segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CLUSTER DE COOPERAÇÃO PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE




O Programa Mós Bele (PMB) – Cluster da Cooperação Portuguesa em Timor-Leste assume-se como um modelo de criação de valor sustentável que, através da intervenção integrada em Maubara, distrito de Liquiçá, ao nível da educação, saúde, desenvolvimento rural e crescimento económico, visa promover a capacitação, diferenciação, qualificação e acesso a mercados de valor.

A gestão e avaliação do PMB é composta por um Conselho Consultivo de Acompanhamento Estratégico (CCAE), constituído por três elementos indicados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste e por três elementos indicados pelo IPAD, que reúne anualmente. A 5 de Dezembro realizou-se a terceira reunião do CCAE, nas instalações do IPAD, tendo estado presentes, por Timor-Leste, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Zacarias Albano da Costa, a Embaixadora de Timor-Leste em Lisboa, Dra. Natália Carrascalão e o Director-Geral das Relações Externas, Embaixador Juvêncio de Jesus Martins e, pelo IPAD, o Presidente, Prof. Manuel Correia, o Vice-Presidente, Dr. Manuel de Jesus, e a Directora de Serviços de Cooperação Geográfica II, Dra. Madalena Sampaio.

O Coordenador-Geral, Dr. João Carvalho, apresentou os resultados alcançados em 2011, nomeadamente a oferta de turismo integrada e qualificada, o ordenamento e qualificação da habitação e dos espaços públicos, comuns e privados, e a promoção do empreendedorismo, e destacou três desafios que se colocarão em 2012: manter o rigor e o carácter inovador da PMB ao nível do sistema de gestão e certificação de qualidade; finalizar a construção da pousada “Biti Bot” e promover a sua inauguração no âmbito das comemorações dos 10 anos de independência de Timor-Leste, em 20 de Maio; e promover a criação formal de uma associação cívica – Maubara Mós Bele, constituída pelos cidadão de Maubara, que permita corporizar o processo de capacitação e fortalecimento dos actores sociais.

O Mós Bele é um programa de cooperação acarinhado pelo governo de Timor-Leste e que, nas palavras do Ministro dos Negócios Estrangeiros, se tem demonstrado ser muito útil para as populações que estão abrangidas pela sua execução.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro João Carvalho,

Voçê se tivesse 300 000 Usd, colocáva-os na pousada de 6 quartos em Maubara?? Qual a rendibilidade desse projecto?? Como o dinheiro é do povinho Português voçê não tem a minima vegonha de gastar assim as verbas da Cooperação Portuguesa. A tasca do forte de Maubara, quanto dinheiro já aí foi gasto?? Qual a sustentabilidade desse projecto, no final de 2012??
'nomeadamente a oferta de turismo integrada e qualificada, o ordenamento e qualificação da habitação e dos espaços públicos, comuns e privados, e a promoção do empreendedorismo' Alguém percebe o que quer dizer esta frase??? Se não sabe escrever uma frase como se lhe dão tantos milhões do estado Português??
Enfim a Lucrécia fica-se por aqui...


Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana