segunda-feira, 11 de março de 2024

Mais de um milhão de portugueses votou no Chega. Estão distraídos ou são nazis?


André Ventura do Chega e o Chega de André Ventura é nazi? A fotografia não mente. É patente o facto de André estar a fazer a saudação nazi tão ao jeito do monstruoso Hitler e seus apaniguados. Foi nisto que votaram ontem mais de um milhão de portugueses. E os outros cinco milhões de portugueses que também votaram não têm nada a dizer nem a fazer? Mas que povinho existe neste país?!

MARTIN NIEMÖLLER: “PRIMEIRO ELES VIERAM BUSCAR OS...”

Martin Niemöller (1892–1984) foi um conhecido pastor luterano na Alemanha. Na década de 1920 e início da de 1930, ele simpatizava com muitas das ideias nazistas e apoiava movimentos políticos radicais de extrema direita. Mas, após Adolf Hitler chegar ao poder em 1933, Niemöller tornou-se um crítico ferrenho da interferência de Hitler nas igrejas protestantes. Ele passou os últimos oito anos do governo nazista, de 1937 a 1945, em prisões e campos de concentração. Niemöller talvez seja mais conhecido por sua declaração efetuada no período do pós-Guerra: “Primeiro eles vieram buscar os socialistas, e eu fiquei calado…”

A Citação

“Primeiro eles vieram buscar os socialistas, e eu fiquei calado — porque não era socialista.

Então, vieram buscar os sindicalistas, e eu fiquei calado — porque não era sindicalista.

Em seguida, vieram buscar os judeus, e eu fiquei calado — porque não era judeu.

Foi então que eles vieram me buscar, e já não havia mais ninguém para me defender.

— Martin Niemöller

Esta citação é atribuída ao conhecido pastor alemão Martin Niemöller. Às vezes, ela é erroneamente mencionada como se fosse um “poema”. 

Após a Segunda Guerra Mundial, Niemöller falou abertamente sobre sua própria cumplicidade inicial com o nazismo e posterior mudança de opinião. Suas palavras poderosas sobre culpa e responsabilidade ainda ressoam nos dias de hoje.

- em Enciclopédia do Holocausto

Sem comentários:

Mais lidas da semana