segunda-feira, 11 de março de 2024

'Israel' não cumpre ordens da CIJ: Ramaphosa

O Presidente sul-africano afirma que a África do Sul considera "adequado abordar o tribunal numa base urgente, especialmente com vista a enfrentar os desafios na área de Rafah".

Al Mayadeen com agências de notícias | # Traduzido em português do Brasil

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, confirmou na segunda-feira que “Israel não tem cumprido as ordens emitidas pelo tribunal [CIJ]”.

Ele continuou a afirmar que a África do Sul considera "adequado abordar o tribunal numa base urgente, particularmente com o objectivo de enfrentar os desafios na área de Rafah", ao referir-se aos massacres cometidos na região por "Israel".

Concluiu que é necessário tomar mais medidas, uma vez que “a população de Gaza está agora a passar fome ”. 

"Israel" também foi ordenado a impedir o assassinato de palestinos, causando sérios danos corporais ou mentais, infligindo condições de vida calculadas para provocar a sua destruição física, no todo ou em parte, e impondo medidas destinadas a impedir nascimentos - tudo dentro do contexto de a Convenção do Genocídio.

A África do Sul não foi a única que afirmou este facto.

A relatora especial da ONU para os territórios ocupados, Francesca Albanese, declarou no mês passado que “Israel” está a violar as ordens emitidas pelo TIJ para proteger imediatamente os direitos dos palestinianos e cessar todas as actividades que constituem genocídio.

A África do Sul já acusou “Israel” de violar uma das medidas que lhe foram impostas pelo Tribunal Internacional de Justiça, que ordena a ocupação para proteger vidas de civis palestinianos. 

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, Naledi Pandor, destacou anteriormente como as forças de ocupação israelitas mataram directamente centenas de civis palestinianos poucos dias depois e apesar da decisão do TIJ.

“Não posso ser desonesto. Acredito que as decisões do tribunal foram ignoradas. Centenas de pessoas foram mortas nos últimos três ou quatro dias. E claramente, Israel acredita que tem licença para fazer o que quiser”, disse ela aos jornalistas em Pretória, traçando paralelos entre Gaza e Ruanda no meio do silêncio do mundo sobre o número de mortos palestinianos.

Além disso, Pandor também destacou como o Tribunal Penal Internacional tratou Benjamin Netanyahu e Vladimir Putin de forma diferente nos seus respectivos casos . Alegadamente, parecia significativamente mais fácil para o TPI acusar Putin de crimes de guerra, mas Netanyahu foi libertado. 

No mês passado, de acordo com um comunicado emitido pelo Tribunal, o TIJ recusou-se a acrescentar medidas provisórias adicionais a pedido da África do Sul porque considerou que as ordenadas em 26 de Janeiro já eram suficientes. 

“Esta situação perigosa exige a implementação imediata e eficaz das medidas provisórias indicadas pelo Tribunal no seu Despacho de 26 de Janeiro de 2024, que são aplicáveis ​​em toda a Faixa de Gaza, incluindo em Rafah, e não exige a indicação de medidas provisórias adicionais”, disse o A decisão da CIJ diz. 

Apenas em 157 dias: 31.112 mortos, mais de 72.760 feridos em Gaza

A ocupação israelita comete sete massacres em 24 horas em toda a Faixa, matando 67 palestinianos e ferindo 106.

Al Mayadeen com agências | # Traduzido em português do Brasil

O Ministério da Saúde palestino em Gaza informou na segunda-feira que 31.112 palestinos foram mortos e 72.760 ficaram feridos pela ocupação israelense no momento em que o genocídio em Gaza entra no seu 157º dia.

O Ministério destacou que 72% dos mártires são mulheres e crianças.

Detalhou que “Israel” realizou sete massacres, matando 67 palestinos e ferindo outros 106 em apenas 24 horas. Observou ainda que numerosos palestinos ainda estão presos sob os escombros, com os militares israelenses obstruindo o acesso das equipes médicas e de defesa civil aos locais bombardeados para resgatar sobreviventes ou recuperar corpos enterrados sob os escombros.

Duas crianças morreram de desnutrição e devido à falta de suprimentos médicos no Hospital Kamal Adwan em Beit Lahia, norte da Faixa de Gaza

Isto eleva para 27 o número total de palestinos, predominantemente crianças, mortos até agora como resultado da tática “de Israel” de fome deliberada.

Ao mesmo tempo, 16 palestinos foram mortos no bombardeio da ocupação israelense contra uma casa perto da mesquita al-Farouq, no bairro de al-Zaytoun, a leste da cidade de Gaza.

O correspondente de Al Mayadeen informou que aviões de guerra israelenses atacaram residências em Beit Lahia, norte da Faixa de Gaza, resultando em várias vítimas.

Polícia israelita restringe fiéis palestinos no início do Ramadão

Israel enviou milhares de policiais de fronteira, forças especiais e tropas em toda a Cisjordânia ocupada e em Jerusalém

The Cradle | # Traduzido em português do Brasil

A polícia israelense está em alerta máximo em Jerusalém e na Cisjordânia ocupada no momento em que o Ramadã entra em seu primeiro dia, 11 de março. 

O número de forças israelenses na Cisjordânia ocupada é o dobro do número de tropas em toda a Faixa de Gaza, informou a mídia hebraica. 

Israel desdobrou 23 batalhões por toda a Cisjordânia ocupada no início do Ramadã. A polícia de fronteira e forças especiais também foram mobilizadas. 

Vários palestinos foram detidos na segunda-feira nos portões da mesquita de Al-Aqsa. Centenas de jovens foram impedidos de adorar no local sagrado. 

“As forças de ocupação detiveram cidadãos nos portões da Mesquita de Al-Aqsa e impediram o seu acesso à mesma”, disseram testemunhas oculares à agência de notícias palestina WAFA . 

Na noite de domingo, véspera do Ramadã, as forças israelenses posicionaram-se fortemente em torno da mesquita de Al-Aqsa. Muitos foram violentamente impedidos de realizar as orações noturnas dentro do complexo devido às restrições israelenses à entrada.

A mídia hebraica também alertou naquele dia que Tel Aviv estava preocupada com os ataques realizados dentro de Israel. O Shin Bet prendeu várias pessoas no norte de Israel no domingo, com a rádio do exército informando que elas estavam em contato com o Hamas e tinham planos de realizar operações de resistência em Israel.

As tensões aumentaram antes do mês sagrado. À medida que a guerra avança em Gaza, a repressão israelita na Cisjordânia e em Jerusalém aumenta. 

Embora os planos do Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, de expandir as restrições à entrada de palestinos na Mesquita de Al-Aqsa tenham falhado, Tel Aviv manterá o seu nível padrão de restrições e repressão, como anunciou o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu em 5 de Março.

O porta-voz do braço militar do Hamas, Abu Obeida , das Brigadas Ezzedine al-Qassam , apelou num discurso em 8 de Março à mobilização do povo palestiniano durante o mês sagrado muçulmano em defesa da Mesquita de Al-Aqsa. 

Abu Obeida apelou a "todo o nosso povo na Cisjordânia, Al-Quds (Jerusalém) e nas terras ocupadas em 1948 para se mobilizarem e marcharem em direção à Mesquita de Al-Aqsa, permanecerem firmes ali e não permitirem que a ocupação imponha as suas [políticas no local sagrado]." 

(Crédito da foto: Ahmad Gharabli/AFP via Getty Images)

Portugal | Um Vencedor Absoluto -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Marcelo Rebelo de Sousa ganhou absolutamente as eleições em Portugal. A extrema-direita engravatada (AD e Iniciativa Liberal) com a extrema-direita feia, porca e má (partido Chega) têm uma maioria absoluta na Assembleia Nacional. 

Marcelo Caetano, o último ditador do Estado Novo está vingado. O papá Baltazar Rebelo de Sousa igualmente. Graças a deus e com o empenho do cardeal Cerejeira podem descansar em paz. O 25 de Abril acabou uns dias antes de comemorar 50 anos.

Partido Socialista e Aliança Democrática estão empatados à hora em que escrevo estas linhas tortas. O partido Chega do presidente Ventura (assim é tratado pelo Tio Célito) elegeu mais de 40 deputados. Os empatados, se quiserem ter um governo suportado por maioria absoluta, têm de se entregar aos feios, porcos de maus.

O Partido Socialista ganhou as eleições de 2022 com maioria absoluta. Marcelo Rebelo de Sousa só permitiu que governasse menos de dois anos quando a legislatura era para quatro. No próximo dia 25 de Abril uma extrema-direita caceteira e troglodita tem via verde para deitar abaixo o que ainda resta da Revolução dos Cravos. A nova PIDE vai nascer dos polícias que fizeram campanha nas ruas contra a democracia. O mérito deve ser atribuído inteiramente ao Presidente da República.

Lá para meados do ano os portugueses vão de novo a votos. Vai ser a machadada final no 25 de Abril. No Grândola Vila Morena. No Otelo e seus camaradas do Movimento das Forças Armadas.  

Em cada 25 de Abril eu telefonava ao Marechal Otelo Saraiva de Carvalho e dizia-lhe: Otelo! Tens que fazer o 50 de Abril. O 25 ficou curto”. Esperemos pelo 50 de Abril. Eu nasci no 150 das Calendas e sou signo jacaré.

Por hoje fecho a loja. Esperemos pelos votos dos emigrantes na Europa e no resto do mundo. Os que andam lá fora a fazer pela vida vão mesmo ter a última palavra sobre a política interna. 

Nesta hora de júbilo para a extrema-direita recordo que Mário Soares foi a buldózer que abriu este caminho ao abraçar os terroristas do Exército de Libertação de Portugal (ELP), Movimento Democrático de Libertação de Portugal (MDLP), o Spínola, os racistas de Pretória e o criminoso de guerra Jonas Savimbi, 

Marcelo Rebelo de Sousa é o vencedor absoluto das eleições portuguesas. Ele é imparável. Este também vai para um terceiro mandato aos ombros dos feios porcos e maus. Portugal está no rumo do nazismo. Em breve vamos ver os negros perseguidos nas ruas e os estrangeiros escorraçados. O estado novo de volta!

* Jornalista

Portugal | Um país à beira de um ataque de nervos

Eunice Lourenço, editora de política | Expresso (curto)

Bom dia

Foi uma noite de nervos e muitos silêncios. A anunciar meses (ou anos) vividos à beira de não saber quanto tempo vai durar o governo ou com quem vai Montenegro aprovar os instrumentos para a governação. A noite ditou uma vitória à tangente da AD e o regresso do PS à oposição, lugar que há oito anos não conhece. Foi uma noite longa, em que AD e PS lutaram deputado a deputado, com a AD a tomar a dianteira, mas a distância a diminuir à medida que as hora passavam, com trocas de posições e até com momentos em que estiveram empatados. Ainda falta saber os resultados dos votos dos emigrantes, mas para já o PS assumiu a derrota e a AD proclamou a vitória, mas com a vantagem mais curta de sempre.

grande vencedor, contudo, é André Ventura, que quadruplicou a sua bancada parlamentar e ficou com uma das chaves para manter ou destruir qualquer maioria. Declarou a morte do bipartidarismo e desafiou Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa a perceberem o sinal dado nestas eleições e aceitarem o resultado que, do seu ponto de vista, implica abrir ao Chega as portas da governação.

À esquerda e à direita houve quem cantasse vitória a tentar encobrir derrotas. Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal até podem ter resistido ao voto útil: conseguiram manter as bancadas parlamentares exatamente com o mesmo número de deputados que já tinham e ficaram muito contentes por terem crescido em número de votos, como se esse crescimento não fosse uma consequência direta do grande aumento de votantes. A verdade é que falharam as metas - a do Bloco era recuperar deputados em distritos como Braga, Aveiro ou Coimbra, a da IL era aumentar de 8 para 12 a bancada parlamentar -, mas sobretudo falharam ambos o grande objetivo de serem necessários e suficientes para garantir maiorias estáveis aos seus respetivos campos políticos. Ficaram tão perdidos na noite eleitoral, que não pareceram perceber bem quem tinha ganho.

Um objetivo que Rui Tavares parece querer manter. O Livre foi, aparentemente, um vencedor da noite: cresceu muito, conseguiu eleger no Porto, Lisboa e Setúbal e passou de ter um deputado único a ter um grupo parlamentar do mesmo tamanho da bancada comunista. Mas a sua vitória é também a derrota do campo político com que há anos sonha governar e a medida do seu crescimento pode ter sido o que faltou ao PS para ter o tal voto a mais suficiente para ganhar. O porta-voz do Livre ainda vai tentar que o Presidente aceite a sua tese de que a minoria de esquerda é mais consistente do que a minoria de direita, mas nem Pedro Nuno Santos lhe dá razão. “Não nos compliquemos”, disse o líder do PS.

Mais de um milhão de portugueses votou no Chega. Estão distraídos ou são nazis?


André Ventura do Chega e o Chega de André Ventura é nazi? A fotografia não mente. É patente o facto de André estar a fazer a saudação nazi tão ao jeito do monstruoso Hitler e seus apaniguados. Foi nisto que votaram ontem mais de um milhão de portugueses. E os outros cinco milhões de portugueses que também votaram não têm nada a dizer nem a fazer? Mas que povinho existe neste país?!

MARTIN NIEMÖLLER: “PRIMEIRO ELES VIERAM BUSCAR OS...”

Martin Niemöller (1892–1984) foi um conhecido pastor luterano na Alemanha. Na década de 1920 e início da de 1930, ele simpatizava com muitas das ideias nazistas e apoiava movimentos políticos radicais de extrema direita. Mas, após Adolf Hitler chegar ao poder em 1933, Niemöller tornou-se um crítico ferrenho da interferência de Hitler nas igrejas protestantes. Ele passou os últimos oito anos do governo nazista, de 1937 a 1945, em prisões e campos de concentração. Niemöller talvez seja mais conhecido por sua declaração efetuada no período do pós-Guerra: “Primeiro eles vieram buscar os socialistas, e eu fiquei calado…”

A Citação

“Primeiro eles vieram buscar os socialistas, e eu fiquei calado — porque não era socialista.

Então, vieram buscar os sindicalistas, e eu fiquei calado — porque não era sindicalista.

Em seguida, vieram buscar os judeus, e eu fiquei calado — porque não era judeu.

Foi então que eles vieram me buscar, e já não havia mais ninguém para me defender.

— Martin Niemöller

Esta citação é atribuída ao conhecido pastor alemão Martin Niemöller. Às vezes, ela é erroneamente mencionada como se fosse um “poema”. 

Após a Segunda Guerra Mundial, Niemöller falou abertamente sobre sua própria cumplicidade inicial com o nazismo e posterior mudança de opinião. Suas palavras poderosas sobre culpa e responsabilidade ainda ressoam nos dias de hoje.

- em Enciclopédia do Holocausto

Quem vos viu e ainda vos há-de ver mais aos magotes, portugueses

Título da obra: Os Retirantes Brasileiros de Cândido Portinari, pintor brasileiro (1903-1962)

PINTURAS COM PESSOAS POBRES

A Desigualdade Social

A carência material é uma triste realidade em todos os lugares do mundo. Esta realidade de pessoas passando necessidade, passando fome, não deveria nem poderia ainda existir. A principal causa continua sendo a má distribuição de renda. Se poucos tem muito e muitos tem pouco, é porque há ainda muita ganância e egoísmo ao invés da caridade e da partilha.

Não podemos dormir em paz sabendo que há pessoas morrendo de fome e frio não muito longe de nós.

Que Deus e todos os seres humanos tenham misericórdia de todas as pessoas que passam fome, dos doentes e dos idosos.

- em De Arte em Arte – com título PG

Partido Socialista vence (provisoriamente) a AD por 'poucochinho'. E agora?

clique o quadro retirado de JN para ampliar

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS PORTUGAL 2024

Ao principio até parecia que o vencedor das eleições realizadas ontem era a AD (PSD,CDS,PPM), mas, afinal, não. Assim pareceu até às três horas da madrugada. Mas não. Atendendo ao quadro acima exposto concluímos que o PS foi, provisoriamente, o vencedor. Ganhou por muito poucochinho, mas ganhou, provisoriamente. Falta apurar a votação da Europa e do resto do mundo que abrange os votantes portugueses na diáspora.

O imbróglio está montado. Devemos agradecer, por escala, ao senhor Presidente da República, à senhora Lucília Gago na função de PGR, aos senhores do Ministério Público, ao senhor António Costa, do PS... Não esqueçamos outros senhores do PS que contribuiram para a bagunça que levou borda fora o governo com maioria absoluta que redundou em altas trafulhices e, parece, que em algumas ilegalidades. Mas nunca com razão e de modo a levar o Governo a demitir-se. Agora, sabemos, é para os portugueses bafejados pelas dificuldades económicas, pela miséria e pela fome que está reservada a penúria de uma luta de sobrevivência que já é realidade e que ainda mais se aprofundará na dureza que bem conhecemos.

Parabéns senhora PGR Lucília Gago, senhores do Ministério Público, senhores da chamada Justiça toda poderosa a fazer 'merda' que sobra para o país do povinho, senhor Presidente da República, senhor então Primeiro-Ministro e seus correligionários. E outros por apurar mas que como os atrás citados ficarão ilibados de responsabilidades por agravarem as dificuldades de sobrevivência do povinho - esses incultos, zés-ninguéns e pobretanas até aos ossos.

Sem mais. Parabéns por escavacarem sobremaneira a Democracia conquistada em Abril de 1974. A miséria é certa mas as loas dos trastes prevalecerá. Quanto ao povinho que vota na extrema-direita de sábio nada tem, eis que merecidamente ergue a taça da estupidez natural, da ignorância e alienação que absorve viciadamente nas ´redes sociais'. Viva!

Redação PG

Mais lidas da semana