Esta é a primeira reunião dos 27 Estados-membros na capital ucraniana e é histórica por ser igualmente a primeira realizada fora da União Europeia.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia participam esta segunda-feira numa cimeira surpresa em Kiev, na Ucrânia, para debater a guerra na Ucrânia.
A informação foi avançada pelo chefe da diplomacia, Joseph Borrel, que também estará presente nesta sessão especial.
"Convoco hoje em Kiev os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, a primeira reunião dos 27 Estados membros a realizar-se fora da União Europeia", escreveu o representante da política externa da UE, numa mensagem difundida pela rede social X/Twitter.
Esta é a primeira reunião dos 27 Estados-membros na capital ucraniana e é histórica por ser igualmente a primeira realizada fora da União Europeia.
Um embaixador europeu, não identificado, disse à agência de notícias espanhola EFE que a realização do encontro em Kiev é uma demonstração de apoio à Ucrânia e ao processo de reformas com vista à adesão à União Europeia.
O encontro político apenas foi divulgado hoje por motivos de segurança, razão que levou também a que não fosse anunciado o local da reunião.
A reunião procura reforçar o apoio da Europa à Ucrânia num momento de divergências manifestadas por alguns Estados membros do bloco europeu devido à exportação de cereais ucranianos, especialmente a Polónia.
Kiev saúda reunião da diplomacia da UE
O chefe da diplomacia ucraniana, Dmytri Kouleba, saudou a primeira reunião da diplomacia europeia em Kiev que, afirmou, vai realizar-se "dentro das futuras fronteiras da União Europeia".
"Este é um acontecimento histórico porque, pela primeira vez, estamos a reunir-nos fora (...) das fronteiras da União Europeia (UE)- mas dentro das futuras fronteiras da União Europeia", disse Dmytri Kouleba ao receber os homólogos da União Europeia em Kiev.
Ler/Ver na SIC Notícias
Reunião dos MNE da UE é sinal "mais forte possível de compromisso com a Ucrânia"
Zelensky pede à NATO mais sistemas de defesa aérea para o inverno
Adesão da Ucrânia à UE: Metsola quer dar início às negociações até ao fim do ano
Sem comentários:
Enviar um comentário