segunda-feira, 18 de março de 2024

MARCELO FEZ O QUE QUIS. TIROU AOS PORTUGUESES O QUE AINDA PRECISAVAM

AI PORTUGAL, PORTUGAL!

Bom dia. Boa semana, se conseguirem. Convém. Todos nós merecemos. Infelizmente existem muitos salafrários que vêem os empregados de alto a baixo como produto de exploração e de fartos lucros e benefício próprio. Lucros abusivos e imorais, escandalosos é com esses energúmenos. Distribuição de salários baixos e precários é com eles. Respondem que é o mercado a funcionar. Mercado de escravos. É, não é? Adiante.

Em Portugal o apuramento de votos das Eleições Legislativas 2024 chega ao fim até à próxima quarta-feira com a contagem dos círculos dos emigrantes na Europa e Outros Países do Mundo. O suspense está em alta. Quem irá conseguir mais deputados eleitos? PS ou AD (PSD, CDS, PPM)? São eleitos quatro deputados por estes dois círculos eleitorais. O mistério adensa-se. O PS, sob a batuta de Pedro Nuno Santos já disse que assume a oposição e assim quer continuar. Decerto para ter tempo para organizar o Partido Socialista e lhe dar o seu cunho. Até porque se estima que este governo da direita ressabiada vai durar pouco, mesmo contando com os nazis-fascistas do Chega a que chamam populistas e/ou extrema-direita. Demonstram ser puros e duros nazis comprovados pela saudação nazi de André Ventura, o chefe. As fotografias AQUI, AQUI e AQUI são reais e não mentem. Talvez seja governo de Portugal durante um ano. Depois serão marcadas novas eleições e a esquerda será organizada de modo a valer, em conjunto, o que vale e lhe pertence. Fascismo nunca mais, gritaram os portugueses em 25 de Abril de 1974 e tempos seguintes. Ainda hoje é o que prevalece, apesar de muitos milhares de portugueses ingénuos terem  caído na armadilha nazi-fascista do Chega e de outros resquícios de fascistas saudosistas que pairam no PSD, CDS, PPM, e ainda novos adulantes do neoliberalismo e do 'mercado' de escravos sob a marca da Iniciativa Liberal - que fará um acordo de apoio com a AD como já é do conhecimento público. Será a direita unida com um projeto salazarista da modernidade para ludibriar eleitores e portugueses incautos. Sabemos ao que vêm. Esperemos que os portugueses, todos eles, fiquem atentos. Esperemos que os partidos de esquerda recuperem credibilidade que seja merecida na tomada de políticas e ações justas, honestas, que comtemplem a distribuição da riqueza produzida livre de esmolas aos que mais trabalham e que têm contribuído para enormes e imorais enriquecimentos só de uns quantos. Sonhar e conseguir a justiça social nunca será demais e essa atitude pertence historicamente aos partidos políticos de esquerda anti-fascistas e anti-abusos do mercado capitalista e esclavagista.

Podemos dizer que faltam dois dias para saber o resultado exato das eleições. Acreditamos que já sabemos os resultados. A direita vitoriosa... Mas só um 'poucochinho'. Agora. Talvez durante um ano no governo do país. Tempo mais que suficiente para a reorganização inovadora dos partidos de esquerda. Claro que o Partido Socialistas tem de se guinar mais à esquerda um pouco e de deixar de estar bem com Deus e com o Diabo. Se é do povo tem de ser honesto e de políticas que não sejam de meias-tintas. Que seja justo e objetivo na governança. Sem justiça não existe democracia, que é o que tem acontecido. Ainda agora nesta crise vimos que foi a Justiça que despoletou um golpe de estado subliminar com a colaboração engenhosa do presidente da República. Ele estava à espera desta oportunidade e continua a apurar a receita no caldeirão em que remexe segundo a sua sapiência de rasteiras e manobras trafulhas e aparentemente calculadas, e que é 'vox populi'. É o que parece evidente na opinião e visão de muitos portugueses. Este é o verdadeiro Marcelo Rebelo de Sousa, simpático, afetivo, 'selfioso', popular q.b. na caça ao rumo conservador que quer imprimir a Portugal como quem não quer a coisa. Os portugueses que não nasceram em berço de ouro compreendem muito bem essas perseguições ao antigamente aparentemente democrático que está em curso. Importa repudiar esse rumo e recuperar o verdadeiro e honesto, justo, espírito de Abril de 1974. Vamos nessa, com inteligência e justeza.

Abertura do Curto habitual, do Expresso balsemista, hoje com a autoria da jornalista Joana Pereira Bastos. Bem haja. Fomos longos. A situação assim nos influenciou. Desculpem qualquer coisinha.

Bom dia, boa semana - não sabemos é como tal conseguir. Havemos de descobrir. É o que mais desejamos para todos. Depende de nós e da honestidade dos sábios.

Abaixo os vigaristas que o que só querem é tachos, desonestidades e corrupções. 

O Curto já de seguida. Vá ler. Não dói nada.

MM | Redação PG

A contagem final

Joana Pereira Bastos, jornalista | Expresso (curto)

Bom dia,

Uma semana depois do terramoto eleitoral que deixou o país à beira da ingovernabilidade, começam hoje a ser contados os votos dos emigrantes, que podem complicar ainda mais os resultados destas legislativas. Os quatro deputados eleitos pelos portugueses que vivem lá fora são decisivos para saber quem vence em número de mandatos. Para já, e pela primeira vez, PS e PSD estão empatados, com 77 cada.

Com os dois assentos do CDS, a coligação de direita liderada pelos sociais-democratas soma, por agora, 79 lugares no Parlamento, mas a lei dita que o que conta é a votação e o número de deputados de cada partido e não das coligações, como têm lembrado vários constitucionalistas. Com os votos da emigração, o PS pode ultrapassar o PSD e, em tese, igualar ou até superar a AD, ainda que não seja provável.

Os resultados do círculo da emigração, que registou uma participação recorde, tal como aconteceu no território nacional, só serão revelados na quarta-feira, mas o Presidente não esperou que fosse conhecida a composição final da Assembleia da República para começar a ouvir os partidos, já na semana passada. E Marcelo só admite uma nova ronda de audições caso se mantenha um empate entre socialistas e sociais-democratas.

Sem fé num volte-face, Pedro Nuno Santos precipitou-se a assumir a derrota na noite eleitoral, mostrando mais vontade de liderar a oposição do que de formar Governo nesta conjuntura. O secretário-geral do PS é ouvido amanhã no Palácio de Belém, onde vai reiterar a disponibilidade para viabilizar um Executivo minoritário da AD, mas não para fazer passar o orçamento.

Neste quadro de enorme instabilidade, o Presidente assume que está preocupado com a possibilidade de Montenegro ficar nas mãos do Chega, que conseguiu mais de um milhão de votos e quadruplicou o número de deputados. Com forte peso eleitoral, assento garantido no Conselho de Estado e ainda com potencial de crescimento em novas eleições, Ventura já garantiu que não hesitará em fazer cair o Governo “no menor tempo possível” se o PSD se recusar a negociar um acordo. E isso mesmo deverá dizer hoje a Marcelo, na audição desta tarde em Belém.

A formação do novo Executivo, que faz o tema do Expresso da manhã de hoje, continua em aberto. Para já, estão a ser negociados os termos de um “casamento” com a Iniciativa Liberal, que poderá vir a contar com dois ministros.

OUTRAS NOTÍCIAS

Na Rússia, sem surpresa, Vladimir Putin foi reeleito para um quinto mandato como Presidente, conseguindo quase 90% dos votos, numas eleições em que não teve real oposição. Ontem, no último dia das presidenciais, registaram-se protestos em vários locais do país, que resultaram numa vaga de detenções. Um pouco por todo o mundo, longe do medo e da repressão, a contestação à falta de democracia no país fez-se ouvir à porta das embaixadas russas, incluindo em Lisboa. Com esta eleição, Putin ultrapassará Estaline, que governou 29 anos, como o líder russo que mais tempo permaneceu no poder.

Nos Estados Unidos, Donald Trump avisou este fim de semana que haverá um “banho de sangue” no país se perder as presidenciais de novembro. Na semana passada, o antigo Presidente, que nunca reconheceu a derrota nas eleições de 2020 e que é acusado de ter instigado o ataque ao Capitólio, conseguiu ganhar o número suficiente de delegados nas primárias para garantir que será novamente candidato pelos Republicanos.

Em Gaza, o hospital Al-Shifa, onde se encontram refugiadas cerca de 30 mil pessoas, foi novamente bombardeado esta madrugada pelas forças israelitas. O Ministério da Saúde palestiniano, que voltou a apelar à intervenção urgente da comunidade internacional, diz que as pessoas estão encurraladas e acusa Israel de estar a fazer uma “guerra de extermínio”.

Por cá,

Uma pessoa cigana tem 43 vezes mais probabilidade de ser morta pela polícia e um negro corre um risco 21 vezes maior. Os dados constam de um estudo inédito, divulgado pelo Público, que expõe um viés racial nas mortes provocadas por agentes das forças de segurança em Portugal.

Os crimes em meio escolar aumentaram 15% no último ano letivo, com a subida a fazer-se sentir sobretudo nos estabelecimentos de ensino localizados no Interior e nos arredores das grandes cidades. Em média, registaram-se 30 crimes nas escolas por cada dia de aulas. Setúbal é o distrito com mais ocorrências.

A comissão técnica independente para o estudo do novo aeroporto estima que o custo de qualquer uma das localizações possíveis será sempre superior a 6 mil milhões de euros, sem contar com as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias. A solução mais barata passa pelo Campo de Tiro de Alcochete, que é também considerada a melhor.

No campeonato, a dupla “Gyölinho” rendeu ontem ao Sporting uma goleada em Alvalade frente ao Boavista. Os leões venceram por 6-1, com 3 golos e uma assistência de Gyökeres, mais 2 golos e uma assistência de Paulinho, a que se somou ainda um golo de Nuno Santos. A equipa de Ruben Amorim continua, assim, com mais um ponto (e menos um jogo) do que o Benfica, que venceu o Casa Pia por 1-0.

FRASES

“Marcelo não tem desculpa (…) Interrompe uma governação antes ainda do meio do seu termo, paralisa o país durante meses, lançando o alerta em Bruxelas, e dá-se ao luxo de deitar borda fora aquilo que qualquer país europeu hoje mais preza: uma maioria absoluta de um partido dentro do sistema democrático”,

Miguel Sousa Tavares, na crónica que assinou na última edição do Expresso


“Nos países democráticos não acontecem buscas domiciliárias e institucionais a partidos políticos. Isso é em regimes autoritários. Isso acontecia antes do 25 de Abril, em que existia perseguição de pessoas por motivos políticos",

Maria de Lurdes Rodrigues, antiga ministra da Educação dos governos de José Sócrates e atual reitora do ISCTE, criticando a “judicialização do sistema político”

“Passo a passo, a Rússia montou um sistema de fraude eleitoral muito bom e consegue ajustar os resultados de uma forma muito inteligente. O resultado de Putin está definido à partida”,

Pavel Elizarov, ativista russo-português, que já foi candidato a Portugal nos dois países, em entrevista ao podcast O Mundo a Seus Pés

O QUE ANDO A LER

O ensaísta e premiado poeta Nuno Júdice morreu ontem, aos 74 anos. Era um dos nomes maiores da poesia contemporânea em Língua Portuguesa, autor de 40 livros de poemas, publicados ao longo de cinco décadas, e cerca de 20 obras de ficção. Era um poeta que “não se parecia com nenhum outro”, nas palavras do Presidente da República.

Em homenagem, termino este Curto com “Preparativos de Viagem”, um dos poemas de que mais gosto.

“Ao fazer a mala, tenho de pensar em tudo o que lá

vou meter para não me esquecer de nada. Vou ao

dicionário e tiro as palavras que me servirão

de passaporte: o equador, uma linha

de horizonte, a altitude e a latitude,

um lugar de passageiro insistente. Dizem-me

que não preciso de mais nada; mas continuo

a encher a mala. Um pôr-do-sol para que

a noite não caia tão depressa, o toque dos teus

cabelos para que a minha mão os não esqueça,

e aquele pássaro num jardim que nasceu

nas traseiras da casa, e canta sem saber

porquê. E outras coisas que poderiam

parecer inúteis, mas de que vou precisar: uma frase

indecisa a meio da noite, a constelação

dos teus olhos quando os abres, e algumas

folhas de papel onde irei escrever o que a tua ausência

me vem ditar. E se me disserem que tenho

excesso de peso, deixarei tudo isto em terra,

e ficarei só com a tua imagem, a estrela

de um sorriso triste, e o eco melancólico

de um adeus.”

Por hoje é tudo. Continue a acompanhar toda a atualidade em expresso.pt e tenha uma ótima semana.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana