John Feffer | TomDispatch | # Traduzido em português do Brasil
OTAN? O que é isso? Se você perguntasse em Washington hoje em dia, não deveria se surpreender ao ouvir que na verdade é a Organização do Tratado Norte-Americano ou mesmo a Organização Trump Norte-Americana. Certamente, muitos na Europa que, não muito tempo atrás, imaginavam os Estados Unidos como seu principal protetor e benfeitor estão agora enfrentando um mundo distintamente novo. Ei, já existem aquelas tarifas trumpianas sobre aço, alumínio e produtos relacionados às quais os europeus ameaçaram responder com tarifas sobre uísque americano, motocicletas Harley-Davidson e coisas relacionadas que atingiriam os estados republicanos majoritários com mais força. E agora o presidente americano está ameaçando responder colocando tarifas de 200% — sim, você leu certo — sobre todos os vinhos, champanhes e produtos relacionados europeus.
Pense nisso — sem todo aquele álcool — como um conjunto de eventos muito sóbrios para aqueles antigos aliados próximos. Na verdade, tudo isso pode parecer pouco crível hoje, e ainda assim, 66 anos atrás, o líder francês Charles de Gaulle ofereceu este comentário sobre o mundo da OTAN, Europa e Estados Unidos: "Quem pode dizer se no futuro as circunstâncias políticas não podem mudar completamente. Isso já aconteceu na face da Terra." Ele sugeriu na época que algum dia, "depois de não sei que convulsão política e social", Washington e Moscou "podem até encontrar uma causa comum".
Tantos anos depois, sabemos o que De Gaulle não poderia saber naquela época — que, depois de muita agitação política e social, Donald Trump se tornaria presidente dos Estados Unidos pela segunda vez, enquanto Vladimir Putin ainda seria o presidente da Rússia, e que os dois, que recentemente falaram por telefone por duas horas (!), podem de fato se sentir mais em comum do que Trump com as principais potências da Europa ou com a OTAN. E com tudo isso em mente, deixe que o colaborador regular do TomDispatch, John Feffer (cuja coluna semanal no Foreign Policy in Focus não deve ser perdida) o leve ao que poderia de fato ser uma era política sombria para a Europa e possivelmente para o resto deste planeta também.
Tom
Sem comentários:
Enviar um comentário