terça-feira, 22 de agosto de 2023

Primeiro dia da 15ª Cúpula do BRICS na África do Sul -- atualizações ao vivo

Neste agosto de 2023, a 15ª cimeira do BRICS arranca em Joanesburgo, na África do Sul. Este evento será o maior encontro de sempre de líderes de nações não ocidentais.

Sputnik Globe | # Traduzido em português do Brasil

O BRICS é um quadro que une as maiores economias do mundo não-ocidental – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Este ano, 67 chefes de estado participarão no evento de alto nível, enquanto 40 países, incluindo o Cazaquistão e Cuba, manifestaram o desejo de aderir ao clube. Entre aqueles que aproveitaram a oportunidade para se candidatar oficialmente estão Argentina, Turquia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Senegal, Argélia, Etiópia, Irã e Indonésia.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, sublinhou que os BRICS representam 31,5% do PIB global (em paridade de poder de compra) e representam cerca de 40% da população mundial. Segundo o principal diplomata, isso faz da organização uma influenciadora global.

Acompanhe o feed ao vivo do Sputnik para saber mais

Cúpula do BRICS fornecerá plataforma para discussões sobre o 'Sul Global', diz Modi

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse na terça-feira que a cimeira dos BRICS na África do Sul proporcionaria uma plataforma para discussões sobre os problemas da região do "Sul Global".

"Partindo para a África do Sul para participar da Cúpula do BRICS que será realizada em Joanesburgo. Também participarei dos eventos de divulgação BRICS-África e do Diálogo BRICS Plus. A Cúpula fornecerá a plataforma para discutir questões de preocupação para o Sul Global e outras áreas de desenvolvimento", disse o primeiro-ministro no X, anteriormente conhecido como Twitter.

Em Sputnik Globe: 

Atualize-se | VER MAIS ARTIGOS RELACIONADOS – em inglês ou usando tradutor

Sem comentários:

Mais lidas da semana