e não tem nada a ver com qualquer crise geopolítica em curso. e a postura neutra da China e os esforços de mediação sobre a crise da Ucrânia permanecem inalterados.

A TASS informou na quarta-feira que esta é a primeira visita de navios navais russos após o levantamento das restrições anti-coronavírus. As corvetas Gromkiy e Sovershennyy atracaram no cais da base naval chinesa localizada na confluência dos rios Huangpu e Yangtze. Os navios de guerra da Frota Russa do Pacífico foram recebidos em uma cerimônia solene para o acompanhamento da banda militar pelo chefe da base naval, um representante do Comitê de Xangai para Assuntos Externos e o cônsul-geral da Rússia em Xangai, Dmitry Lukyantsev.

Marinheiros navais chineses vestidos com uniformes brancos de desfile e segurando cartazes com saudações de boas-vindas em russo e chinês, fizeram fila no cais para receber seus colegas russos.

* Yang Sheng é repórter-chefe do Global Times cobrindo política, diplomacia e militares chineses.

Sem comentários:

Mais lidas da semana