terça-feira, 22 de agosto de 2023

O SENHOR AZUL E A CIA

Edward Curtin* | Global Research,  21 de agosto de 2023 | # Traduzido em português do Brasil

“Isso é escravidão, não falar os pensamentos de alguém.” – Eurípides, As Mulheres Fenícias

Algum tempo atrás, num domingo à noite, quando minha esposa e eu tínhamos acabado de nos sentar para jantar, nosso telefone tocou. Como não reconheci o número de telefone e era hora do jantar, hesitei em atender, mas por algum motivo casual o fiz. A voz do outro lado era agitada, intensa, e perguntava por mim.

Ele poderia me visitar imediatamente porque tinha notícias urgentes para mim? ele perguntou. Ele me disse seu nome, um nome que eu não conhecia, e disse que era um grande fã do meu livro, Buscando a verdade em um país de mentiras - que o havia lido várias vezes. Ele se perguntou como eu sabia tanto sobre o funcionamento do que poderíamos chamar de estado profundo, a elite do poder, as conexões de inteligência/classe endinheirada, os assassinatos de JFK, RFK e outros. Ele também leu um jornal Op Ed que escrevi sobre Robert F. Kennedy Jr. e também queria falar comigo sobre isso. Ele disse que tinha uma história muito importante para me contar. A urgência em sua voz era palpável.

Naturalmente, eu estava cauteloso, então o adiei por alguns dias. Mas a Nova Inglaterra é uma área relativamente pequena, o lar de tantas famílias ultrarricas do país e da tradicional estrutura de poder governante do Blue Blood, e o pouco que ele me contou sobre si mesmo me intrigou. Então, alguns dias depois, viajei para encontrá-lo onde ele morava, não querendo me abrir para um visitante desconhecido em minha casa. No caminho, percebi que seu sobrenome soava familiar e estava ligado à importante história dos Estados Unidos na década de 1960. Por questões de privacidade, não divulgarei seu nome.

Chame-o de Sr. Azul.

Isso é inesperado,
em um piscar de olhos.
Nenhuma conspiração que eu saiba,
Embora algo desse tipo
não seja impossível. Entre eu
e você eu diria que flui.
Não faz sentido dizer a eles
o que estamos fazendo ou por quê.
Não nos conhecemos, não é?
Quem se importa, o conhecimento é superestimado.
O que é isso, ainda estamos na escola,
ou não nos graduamos para o mundo
da vida? Do nada,
Num piscar de olhos,
Muito antes de sabermos disso,
Mas não depois, nunca depois.

Combinamos de nos encontrar em um café, mas quando o fizemos, ele pediu para conversar longe do café em um banco ao ar livre. A primeira coisa que ele me disse foi que não era da CIA. Eu entendi isso de duas maneiras: ele era e ele não era. Mas falei pouco e ouvi sua história, mesmo enquanto me questionava por concordar em encontrar um estranho depois de um telefonema tão bizarro. Fiquei feliz por não estar sentado diante de xícaras de café.

Ler depois em Global Research: Jeffrey Epstein e o Espetáculodo Sigilo

Ele começou me contando sobre a herança da família Blue Blood, como sua família estava ligada a todas as famílias ricas proeminentes cujos nomes são muito familiares para muitas pessoas: Forbes, Morgans, Choates, Rockefellers, et.al., um índice do The Cadastro social do dinheiro antigo e da alta sociedade bem ligado a todas as alavancas do poder político e econômico. Baseados principalmente no nordeste dos Estados Unidos, seus tentáculos se estendem por todo o mundo por causa de seu poder e influência. Eles frequentam Yale, Harvard, Princeton e as escolas preparatórias de elite da Nova Inglaterra. Há muito tempo ocupam cargos importantes na mídia, no governo e em Wall Street. Em suma, sua família fazia parte do que C. Wright Mills chamou de “a elite do poder” e, como ele deixou claro, ele e os filhos dessas famílias foram criados para assumir que nasceram para tomar as principais decisões do país. Governar.

Mas o Sr. Blue disse que sempre se sentiu um estranho, mesmo sendo um membro de dentro desse nexo familiar. Ele parecia sobrecarregado de culpa por alguma coisa e, enquanto contava uma longa história, fiquei um pouco impaciente esperando pelo cerne das notícias urgentes que ele queria me transmitir. Mas eu escutei em silêncio.

Ele me contou um pouco do que fez ao longo das décadas, que foi um bom trabalho tentando reparar os danos causados ​​pelas grandes corporações. Pareceu-me que ele fez isso como uma forma de expiar os pecados de sua família. Eu o interrompia de vez em quando para pedir um esclarecimento sobre alguma ligação entre as pessoas que ele mencionou e seus vínculos com órgãos do governo dos Estados Unidos ou com pessoas conhecidas da mídia ligadas à sua família. Ele foi muito direto em suas respostas. Eu passei a confiar nele quanto mais ele falava.

Após cerca de uma hora, pedi a ele que me contasse as notícias urgentes sobre as quais havia telefonado. Dizia respeito ao assassinato de Robert F. Kennedyem 1968. Ele disse que disse a RFK Jr. décadas atrás que a CIA matou seu pai. Isso, ele disse, soube dois dias após o assassinato por um parente que era oficial da CIA. Esse parente disse a ele pessoalmente: “Nós sabíamos”. Quando perguntei a ele o que isso significava, ele me disse que significava que a CIA havia matado o senador Kennedy. Em seguida, ele traçou as conexões desse parente por meio do complexo militar-inteligência-industrial-político-riqueza e como tudo isso percorria a história de sua família e as famílias proeminentes às quais ele estava conectado. Ele citou muitos nomes, incluindo o parente da CIA. Não fiquei surpreso com todas as interconexões, pois elas confirmaram o que eu já sabia sobre os escalões superiores do poder e do dinheiro. Mas esta foi a primeira vez que um insider me disse pessoalmente,

Estávamos sentados em uma cidade profundamente imersa em nomes famosos e mansões históricas das velhas elites do dinheiro e, enquanto ele falava, continuei aproveitando meu conhecimento dessas pessoas, que não era apenas acadêmico, mas baseado em experiência pessoal. Estávamos sentados no coração do lugar onde essas elites governantes tradicionais se reuniam e socializavam.

Em outra cidade semelhante da Nova Inglaterra, anos antes, eu tinha ouvido inúmeras histórias contadas a mim pela viúva do famoso teólogo Reinhold Niebuhr, Ursula Niebuhr, que era uma conta-gotas de grande nome e gostava de apontar todas as conexões de elite dos Niebuhrs. ( Niebuhr foi o teólogo americano mais famoso do século XXséculo; sua foto apareceu na capa da revista Time; ele influenciou políticos de muitos matizes; foi citado com aprovação e frequência por Barack Obama e até mesmo por John McCain; em resumo, ele foi o homem-Deus do establishment durante a Guerra Fria e um esteio teológico para o estado de guerra neoliberal). Ela notaria regularmente como fulano, seu amigo e residente local (geralmente essas pessoas tinham suas enormes casas de veraneio além das residências da cidade) - por exemplo, Adolph Berle, um oficial de inteligência na Primeira Guerra Mundial, um membro do Brain Trust original de FDR, Embaixador, professor de direito de Columbia, corretor de poder envolvido em intrigas estrangeiras acima e abaixo do quadro, Cold Warrior - fez isso e aquilo, etc. 

Por alguma razão, ela compartilhou comigo muito de seu conhecimento interno de seus “amigos” de elite, como se eu compartilhasse seus valores, o que não era verdade. Deve ter sido minha formação teológica. E acho que bancar o idiota ajudou. Mas ouvi — e aprendi ao fazê-lo — que as pessoas lhe dirão muitas coisas que você pode ou não querer ouvir se acharem que você é receptivo. Suas histórias sobre algumas das pessoas mais famosas do século 20 – Einstein, TS Eliot, seus associados de Princeton, e outros, sempre referidos por seus primeiros nomes – me contaram muito sobre o funcionamento das elites do poder. Às vezes, as histórias eram estranhamente engraçadas, se não reveladoras de outra coisa.

Certo dia, almoçando com seu filho Christopher, ela me contou sobre seu “amigo” (todas as pessoas famosas eram “amigos”), o famoso psicanalista germano-americano Erik Erikson. Ela disse que ele encorajou seu marido Reinhold a parar de fumar cigarros, voltando-se para as cigarrilhas dinamarquesas. Ela o citou dizendo: “Lembre-se do que Freud disse, Reinhold: 'Faz muito tempo desde que eu tive algo quente e úmido entre meus lábios'”. como eu fiz que Freud fumou charutos toda a sua vida.

Mas era típico de um tipo de duplo sentido que ela costumava dar sobre seus associados de elite que abriu meus olhos para o funcionamento interno de uma classe social que eu não conhecia. Tomei nota de tudo e estabeleci conexões entre várias organizações com as quais essas elites estavam envolvidas, muitas das quais à primeira vista ninguém pensaria que estivessem envolvidas em suas operações de poder, como grupos de conservação e natureza, organizações supostamente formadas para combater crimes corporativos , etc. Nas décadas seguintes, passei a ver mais conexões do que parecia possível, e muitas em uma pequena área geográfica, mas todas conectadas às elites da classe alta e seu controle de terras, recursos e meios de comunicação.

Mr. Blue confirmou tudo isso e muito mais. Ele me contou sobre os abrigos antiaéreos da Guerra Fria sob as mansões dele e de outras famílias ricas, as conexões entre a CIA e as corporações, como aqueles vistos como os “mocinhos” estavam realmente trabalhando para os bandidos, que os agentes da CIA e do Mossad contatá-lo sob a suposição de que ele estava do lado deles, a socialização perfeita entre todas as famílias da elite com tantos nomes e lugares ligados a operações de operadores de “estado profundo” – o material que venho pesquisando há anos e o assunto de grande parte do meu livro recente. Mr. Blue corroborou para mim a essência do que eu havia descoberto através do meu próprio trabalho. E como eu disse a ele, fiz isso estudando, pesquisando e ouvindo, algo que qualquer um poderia fazer se quisesse.

Semanas depois do nosso primeiro encontro, o Sr. Blue concordou em se encontrar novamente, desta vez comigo e com um documentarista. Ele contou todas as mesmas histórias, elaborando muitas delas e acrescentando outras. Ele estava solto e tranquilo e conversamos por quase cinco horas. A certa altura, quando lhe pedi que repetisse o que me tinha dito semanas antes sobre o seu familiar da CIA e o que esse familiar queria dizer com a frase “Nós sabíamos” sobre o assassinato de RFK, e o Sr. a CIA matou Kennedy, ele saltou para dizer: “Eu nunca disse isso”. Essa negação me assustou. Mas ele havia dito isso. Após nossa conversa inicial, eu escrevi suas palavras exatas em minhas anotações no caminho para casa. E ele também disse que disse a RFK Jr. que a CIA matou seu pai. Esta foi a única vez durante a nossa longa conversa que ele ficou muito agitado.

Esta foi obviamente a única revelação que o assustou entre todas as outras histórias que ele compartilhou. Eu entendo o medo dele. Mas o tempo é implacável; nós corremos para fora dele. Chega o dia em que é tarde demais para encontrar sua língua pública. É por isso que ele continua sendo o Sr. Blue, um bom homem anônimo preso em uma história familiar pela qual ele tentou expiar. Um estranho por dentro ainda, chamando para ser ouvido por outra pessoa, num piscar de olhos, do nada.

Talvez um dia ele conte ao mundo.

* Este artigo foi originalmente publicado no blog do autor, Behind the Curtain .

* Edward Curtin é um proeminente autor, pesquisador e sociólogo baseado no oeste de Massachusetts. É pesquisador associado do Center for Research on Globalization (CRG). 

A fonte original deste artigo é a Global Research

Copyright © Edward Curtin , Pesquisa Global, 2023

Sem comentários:

Mais lidas da semana