segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

BLOG DE GAZA: Israel bombardeia Al-Shifa, novamente | Awda sob cerco

HRW: A fome como arma | 100 mortos em Jabaliya – DIA 73

Por equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Mais de 100 palestinos foram mortos num bombardeio israelense no campo de refugiados de Jabaliya, no norte de Gaza.

Dezenas de pessoas foram mortas em bombardeios israelenses em outras partes da Faixa de Gaza, enquanto vários foram mortos em novos ataques israelenses ao hospital Al-Shifa.

Entretanto, mais quatro soldados israelitas foram mortos em combates ferozes enquanto a Resistência continua a repelir os avanços militares israelitas.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES:

Segunda-feira, 18 de dezembro, 19h45 (GMT+3)

AL-JAZEERA: Milhares de pessoas manifestaram-se em Washington, DC, para exigir que a administração do presidente Joe Biden pare imediatamente a guerra israelita na Faixa de Gaza.

AL-JAZEERA: Houve vítimas num bombardeamento israelita que teve como alvo as proximidades da Escola Jabr, que abriga pessoas deslocadas em Khan Yunis, a sul da Faixa de Gaza.

ALTO OFICIAL DO HAMAS OSAMA HAMDAN: A ocupação continua sua guerra nazista contra o povo palestino por mais de 70 dias.

AL-JAZEERA: Um ataque israelense a uma casa em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, deixou dois mortos e vários feridos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS SAUDITA: O Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Príncipe Faisal bin Farhan, recebeu um telefonema de seu homólogo americano, Anthony Blinken, durante o qual discutiram os desenvolvimentos em Gaza e como lidar com seus impactos humanitários.

AL-JAZEERA: Houve feridos entre trabalhadores da defesa civil como resultado de um bombardeio israelense no campo de Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza. Um avião israelense teve como alvo equipes de defesa civil perto do Hospital “Al-Yemen Al-Saeed”.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 18h (GMT+3)

EL-SISI DO EGITO: A guerra entre o Hamas e Israel constitui uma ameaça à segurança nacional egípcia em particular e à causa palestiniana em geral.

SECRETÁRIO DE DEFESA DOS EUA: Estamos empenhados em enfrentar as ameaças apoiadas pelo Irão na região.

BRIGADAS AL-QASSAM: Os nossos combatentes detonaram com sucesso um dispositivo antipessoal “Ra’adiya” contra uma força de infantaria sionista fortificada dentro de um edifício em Beit Lahia. Eles então o atacaram com um projétil “TBG”, engajando-se em combate corpo-a-corpo, eliminando todos os membros da força.

AL-JAZEERA: A empresa de navegação taiwanesa Yang Ming anunciou que desviou seus navios do Mar Vermelho para o Cabo da Boa Esperança por duas semanas.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: 19.453 palestinos foram mortos e 52.286 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

Durante as últimas horas, as forças de ocupação israelitas cometeram 16 massacres e crimes de genocídio.

CORRESPONDENTE DA CRÔNICA DA PALESTINA:

Artilharia e bombardeios aéreos têm como alvo o bairro de Al-Shujaiya, a nordeste de Gaza, em meio a confrontos com metralhadoras pesadas e ao som de explosões.

Dois palestinos foram mortos num bombardeio israelense na área de Al-Mughraqa, ao sul da cidade de Gaza.

Bombardeio de artilharia em áreas em Beit Lahia, ao norte da Faixa de Gaza.

Dois palestinos mortos chegaram ao Hospital Europeu em Khan Yunis. Eles foram recuperados em uma rua da região de Ma’an, ao sul da cidade.

Confrontos violentos entre a resistência e as forças de ocupação na zona norte do campo de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

As forças de ocupação israelenses invadiram o Hospital Batista Al-Ahli e prenderam vários médicos de dentro dele, no centro da cidade de Gaza.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 16h15 (GMT+3)

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: 151 palestinos foram mortos em poucas horas nos massacres de Jabaliya.

HEZBOLLAH: Nossos combatentes atacaram com artilharia duas plataformas Iron Dome no norte de Israel e causaram ataques precisos nelas.

FORÇAS ARMADAS DO IÊMEN: O Brigadeiro General Yahya Saree, porta-voz militar do grupo Ansar Allah Houthi, disse que eles realizaram uma operação militar qualitativa contra dois navios ligados a Israel no Mar Vermelho. Continuaremos a impedir que os navios se dirijam aos portos israelitas.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: 5.000 feridos necessitam urgentemente de tratamento no exterior.

BRIGADAS AL-QASSAM: Alvejamos um caminhão de soldados israelenses em Beit Lahia.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 15h (GMT+3)

REUTERS: Dada a feroz escalada da situação de guerra nos últimos dias, a Evergreen suspenderá temporariamente os serviços de importação e exportação para Israel.

BRIGADAS AL-QASSAM: Alvejamos um jipe ​​militar israelense com um míssil antitanque perto das Torres Al-Nada, no norte da Faixa de Gaza.

EXÉRCITO ISRAELITA: 48 soldados ficaram feridos nas últimas 24 horas.

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Alvejamos um caminhão carregado com soldados sionistas a leste de Khan Yunis.

MONITOR EURO-MED: Apelamos a uma investigação internacional urgente sobre a liquidação de civis palestinianos por Israel após a sua detenção na Faixa de Gaza.

PM BRITÂNICO: “Muitas vidas foram perdidas na guerra entre Israel e o Hamas, e ninguém quer que o conflito continue por mais tempo do que o necessário.”

Segunda-feira, 18 de dezembro, 14h (GMT+3)

CNN (citando alto funcionário do Pentágono): O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, deseja de sua visita a Israel uma avaliação de segurança mais clara em relação à operação terrestre em Gaza.

SUBSECRETÁRIO-GERAL DA ONU: A crise humanitária em Gaza é a pior de sempre. A impunidade é tão prevalecente na guerra de Gaza que pode ser necessário estabelecer um tribunal especial sobre o que está a acontecer

PORTA-VOZ DO GOVERNO ISRAELITA: Não há diferença entre o Hamas e a Autoridade Palestina, e não é o partido apropriado para governar Gaza.

REUTERS: A gigante petrolífera BP anunciou que está suspendendo todos os embarques de petróleo através do Mar Vermelho após recentes ataques a navios das forças armadas iemenitas afiliadas ao grupo Ansarallah.

OFICIAL ISRAELITA SÊNIOR: Fizemos planos para invadir o sul do Líbano.

AL-JAZEERA: Sirenes soaram em Kissufim, no leste da Faixa de Gaza.

REUTERS: Um navio norueguês foi danificado em um ataque no Mar Vermelho.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: O exército de ocupação israelense está forçando funcionários, pacientes e acompanhantes do Hospital Al-Awda a descerem ao pátio do hospital, tememos um cenário semelhante ao que aconteceu em Kamal Adwan.

CORRESPONDENTE DA CRÔNICA DA PALESTINA:

Vários palestinos foram mortos no bombardeio israelense contra o prédio cirúrgico especializado do Hospital Al-Shifa, em Gaza.

Confrontos armados são relatados na área de Al-Mughraqa, ao norte de Al-Nuseirat

26 pessoas deslocadas foram mortas no atentado de ocupação do Hospital Al-Shifa na cidade de Gaza

As forças de Israel continuam a disparar contra o Complexo Médico Al-Shifa em Gaza

Aviões israelenses lançaram ataques intensos em Jabalya.

A artilharia israelense continua a bombardear as áreas da Praça Shawa, no bairro de Al-Tuffah, e de Al-Sahaba, no bairro de Daraj.

Israel lançou ataques ao campo de Bureij, no centro da Faixa de Gaza

Israel lançou ataques intensos ao campo de Nuseirat

Israel lançou ataques violentos em terras próximas ao campo de Al-Maghazi.

Dois palestinos foram mortos como resultado do bombardeio israelense no portão do Complexo Médico Al-Shifa, na cidade de Gaza.

Aviões israelenses lançam uma série de ataques no centro da Faixa de Gaza.

Aviões israelenses realizaram um cinturão de fogo e lançaram ataques violentos e sucessivos ao campo de Al-Maghazi, no centro da Faixa de Gaza. 

BLOOMBERG (citando funcionário dos EUA): A Casa Branca está se comunicando com os Houthis através de Omã e outros mediadores e instando-os a parar os ataques.

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Atingimos multidões inimigas com morteiros.

FORÇAS ARMADAS DO IÊMEN: Hoje impedimos que dois navios navegassem para Israel.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 12h25 (GMT+3)

REUTERS (citando autoridades dos EUA): Um navio foi atacado hoje no sul do Mar Vermelho com um projétil vindo de uma área controlada pelos Houthis, o grupo Ansarallah.

COMISSÃO PARA ASSUNTOS DE PRISIONEIROS: Temos testemunhos de horríveis operações de tortura levadas a cabo pela ocupação israelita contra detidos em Gaza.

EXÉRCITO ISRAELITA: Um soldado foi morto nas batalhas na Faixa de Gaza, elevando para cinco o número de soldados mortos hoje.

AL-JAZEERA: Sirenes soaram na Alta Galiléia.

HEZBOLLAH: Alvejamos uma reunião de soldados e veículos militares inimigos nas proximidades do local de Hamra com armas apropriadas.

AUTORIDADE MARÍTIMA BRITÂNICA: Recebemos um relatório de um acidente 24 milhas náuticas a sudeste do porto iemenita de Mokha.

RÁDIO DO EXÉRCITO ISRAELITA: Uma mulher israelense foi ferida em um tiroteio contra um carro perto da cidade de Ateret, no centro da Cisjordânia.

FONTE DE ENVIO IEMENITA: O grupo Ansarallah disparou um míssil perto de um navio ao sul de Mokha.

AL-JAZEERA: Tiros intensos são relatados na entrada do Complexo Médico Shifa, na cidade de Gaza.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 11h30 (GMT+3)

AL-JAZEERA: As forças israelenses cercaram um grupo de escolas que abrigava um grande número de pessoas deslocadas no bairro de Al-Rimal, na cidade de Gaza.

AL-JAZEERA: 26 pessoas deslocadas foram mortas no bombardeio israelense ao Hospital Al-Shifa na cidade de Gaza.

HAARETZ: Vários prisioneiros que foram presos dentro de Gaza morreram num campo de detenção em Naqab (Negev) nera Bir al Saba (Beersheba). O exército israelita mantém centenas de prisioneiros que prendeu em Gaza.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 10h30 (GMT+3)

BRIGADAS AL-QUDS: Nossos combatentes assumiram o controle de um drone de reconhecimento israelense “Evo Max 4T” pertencente à Infantaria, a leste de Khan Yunis.

AL-JAZEERA: Fortes bombardeios de artilharia israelense contra casas em vários bairros de Gaza.

QATAR: O primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdul Rahman Al Thani, disse que o Catar continuará sua mediação para um cessar-fogo permanente e apoiará o povo palestino na conquista de seus direitos.

AL-JAZEERA: As forças de ocupação israelenses renovaram o bombardeio ao Complexo Médico Shifa em Gaza.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 09h (GMT+3)

AL-JAZEERA: Israel bombardeou com artilharia a cidade de Aitaroun e os arredores da cidade de Naqoura, no sul do Líbano.

AL-JAZEERA: Vários palestinos foram mortos num bombardeio israelense contra o prédio de cirurgias especializadas do Hospital Al-Shifa, em Gaza.

ASSOCIAÇÃO AL-AWDA DE SAÚDE E COMUNIDADE: As forças de ocupação israelenses continuam a sitiar o Hospital Al-Awda depois de prenderem seu diretor, Dr. Ahmed Muhanna.

AUTORIDADE DE COMÉRCIO MARÍTIMO BRITÂNICA: Recebemos um relatório sobre um acidente perto de Bab al-Mandab, ao sul do porto iemenita de Mokha.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 08h (GMT+3)

HRW: Israel utiliza a fome de civis como arma na Faixa de Gaza, o que constitui um crime de guerra.

ESCRITÓRIO DE MÍDIA DO GOVERNO DE GAZA: 95 jornalistas foram mortos desde o início da guerra israelense na Faixa de Gaza.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: Mais de 100 palestinos – a maioria deles crianças – foram mortos em Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza, como resultado de ataques e bombardeios israelenses. Outras 20 pessoas ficaram feridas, enquanto outras 100 estão sob os escombros.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 07h (GMT+3)

AL-JAZEERA: Foram relatados confrontos violentos em Khan Yunis, coincidindo com bombardeios de artilharia pesada em todas as áreas da cidade.

EXÉRCITO ISRAELITA: O exército de ocupação israelense disse que quatro de seus soldados foram mortos nas batalhas que ocorreram no sul da Faixa de Gaza.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 02h (GMT+3)

MAARIV: Famílias dos detidos pela resistência palestina em Gaza anunciaram a sua manifestação, a partir de segunda-feira, em frente à sede do governo, para exigir a conclusão de um acordo de troca de prisioneiros.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 01h (GMT+3)

MÍDIA PALESTINA: A jornalista Haneen al-Qashtan foi morta em um bombardeio israelense que teve como alvo a casa de sua família no campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

Segunda-feira, 18 de dezembro, 00h35 (GMT+3)

CANAL ISRAELITA 12: O chefe do Mossad israelense, David Barnea, recebeu luz verde do governo israelense para prosseguir com as negociações de troca de prisioneiros.

Palestine Chronicle

Sem comentários:

Mais lidas da semana